Benefícios da Romã

A romã é um fruto muito saboroso, com uma aparência exótica e um sabor levemente cítrico. É considerada como um fruto mineralizante e muito refrescante. Possui diversos benefícios para a saúde, por ser uma fonte abundante oxidante, anti-viral e anti-tumoral. A origem deste fruto vem da Ásia Menor e do Irã, sendo introduzido na cultura popular desde década passada.

O fruto deve ser consumido fresco, sua forma de consumo pode in natura ou como suco, suas sementes são utilizados na fabricação de xaropes, em condimentos e também em bebidas alcoólicas, como o licor por exemplo.

Sua casca também pode ser aproveitada, pois ela contém 30% de tanino, que pode ser utilizado para curtir o couro. A medicina popular utiliza muito a casca da romã para tratamentos terapêuticos.

Muito utilizada no auxilio de tratamentos de garganta, inflamações na boca, gengiva além de combater a rouquidão, comum nas épocas com maior variação de temperatura. Para quem utiliza aparelho dentário ou possui problemas digestivos que podem causar aftas, a romã é uma aliada perfeita.

Como se não bastasse todos os benefícios que serão listados a seguir, ainda existe crenças populares ao redor desse fruto. Muitas pessoas acreditam que a romã pode proporcionar um ano novo com muita sorte e muito dinheiro, se fizerem a simpatia: colocar as sementes de romã na carteira de dinheiro ou pode ser em partes da casa na passagem de ano. Outros já consomem suas sementes no natal e também no ano novo.benefícios da romã

Benefícios da romã:

  • Benefícios para o coração: o consumo frequente de romã ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, fazendo com que o risco de ataques cardíacos e derrames seja minimizado. As propriedades antioxidantes evita que o colesterol ruim acumule no organismo, mantendo as artérias livres que de qualquer tipo de coágulo.
  • Benefícios para o estômago: Tanto a casca quanto as folhas podem ser utilizadas para tratamento auxiliar de doenças estomacais ou intestinais. O chá feito da infusão das folhas ajudam aqueles que possuem problemas digestivos.
  • Benefícios para os dentes: até mesmo o sumo da romã pode ser utilizada no combate aos efeitos da placa bacteriana aumentando a saúde bocal.
  • Auxílio no combate ao câncer: a romã por ser uma ótima fonte dde antioxidante conhecidos popularmente como flavonóides, ajudam na neutralização dos radicais libres que ocasionam o câncer. Quem possui risco de desenvolver câncer, principalmente na próstata ou na mama, pode fazer a ingestão regular do suco da romã.
  • Reduz a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer entre as gerações mais velhas.
  • Ajuda a controlar problemas de envelhecimento como rugas, proporcionando, assim, as pessoas com a pele jovem e brilhante.
  • Romã ajuda as mulheres a superar os sintomas de depressão durante o seu período, especialmente a depressão pós-menopausa. Estudos realizados mostrou-se que o Suco de Romã também pode ser muito útil na cura de disfunções eréteis.

 

Informações adicionais

COMO COMPRAR: A característica fundamental na romã madura é a sua coloração. Escolha fruta bastante avermelhada, pois se não estiver madura apresenta sabor adstringente.

COMO ARMAZENAR: Pode ser armazenada em local fresco, ao abrigo da Luz ou na geladeira. Seu consumo deve ser feito dentro de uma semana.

COMO PREPARAR: Coma os bagos com a mão. Use-os em saladas de frutas ou como decoração em pratos principais. O suco também é utilizado.

CURIOSIDADES: A casca da romã, por conter tanino, pode ser usada para curtir couro.

É indicado o uso da infusão de flores ou casca contra inflamação da garganta e da gengiva – 25g fervidas em 1 litro de água.

EFEITOS COLATERAIS E PREVENÇÕES: Cuidados devem tomar quanto aos alérgicos, evitem e nem consumam chá a base de romã. Recomenda-se não consumir quem tem pressão baixa ou vá realizar uma cirurgia no período. Às gestantes ou em processo de amamentação consulte seu médico!

 

Guia Saudável
Redação e criação: Aline Augusto

 

 

Uma Responsta para Benefícios da Romã

  1. Amei as informações. Obg

Deixe seu comentário