Abacaxi e seus Benefícios

Abacaxi e seus benefícios para a saúde

Não há um suco que seja tão refrescante quanto o Abacaxi, é uma fruta cítrica, tipicamente tropical e muito suculenta que faz parte da família Bromeliaceae, ou seja, da família das bromélias, possui um sabor marcante, deliciosamente picante, normalmente é utilizado para fazer sucos, milk shake, sobremesas, caldas e até mesmo como amaciante natural da carne (bromelina).

É uma fruta rica em carboidratos, fibras, minerais e vitaminas como Vitamina A, C, B, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Zinco e Sódio. Ótimo para quem está fazendo dietas por possuir apenas 50kcal a cada 100g.Abacaxi e seus Benefícios

Quem nunca escutou da mãe ou da sua avó a seguinte frase: “Toma um suco de abacaxi que ajuda na digestão”, e você sabe porque disso? O suco de Abacaxi por ser rico em Vitamina C, ele ajuda na geração dos sucos digestivos que vai quebrando as partículas dos alimentos, o abacaxi também uma enzima chama de bromelaína que auxilia na quebra das partículas de proteínas. Eles atuam como agentes neutralizadores que ajuda a evitar ou melhorar a acidez no estômago.

Você sabia que o Abacaxi é recomendado para pacientes que sofrem de SII (Síndrome do Intestino Irritável) e flatulência? Pois existem propriedades que ajudam a acalmar a mucosa do intestino e estomâgo. Além disso, o abacaxi ajuda na prevenção de gripes, resfriados e tosse, tudo isso graças as quantidades elevadas de Vitamina C. A Bromelina possui propriedades que ajudam a suprimir a tosse e também auxiliam a soltar todo o muco causando pelos resfriados e/ou gripes. A ajuda dada pelo Bromelina estende-se para quem possui asma ou bronquite devido o afinamento do muco e ainda ajuda na desobstrução dos brônquios. Já para dor de garganta, principalmente crianças, o ideal é misturar abacaxi com mel.

O abacaxi também ajuda no fortalecimento dos ossos devido ao magnésio, cálcio e também pela Tiamina e biotina. Já os minerais ajudam na construção dos tecidos conjuntivos e dos ossos. A Vitamina C auxilia também na prevenção de diversas doenças ósseas e ainda possui ação anti-inflamatória. Para os pacientes que sofrem de problemas cardíacos, o Abacaxi também é recomendando em qualquer forma, seja como suco ou natural, pois a bromelaína que é uma enzima que auxilia na diminuição da viscosidade do sangue, ou seja, afina o sangue, ajudando na circulação sanguínea evitando problemas cardíacos e também cardiovasculares.

abacaxiOutros benefícios

  • Aumento da imunidade, devido as maravilhas exercidas pela Vitamina C;
  • Controle da pressão arterial e frequência cardíaca;
  • Atua como co-fator na síntese das células vermelhas do sangue devido a presença rica do Cobre;
  • Ótimo antioxidante, graças à presença da Vitamina A;
  • Devido as suas propriedades anti-inflamatórias ajuda no combate as acnes, rosáceas, eczema, psoríase e dermatites além de ajudar na prevenção das doenças articulares;

Comprovadamente, além de muito saboroso, o Abacaxi é um aliado muito importante para a nossa saúde. Sempre que possível inclua essa fruta em seu consumo, seja ela natural, na salada de frutas ou no suco, a importância é estar desfrutando de seu sabor único.

Curiosidades

O Brasil ainda é considerado a terra do abacaxi, sendo um dos maiores produtores da fruta no mundo. No entanto, desde os anos 1990, cedeu os primeiros lugares da produção mundial para a Tailândia, Filipinas e China. O Brasil ainda não domina todas as técnicas que permitem maior produtividade das culturas asiáticas, ainda que tenha uma área maior de cultivo da fruta.

O inglês (pineapple) e o espanhol (piña) fogem à regra: há registros de que a expedição de Cristóvão Colombo teria se impressionado com o sabor da fruta quando desembarcou em Guadalupe, no México, e por se assemelhar ao fruto do pinheiro, o abacaxi ganhou essas denominações.

Para saber se o Abacaxi está maduro, puxe uma folha da coroa. Se sair com facilidade está maduro!

abacaxi

Leia Mais em – Enciclopédia da Nutrição/Abacaxi

Fontes – Os 11 Benefícios do Abacaxi / Verdades e Mentiras sobre o Abacaxi

Não deixe de se inscrever no nosso site para receber os lançamentos de artigos futuros como também boletins informativos/e-books que te ajudará a complementar e orientar mais suas expectativas quanto: alimentação saudável, bem estar e qualidade de vida. Mas não se esqueça de consultar especialistas no assunto!  

Deixe seu comentário