Ansiedade – Medidas Eficazes para Controlar

Alguma vez você já esteve em uma situação, que em algum esforço físico, tenha tido taquicardia e falta de ar?

Possivelmente não estava tendo um ataque cardíaco, mas um ataque de ansiedade. Se você sofre de transtornos ansiosos, aprenda a controlar essa ansiedade, é a primeira etapa para sua superação.

Ansiedade, como controlar?

Todos experimentam alguma ansiedade em pequena escala em alguns casos até necessário, principalmente em situações novas. O receio de não se concretizar mas, com controle, a ansiedade para.

No caso da ansiedade frequente, os sentimentos de medo está no temor de uma determinada situação e não a situação em si.

Alguns exemplos de ansiedade:

–   Por estar acima do peso esperado, ou por algum alimento (chocolate). Acabam afastando das atividades sociais e de uma série de atividades que eram prazerosas para elas.

–  No trabalho já se preocupar em ficar preso no trânsito, antes de terminar sua tarefa, pode causar um ataque de ansiedade

–  Iniciando um novo emprego pode trazer um ataques de ansiedade. Você não conhece ninguém e o medo do desconhecido pode colocá-lo em pânico.

A ansiedade é caracterizada como reações extremas para situações de medo.

Para alguém com ansiedade crônica, este não é o caso. Cada situação que traz a ansiedade provavelmente vai ser uma situação extremamente estressante que não conseguirá lidar com ela. Esse tipo de ansiedade leva à depressão.

ansiedade2Essa ansiedade foge do controle e passa a dominar todos os aspectos da vida, tornando-se um pensamento repetitivo que impede o foco no trabalho, na escola ou e outras atividades, mania de perseguição, isso pode ser um sinal de alerta. Nesse caso, é preciso investigá-la com um médico.

Por exemplo, nas crianças a ansiedade pode vir por causa de uma troca de escola, mudar de cidade ou situações maiores como medo de perder os pais. Como elas têm dificuldade de separar a realidade da ficção, o ideal é que os pais as mantenham sempre calmas e não as exponham a informações sobre violência.

Os jovens a ansiedade vem por exemplo: escolher a profissão, o primeiro emprego, na concorrência do vestibular causada pelo medo de não ser aprovado e, dentro dos limites aceitáveis, pode até ajudar no foco e na concentração. Mas se ela ultrapassa esses limites, ela pode levar ao pânico e dar aquele famoso “branco” na hora da prova.

Se começarem a ter alguns sintomas como irritabilidade, insônia, dor de estômago frequente, mudança de peso e alteração de ciclo menstrual nas meninas, pode ser um sinal de que algo de errado está acontecendo e é preciso procurar ajuda.

Se você sofre de ataques de ansiedade de vez em quando ou um transtorno de ansiedade mais frequente, existem passos que você pode tomar para manter sua ansiedade sob controle.

Como desvencilhar desse pesadelo 

1. Consulte um profissional. Este é sempre um bom primeiro passo. Autodiagnostico de qualquer tipo de condição física ou mental é imprudente e pode ser perigoso. Um psicólogo profissional pode ajudá-lo a compreender a sua ansiedade e prescrever medicamentos ou outras técnicas ou exercícios eficazes.

2. Tenha uma boa noite de sono. Durante o ciclo de sono, seu corpo se regenera. Você se sente mais descansado depois de várias horas de sono reparador, atingindo o estágio REM. A maioria das pessoas precisa de seis a oito horas por noite.

3. Exercitar. O exercício ajuda você a utilizar o oxigênio eficientemente, principalmente para o cérebro. Também aumenta o foco, que poderá ajudá-lo a ver soluções para os problemas ao invés de simplesmente se preocupar com eles.

4. Está ansioso então respire 4 vezes de forma curta e rápida e depois 1 vez profunda, repita por 4 vezes a série. No caso de desespero coloque uma mão na testa, outra na nuca por 5 minutos.

5. Medite. A meditação é mais do que cantar mantras. Yoga¹ é um exercício que envolve a quietude da mente e o controle da respiração. Mediação simples, como perder 5 minutos para limpar sua mente todos os dias pode fazer maravilhas na luta contra a ansiedade.

6. Gerenciar a preocupação. Quando você sentir seu pulso começa a acelerar, faça uma contagem regressiva de dez para 1. Veja o foco sobre a situação. O que realmente aconteceu? Resista à tentação de ler qualquer coisa mais para não forçar a situação.

7. Não use álcool. Você pode pensar que o copo de vinho vai relaxar sua tensão porém o álcool é um depressor. Em situações de ansiedade que você poderia confiar demais no álcool acaba ganhando um outro problema no processo.

8. Encontre algumas atividades relaxantes. Estresse rouba sua energia. Em uma base regular, fazer algo que você gosta, como jardinagem, pintura, ler ou ouvir música.

A ansiedade pode entrar em sua vida a qualquer momento. É normal e tem saída, sem sufoco.

Quando a ansiedade torna-se frequente podemos correr o risco de ter doenças mais graves. Se sentirmos que a ansiedade está começando a retomar nossa vida ou causando cada vez mais problemas, procure ajuda profissional imediatamente. Não há necessidade de sofrermos desta terrível condição em silêncio.

1- Leia Também – Benefícios da Yoga

Orientação e Consulta: Ansiedade – Wikipédia // TAG-Transtorno da Ansiedade Generalizada

Deixe seu comentário