O Poder dos Antioxidantes

Todo mundo quer envelhecer graciosamente, pele bonita, saudável, permanecer jovem.

Algumas pessoas optam pela cirurgia plástica para poder obter essa aparência jovem, enquanto outros optam por uma maneira mais natural para manter aquele brilho saudável. A maneira de fazer as pazes com a idade pode ser encontrada nos tipos de alimentos que comemos e qual o ingrediente milagroso eles contêm.

Este “milagre” escondido é chamado de “O Poder dos Antioxidantes“. As mais variadas informações sobre essa milagrosa e poderosa molécula, capaz de inibir a oxidação de outras moléculas, estão em todas as páginas de revistas: médicas, de saúde e em cada produto a partir do creme para as mãos até pílulas suplementares.

Mas o que são antioxidantes? 

Antioxidantes são substâncias que combatem o processo de envelhecimento que se passa em seu corpo. Eles não são produzidos pelo corpo, assim para obter o benefício destas substâncias você deve ingeri-los através de alguma fonte de alimentar para combater os radicais livres. Uma variedade de alimentos contêm antioxidantes.

O que os antioxidantes podem fazer de melhor por nós?

Voltemos ao começo, primeiro precisamos saber o que são os temidos radicais livres. O corpo repõe continuamente suas células. Através de um processo chamado metabolismo celular, o corpo produz a energia, mais células e repara qualquer dano. Um subproduto do metabolismo celular representam as moléculas instáveis chamadas de radicais livres.
Os radicais livres são moléculas que danificam o corpo. Liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. (Informação: Dicionário Wikipédia)

Os resultados são mudanças visíveis e invisíveis para os nossos corpos. O desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, artrite e deficiências neurológicas podem começar a afetá-lo com a idade. Além disso, finas rugas da pele, a osteoporose são outros problemas. Os radicais livres entram no nosso corpo a partir de fontes externas, como: poluição, fumaça de cigarro, radiação, raios UV do sol. Ou seja quanto mais radicais livres nos deparamos, maior o dano que pode ser feito.

Os antioxidantes têm se mostrado de grande ajuda para o problema dos radicais livres. Substâncias antioxidantes combinam com os radicais livres e os neutralizando. Uma vez que eles são neutralizados, eles não podem mais fazer qualquer dano. Os cientistas não têm qualquer ideia de uma dose diária recomendada de antioxidantes para corrigir os danos dos radicais livres e as doenças que vêm com a idade, mas eles sabem que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes faz uma enorme diferença na forma como vivemos.

Onde encontrar os antioxidantes? Eles não estão tão longe. Em algum super-mercado ou seu verdureiro local como essas feiras de produtores. Frutas, legumes e verduras contêm as principais fontes de antioxidantes.


Clicar para aumentar

Exemplos de propriedades antioxidantes:
* Vitamina C
* Vitamina A
* Vitamina E
* Flavonoides – encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
* Luteína – ou Lipocromo, de tonalidade amarelo-limão é um carotenoide presente em alguns vegetais, como espinafre, couve-flor, ervilha, brócolis, e em alguns frutos, como laranja, mamão, pêssego e kiwi, além da gema de ovo.
* Licopeno – Família dos carotenoides, substâncias que fornecem pigmentos intensos às frutas e vegetais.
* Beta-caroteno – pigmento naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A.

Certos minerais como o zinco e o selênio também funcionar no organismo. Eles não são antioxidantes, mas reforçam o sistema imunológico para lutar contra os danos dos radicais livres.

Os antioxidantes também são encontrados em nozes, legumes, peixes de água fria, frutos do mar e carne vermelha. Logo, comer uma dieta variada de frutas, legumes e outros alimentos apenas saudáveis vão aumentar a quantidade de antioxidantes em seu sistema imunológico e ajudar a reduzir a incidência de doenças. Prefiram comer frutas e vegetais em sua forma natural, ao invés de sucos pois, colocam em jogo  o benefício de outros nutrientes encontrados nos alimentos. Ao optar por Sucos evitem colocar açúcar, não há necessidade para o seu corpo (Leia em Sucos Naturais).

 

Alimentos saudáveis fazem mais do que matar a fome. As substâncias naturais encontradas pode levar-nos a viver mais tempo e ficarmos livres de várias doenças à medida que envelhecemos.

>>Para mais detalhes e informações sobre esse e outros assuntos voltados a saúde, dieta e entre outras novidades interessantes, inscreva-se e fique ligado aqui no Guia Saudável!

2 Respostas para O Poder dos Antioxidantes

  1. […] gengibre possui uma substância comumente chamada de gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na proteção do organismo contra bactérias e contra os fungos. […]

Deixe seu comentário