Benefícios da Quinoa

A quinoa ou quinua, dependendo da região sua escrita pode variar, ela é muito consumida na região dos Andes, é considerada um “pseudo” cereal, pois ela possui praticamente os mesmos nutrientes do que os cereais, porém suas características de plantio e sua forma de crescimento são diferentes de cereais como o trigo e arroz.

A quinoa possui todos os aminoácidos que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo além de possuir um alto valor biológico. É uma ótima fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos, também é possível encontrar ômega 3 e 6. Por ser considerado um cereal, é rica em fibras e uma ótima fonte de carboidratos. Possui valores significativos de vitamina B.

quinoaPara cada 100g de quinoa, você encontra um valor significativo de calorias (330kcal), encontra fósforo, cálcio, ácido ascórbico, ferro, fibras, tiamina, niacina e riboflavina. Para quem não está familiarizado:

-tiamina, é a vitamina B1 em sua forma solúvel, é o seu nome químico.

-niacina é o nome químico da vitamina B3

-riboflavina é o nome químico da vitamina B2.

Por isso, que a quinoa é rica em vitaminas do complexo B.

Quais os benefícios da quinoa

A quinoa, por possui proteínas em abundância, auxilia no fortalecimento muscular e ósseo principalmente para quem pratica exercícios físicos de forma regular, prevenindo assim doenças como osteoporose, principalmente para quem já chegou na melhor idade. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol ruim, isso tudo graças ao ômega 3 e 6 e ao cálcio também presente em sua composição.

Auxilia no funcionamento do sistema nervoso, na manutenção muscular e na síntese dos hormônios graças a presente abundante de vitaminas do complexo B.

Queridinha daqueles que estão em busca do corpo perfeito, pois devido as fibras presentes em sua composição, ela aumenta a sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento. O zinco ajuda a fortalecer o sistema imunológico além de ajudar na cicatrização.

Quem possui doença celíaca, pode consumir quinoa?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. A resposta é sim, pois a quinoa não possui glúten em sua composição. Apesar de ser considerado um cereal, ela pode ser consumida sem riscos por quem possui intolerância ao glúten, já que ele não está presente em sua composição.quinoa

Onde encontrar e como consumir a quinoa?

Você pode encontrar a quinoa em supermercados, casas de produtos naturais e lojas especializadas. Seu consumo pode ser realizado de diversas formas diferentes, como ela é vendida em pó na maioria dos locais, ela pode ser consumida junto com iogurte, frutas, sopa, no feijão e na sua vitamina, onde você preferir, já que por ser em pó, sua aparência é bem similar à aveia moída. Para uma dieta de 2.000kcal, aconselha-se o consumo de duas colheres por dia.

Leia Também: Quinoa Emagrece

Deixe seu comentário