Batata Doce e seus Benefícios

Para que você usa a batata doce? Normalmente é muito utilizada em sopas pela sua ótima consistência e só para isso que a batata doce serve? Com certeza não, e sobre isso que vamos apresentar aqui no Guia Saudável alguns itens bastante importantes sobre essa hortaliça de raiz.

A batata doce é um carboidrato que possui baixo índice glicêmico, isso faz que sua absorção seja mais devagar, isso é, libera a glicose aos poucos no sangue e estimula pouco o hormônio insulina (grande responsável pelo crescimento da fome e principalmente pelo acúmulo de gordura pelo corpo). Ela tambem possui fibras em abundância e uma ótima fonte de ferro, potássio e vitamina A, C e E.

 Por ter uma grande quantidade de vitaminas e substâncias benéficas, possuem:

  • Grande fonte de energia para qualquer atividade física, seja ela de média ou grande intensidade;
  • Auxilia na perda de gordura acumulada e no aumento de massa muscular devido a lenta liberação de glicose;
  • O diabético não precisa se preocupar com sua ingestão pois apesar do seu nome, ela possui níveis baixos de glicose;
  • Ela reduz o apetite drásticamente ajudando no processo de emagrecimento;
  • Devido a alta concentração de vitamina A existe um fortalecimento do sistema imunológico, além de agir como antioxidante atuando diretamente na manutenção dos ossos e do tecido epitelial;
  • Ajuda no combate ao colesterol e ajuda na digestão;
  • A pele fica ótima devido a presença da vitamina E;
  • Previne anemia e ajuda no aumento e formação do colágeno, além de regular a pressão arterial graças a presença da vitamina C;
  • Até na luta da prevenção no câncer a batata doce é aliada devido à grande concentração de vitamina A;

batata docePorque a batata doce é utilizada por quem está fazendo dieta?

Devido ao alto indíce de fibras e baixo valor glicêmico diminui a fome e a sensação de saciedade é grande nas refeições. Possui baixa caloria, em torno de 116kcal para 100g de batata doce.

O amido resistente é o grande segredo escondido na batata doce que apesar de ser um carboidrato, seu comportamento é semelhante à uma fibra insolúvel, traduzindo, resiste as enzimas existentes no intestino delgado, que não consegue digeri-las facilmente além disso é atrai as moléculas de açúcar e de gordura, tornando sua absorção mais lenta.

Existe uma quantidade recomendada para seu consumo diário?

Não existe nenhuma quantidade mínima estipulada para seu consumo. O ideal é que seu consumo seja calculado de acordo com o plano alimentar que está seguindo.

E seu consumo, como pode ser feito?

A batata doce pode ser consumida assada no forno, em forma de purê, lembrando de usar leite desnatado ou de soja, cozida na água e sal ou chips.

– Dicas da Nutricionista Giovana Guido:

Batata doce: fonte de energia para a prática esportiva

Muitas pessoas ainda trocam a batata doce com a tradicional batata inglesa, achando que o valor nutricional destas é o mesmo.

Se pensarmos no quesito calorias, realmente o valor das duas é bem parecido, porém, o diferencial está no índice glicêmico (velocidade em que um alimento fonte de carboidrato vira glicose no sangue ao ser digerido e absorvido). A melhor opção para consumo são os carboidratos de baixo índice glicêmico, afinal, não causam tantos picos de insulina e promovem maior saciedade. A batata doce é um exemplo disso.

A diferença da batata doce

Ela possui um índice glicêmico de 77 contra um de 118 da batata inglesa, ou seja, a glicose proveniente da digestão da batata doce entra lentamente na circulação, enquanto a da batata inglesa entra rapidamente, podendo aumentar acúmulo de gordura e risco de hipoglicemia (aquela sensação de cansaço e fome que vem toda hora). A batata doce é como se fosse uma versão integral da batata normal.

Então, planeje sua alimentação com vários carboidratos de digestão lenta e deixe os de rápida digestão para o período pós-exercício.

Fonte: Dica do Nutricionista

No Guia Saudável  você encontrará muitas outras informações a respeito de artigos relacionados a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Cadastre-se ao lado e receba, novos lançamentos e assuntos pertinentes a alimentação saudável, tão importantes para nossas vidas. 

Uma Responsta para Batata Doce e seus Benefícios

  1. vania disse:

    muito bom vou encruir no meu cardapio

Deixe seu comentário