Arroz Integral e suas Qualidades

O arroz integral é melhor do que o arroz branco, a maioria das pessoas sabem disso!

A maioria dos consumidores geralmente escolhe o arroz branco ao invés arroz integral que é marrom por causa da diferença de aparência. Embora seja verdade que o arroz branco parece muito mais delicioso do que o arroz integral, não quer dizer que seja a alternativa mais saudável.

Arroz Integral e suas Qualidades

O arroz integral é a versão “não refinada” do arroz branco. O arroz integral, ao contrário do arroz branco, ainda tem o casco lateral, o que torna os tempos de cozimento mais rápido e torna mais fácil de digerir, pois é muito mais “leve” no estômago. Veja “aqui” pontos negativos do arroz branco. 

Rico em selênio

O arroz integral é rico em selênio, que reduz o risco de desenvolver doenças comuns, tais como câncer, doenças cardíacas e artrite.

Alto em manganês

Uma xícara de arroz integral fornece 80% das nossas necessidades diárias de manganês.
O manganês ajuda a sintetizar as gorduras do corpo. Manganês também beneficia os nossos sistemas nervoso e reprodutivo.

arroz-integral1

Foto: Reprodução

Promove a perda de peso

O teor de fibra do arroz integral mantém a função intestinal no auge, pois torna a digestão muito mais fácil. O arroz integral é o complemento perfeito para a dieta diária daqueles que buscam a regularidade intestinal.
Além disso, o arroz integral também faz a barriga se sentir completa que traduzem na refeição menores porções.

Rico em antioxidantes 

Este é um dos segredos mais bem guardados sobre o arroz integral. Costumamos associar alimentos ricos em antioxidantes com mirtilos, morangos e outras frutas e legumes.
A capacidade antioxidante do arroz integral é lá em cima como dos alimentos citados.

Estabiliza níveis de açúcar

Arroz integral ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, é uma escolha excelente de alimento para aqueles que sofrem de diabetes. Estudos mostram que aqueles que consomem meia xícara de arroz integral diariamente reduzem seus riscos de desenvolver diabetes em 60%.

Por outro lado, aqueles que consomem arroz branco regularmente aumentam suas chances de desenvolver diabetes 100 vezes.

Por fim, o arroz integral é simplesmente delicioso e pode ser usado como uma alternativa de arroz branco na maioria das receitas vegetarianas e proporciona um sabor rico. Farinha de arroz integral pode ser usada para panquecas vegetarianas, pães e outros produtos assados.

Assim fica certo de que, esse cereal e suas Qualidades, é claramente uma escolha saudável. Mas não se esqueça que quem consome muitas fibras deve ter em mente que a ingestão de líquidos também precisa ser alta.
Há dois riscos por falta de ingestão de água, sintomas como: gases intestinais, distensão abdominal (barriga inchada) e até quadros de diarreia, agora em casos de sentir prisão de ventre podem ficar ressecadas e piorar o quadro de problemas intestinais, alertam os nutricionistas.

>>Para mais detalhes e informações sobre esse e outros assuntos voltados a saúde, dieta e entre outras novidades interessantes, inscreva-se e fique ligado aqui no Guia Saudável

Deixe seu comentário