Água de Coco

O que a água de coco nos oferece em prol da nossa saúde?

Você é daqueles que durante ou após a corridinha do dia toma um isotônico para repor a hidratação do corpo? Então existe uma alternativa natural e ainda mais benéfica para o corpo: a água de coco.

Isso mesmo, uma das bebidas mais consumidas no verão, talvez o ano todo já que as mudanças climáticas tem favorecido ao consumo, também pode ser uma ótima opção para quem quer melhorar a alimentação e manter-se saudável.

Indicação:

Além de refrescar, a água de coco também repõe nutrientes e minerais do corpo e contém vitaminas que ajudam a evitar doenças e manter a pele jovem.

A água de coco contém em média 20 kcal em 100 ml, poucas calorias se pensarmos nos benefícios que pode trazer, e além de gostosa, tem a quantidade diária necessária de potássio que o corpo precisa (250 mg), ajudando a combater câimbras que possam ser originadas em atividades físicas e a controlar a pressão arterial.água de coco

Outros minerais que podem ser encontrados na água de coco são:

  • Cálcio, mineral necessário para manutenção da saúde dos ossos;
  • Magnésio, que ajuda na contração muscular, evitando lesões e atuando junto com o cálcio na prevenção da osteoporose, além de regular o transporte de açúcar;

Das vitaminas presentes na água de coco, encontramos em maior quantidade a vitamina C que ajuda a aumentar a resistência e combater os radicais livres, junto com a vitamina A, boa também para manter a saúde dos cabelos e olhos. A bebida ainda contém em média 105mg de sódio, quantidade equivalente a metade da recomendada para ingestão diária do mineral, devendo ser consumida com moderação principalmente por quem tem problemas de diabetes ou pressão alta. A água de coco também regula o intestino e serve para amenizar enjoos, dores de cabeça e a ressaca, pois é um soro vegetal. Também tem propriedades diuréticas e acredita-se que contribua para a diminuição do colesterol ruim, o LDL e o aumento do colesterol bom, o HDL.

Com todos esses nutrientes, a água de coco é ótima para manter a pele hidratada quando associada a cuidados diários. E se for consumida com regularidade e sem exageros, pode auxiliar na manutenção da dieta e na melhora das funções do organismo, sempre acompanhando uma dieta equilibrada.

A água de coco vai muito além de todos os benefícios citados anteriormente, ele promove o equilíbrio completo da química corpórea do nosso organismo, ou seja, ele beneficia a saúde do corpo inteiro, não só de alguma parte específica. Para quem ficar jovem por mais tempo, a água de coco pode ser considerada o néctar dos deuses pois possui propriedades antienvelhecimento pois é ótima para o bom funcionamento intestinal.

Em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais. No passado, a bebida era utilizada por médicos como soro nos campos de batalha, logo, sua composição contribui para a hidratação e o equilíbrio do organismo.

Quem pratica esportes que tem propensão a ficar desidratado, como corredores e ciclistas, a água de coco atua como repositor de eletrólitos, que melhora o desempenho físico e repõe alguns nutrientes perdidos na transpiração corporal. Para esses casos, a água de coco é até mais indicada que a água propriamente dita.

Contraindicação

Não se deve consumir água de coco em excesso caso tenha algum problema renal, portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia fornece muito sódio e glicose ao organismo. A quantidade recomendada é de no máximo 3 copos de 200ml por dia.

 Referências: Benefício da Água de Coco, Água de Coco, Propriedades Nutricionais

 

Deixe seu comentário