Aveia e seus Benefícios

Um dos cereais mais conhecidos e utilizados é a aveia. Assim como todo cereal integral, ela oferece diversos benefícios à saúde.

Alimento fantástico para ser digerido principalmente no café da manhã (uma das refeições mais importante), a aveia além de deixar saciado é fácil de encontrar para comprar é também um produto barato. Possui baixo índice glicêmico, é fonte de omega-3, ajuda a regularizar o intestino, faz bem para o coração ajudando a diminuir o colesterol ruim (LDL).

Confira algumas das particularidades da Aveia:

Aveia e seus Benefícios

1 – Regulação do funcionamento intestinal

Uma das formas mais eficazes de melhorar o funcionamento intestinal é a inclusão de fibras na dieta. A fibra da aveia (betaglucana) tem qualidade superior à dos outros cereais, sendo rapidamente fermentada no cólon, favorecendo o crescimento de bactérias boas e aumento do volume fecal. O farelo de aveia é o mais eficaz, pois possui maior quantidade de fibras. Lembrete: uma dieta rica em fibras exige um maior consumo de água, então, ao introduzir aveia em sua alimentação, aumente o consumo de líquidos para que o intestino possa funcionar melhor.

2 – Controle de peso

O consumo de cereais integrais promove maior saciedade, contribuindo para diminuição da ingestão alimentar, beliscos e consequente controle de peso. Além disso, uma pequena quantidade é o suficiente para saciar e oferecer fibras, vitaminas e minerais. A aveia é versátil e pode ser usada em diversas preparações, facilitando seu consumo.

Aveia e Seus Benefícios

Foto: Reprodução

3 – Colesterol ou Triglicérides altos

O aumento no consumo de fibras entra como parte do tratamento para dislipidemias, assim como redução no consumo de gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados. A betaglucana oferece uma grande capacidade de ajudar a reduzir as gorduras do sangue e fígado, sendo, comprovadamente um alimento funcional.

4 – Esportes

A aveia é considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para ser digerida e virar glicose sanguínea, o que é excelente para ser consumida antes do exercício. Quando um carboidrato de baixo índice glicêmico é consumido antes dos treinos, o indivíduo tem mais disposição para se exercitar e não sente fome durante a atividade. Outra vantagem é que carboidratos de baixo índice glicêmico não causam picos de insulina evitando acúmulo de gordura corporal.

5 – Na prática

O recomendado para o consumo de aveia é 30g por dia (2 colheres de sopa). Essa porção possui cerca de 106 kcal, 17g de carboidratos, 4,3g de proteínas, 2,2g de gorduras e 2,9g de fibras.

Mas não se esqueça que quem consome muitas fibras deve ter em mente que a ingestão de líquidos também precisa ser alta.
Há dois riscos por falta de ingestão de água, sintomas como: gases intestinais, distensão abdominal (barriga inchada) e até quadros de diarreia, agora em casos de sentir prisão de ventre podem ficar ressecadas e piorar o quadro de problemas intestinais, alertam os nutricionistas.

Aveia um cereal riquíssimo e muito saudável, que ainda poderemos estar voltando com mais comentários a respeito então fique ligado aqui no Guia Saudável. Inscreva-se para receber sobre novos assuntos tanto do nosso site como informações, receitas e cursos a respeito no seu e-mail! 

Fonte: Giovana Guido
Autora dos e-books:
>>> Alimentação Fitness Guia para Iniciantes
>>> 100 Receitas Para Aumentar Massa Muscular
>>> Guia de Alimentos e Suplementos Para Ganho de Massa Muscular
>>> Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular

 

 

Deixe seu comentário