Benefícios da cebola para saúde

Há quem faça careta e repudie a cebola , mas assim como o alho, muitos desconhecem os benefícios que a cebola pode trazer para a saúde sendo considerado um dos mais importantes vegetais tanto como alimento quanto remédio.
É originária da América Central sendo cultivada pela índia e China desde a antiguidade, levada para a Pérsia se propagou pela África e Europa sendo trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, é um dos remédios mais antigos da civilização, considerada a cura para praticamente todos os males. Pode ser branca ou roxa, pois não apresenta diferenças nutritivas, sua casca serve somente como proteção, por isso deve ser descartada.

Escolha cebolas com casca brilhante, lisa e sem depressões, apertando sua extremidade superior é possível verificar se está bem firme, caso esteja “fofa” significa que está estragada, ao cortar se esta apresentar visco ou escurecimento em seu interior descarte o consumo.



Clicar para aumentar

Benefícios da cebola

A cebola juntamente com o alho são conhecidos universalmente como temperos, pois dão um gostinho todo diferenciado na comida, além de ser um ótimo condimento a cebola é um dos melhores depurativos naturais do sangue, possui cálcio, fósforo, enxofre, silício, vitaminas A, B e C, por isso é considerado um alimento de alto valor mineralizante e ainda ajuda a reduzir o colesterol, esses são apenas alguns dos seus benefícios, descubra neste artigo mais razões para incluir a cebola em sua dieta e nunca mais deixá-la de lado.
Devido a suas propriedades antioxidantes a cebola impede o desenvolvimento de células cancerígenas, especificamente o câncer de estômago, seu consumo diário reduz os níveis de doenças cardíacas, pois dissipa as placas de gordura das artérias, devido à quantidade de vitaminas do complexo B, reduz o colesterol, ao ingerir alimentos gordurosos, consuma algumas cebolas, que ajudarão a amenizar os efeitos danosos no organismo, provocados pelo consumo de gordura, combate ainda a asma e a bronquite crônica.

Efeitos Positivos

Quer fortalecer seu sistema imunológico? Consuma cebola, a vitamina C, mais o betacaroteno fortalecem a defesa do organismo. Tem ação antibiótica, antiinflamatória e antiviral, pois a alicina, uma das substâncias encontradas na cebola, combate bactérias que podem causar distúrbios gástricos e cáries, ajudando a reduzir ainda a pressão arterial.
E seus benefícios não param por aí, a cebola roxa pode ser considerada uma grande aliada da beleza, pois graças à quercetina, encontrada em maior quantidade na cebola roxa, um antioxidante natural, atua contra o envelhecimento precoce da pele, consumida diariamente a cebola favorece consideravelmente a cura de diversas enfermidades da pele.

Conclusão

Ainda apresenta funções calmantes, ajudando a conciliar o sono, sua única restrição é para mamães em fase de aleitamento materno, pois seu consumo pode provocar cólicas nos bebês e quando consumida em excesso pode provocar gases.
Agora que já conhece todos os benefícios que a cebola pode trazer para saúde, inclua meia cebola por dia, preferencialmente crua, pois dessa forma retém-se mais seu valor nutricional e medicinal, ignore seu cheiro forte e aproveite seus benefícios.

Leia “Diferença entre cebola Branca e Roxa – Tudo Gostoso

Deixe seu comentário