Álcool Engorda?

Quem não gosta de curtir o happy hour com os amigos com aquela cervejinha ou um drink dos deuses não é mesmo? Não há quem resista. Para quem está de dieta ou procurando emagrecer melhorando seus hábitos, surge a dúvida, será que álcool engorda?

Você sabe a diferença entre bebidas fermentadas e bebidas destiladas?

Existem dois tipos de bebidas que contém álcool que são as destiladas e as fermentadas, as diferenças são simples, porém fazem toda a diferença para tirar a dúvida que rodeia a cabeça daqueles que não desejam perder o happy hour mais querem manter seu corpo em dia.

As bebidas que são destiladas possuem um alto teor alcoólico, possuem um processo de destilação diferenciado, pois utilizam alguns ingredientes, como: grãos, frutas e alguns vegetais. Algumas bebidas destiladas comuns:

  • Vodka
  • Cachaça
  • Tequila
  • Uísque
  • Rum

Já as bebidas fermentadas são bebidas que surgiram a partir do processo de transformação do açúcar, que vira álcool ou ácido carbônico entre outros. As bebidas fermentadas são mais comuns, conheça algumas:

  • Cerveja
  • Saquê
  • Vinho
  • Champanhe
  • Sidraálcool engorda

Qual tipo de bebida você acha que engorda?

A cerveja é o mito mais comum, pois todo mundo diz que ela engorda muito por ser uma bebida fermentada, isso é mentira, pois a cerveja possui apenas 41kcal por copo de 250ml e uma garrafa de 1l possui 164kcal, ou seja, um copo é equivalente a uma barra de cereal.

O que torna a cerveja um mal para o organismo é quantidade ingerida, pois muitos não se contentam apenas com um copo, e sim com algumas (ou muitas) garrafas, acompanhada de aperitivos, que esses sim são altamente calóricos.

Todos dizem que o chopp é melhor do que a cerveja no quesito valor calórico. Mais uma vez, está errado, pois o chopp possui o dobro de calorias que a cerveja normal, devido ao seu processo de fermentação ser diferente.

O vinho tinto é o indicado para consumo diário em pequenas doses mas, o mais saudável é o vinho branco que possui diversos benefícios para o organismo, incluindo a ação anticoagulante. Além de ser menos calórico que o vinho tinto.

É correto dizer que o álcool engorda?

Não é correto dizer que o álcool engorda, é correto dizer que tudo em excesso faz mal e não seria diferente com as bebidas alcoólicas. Além do que, nunca se bebe nada sem um acompanhamento, e esse acompanhamento o principal responsável por esse conto popular que a bebida engorda.

O sobrepeso causado pela ingestão de alimentos errados, pode causar diversos males para o organismo, como:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Problemas no fígado
  • Alterações no sangue

Você não precisa parar de beber para não engordar, a única coisa que precisa fazer é ficar atento as quantidades. Os acompanhamentos também são importantes manter o controle.

Conclusão em beber álcool:

Gostaríamos de lembrar que o Guia Saudável, a nossa saúde, a nossa estética e o nosso corpo humano agradecem a falta do álcool, sempre. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem, sob hipótese alguma, ingerir bebida alcoólica.

As variantes do efeito do álcool vão desde a forma de ingerir, ou por rapidez ou por frequência na ingestão, por isso tem que ter bastante cuidado e não extrapolar na quantidade e não deixar se tornar periódico.

A Organização Mundial de Saúde informa que, através de pesquisas realizadas em todo mundo, que cerca de 76 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de transtorno pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Como o álcool atinge rapidamente a circulação do sangue e todos os órgãos do corpo é recomendável que limitem o consumo. Por uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer é que se consuma menos de duas doses por dia para os homens e menos de uma para mulheres.

Artigo meramente informativo sem nenhum intensão de levar a alguém a consumir bebida alcoólica!

Se for dirigir não beba!! (Leia mais: Que mal o álcool faz?)

 

Deixe seu comentário