Benefícios da Abóbora

Benefícios da abóbora para sua saúde, saiba quais são!

Quem está em busca do corpo perfeito, tem apenas uma coisa em mente que é comer algo gostoso, que combine bem com vários pratos e que não engorde! Pode parecer impossível, mais a abóbora está ai para provar que ainda existem alimentos assim. Ela é perfeita para quem está de dieta, pois 100g da sua polpa possui apenas 20kcal, menos que uma barra de cereal.

Ela é a atração de diversos pratos espalhados pelo Brasil, em algumas regiões ela é conhecida como Jerimum, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País. É extremamente saudável, além de combinar com praticamente tudo. Todas as suas partes podem ser aproveitadas de diferentes formas.benefícios da abóbora

A abóbora é rica em minerais e vitaminas, ela possui betacaroteno, o que ajuda na redução do risco de câncer, derrame e outras doenças cardíacas. A composição da abóbora é muito rica em água e fibras o que ajuda a manter o intestino funcionando corretamente e auxilia na eliminação de gorduras. Já as suas sementes são ricas em ferro, zinco, potássio, magnésio e fósforo.

Veja como aproveitar cada parte da abóbora

Polpa: essa é a parte que concentra boa parte de todos os nutrientes, ela dá sabor aos pratos, tanto aos doces quanto aos salgados. Além de utilizar em receitas tradicionais, como: sopas, compotas e ensopados, você também pode utilizar em massas e panquecas.

Flores: até suas flores são comestíveis e possui diversos nutrientes para o organismo, elas podem ser feitas refogadas, à milanesa ou na omelete. O seu sabor é único.

Brotos: tão ricos quanto a polpa, eles são conhecidos como cambuquira e dão vida aos ensopados e são servidos como acompanhamento de diversos pratos.

Sementes: suas sementes podem ser consumidas como aperitivos, basta torra-las cerca de 10 minutos em fogo alto e pronto. O gosto assemelha-se ao amendoim torrado. Você também pode triturar as sementes para aproveitar seus nutrientes, acrescentando-a em vitaminas, nas sopas e no feijão.

Casca: até mesmo ela, que normalmente é jogada fora, pode ser aproveitada. Ela pode ser utilizada no arroz, na farofa e na carne moída.


Clicar para aumentar
Lista de Benefícios da abóbora

A lista de benefícios da abóbora para a saúde é enorme, conheça as principais:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Controle da pressão arterial
  • Perda de peso
  • Ação calmante
  • Fornece energia para as atividades diárias
  • Ajuda no controle da anemia
  • Ajuda no tratamento de otites
  • Auxilia no tratamento contra vermes, principalmente para crianças.

Nomes Populares da Abóbora:

Abóbora, Abóbora-amarela, Abóbora-da-guiné, Abóbora-de-carne-branca, Abóbora-de-carneiro, Abóbora-de-porco, Abóbora-grande, Abóbora-menina, Abóbora-moganga, Abóbora-moranga, Abóbora-porqueira, Abóbora-quaresma, Aboboreira, Abobra, Abobreira-grande, Abobrinha-de-tronco, Abobrinha-italiana, Cabaceira,  Jerimum, Jerimunzeiro, Jerui, Jurumum.

Leia também: Conheça os oito benefícios da abóbora

Uma Responsta para Benefícios da Abóbora

Deixe seu comentário