Agrião Suas Propriedades e Benefícios

O Agrião possui muitas propriedades e benefícios terapêuticas: ajudam no combate ao raquitismo, ao ácido úrico e as doenças que afetam o pulmão, auxilia também na purificação do fígado e do estômago. A ingestão de agrião irá trazer benefícios no correto funcionamento e no tratamento de doenças no sistema  respiratório, urinário, cardiovascular, na pele, entre outros. Para os fumantes o agrião possui mais benefícios pois ele promove a desintoxicação do organismo.

O Agrião é uma planta comestível que possui propriedades anticancerígenas. É muito utilizada em saladas e pode ser encontradas em locais úmidos como riachos e brejos. É rico em Iodo, ferro, fósforo, vitaminas A, C e E, possui complexo B e enxofre. Seus nutrientes são muito importantes para o correto funcionamento da glândula tireóide, combatem a fadiga e ajudam a deixar sua pele mais bonita e na formação de ossos e dentes. Além de possuir poucas calorias em torno de 22kcal para 100g, para quem está fazendo dieta é ideal.benefícios do agrião

Ele possui um crescimento rápido, é predominante nos meses de Maio a Setembro, é muito apreciado pelo seu sabor que é levemente picante e muito aromático.

Até a ressaca o agrião combate, acredita?

Mais ele é tão eficiente que não deve ser consumido diariamente, para não desnivelar os nutrientes e proteínas do nosso organismo, salvo apenas casos em que o agrião é utilizado para tratamento dos brônquios, ainda por períodos limitados.

O agrião pode ser consumido em saladas, cozido e beber com suco.

Seu suco sendo adoçado com Mel é um ótimo xarope para combater a tosse, bronquite e até mesmo a tuberculose pulmonar. Na salada é um aliado no combate a diabetes.

Quais os benefícios do agrião?

  • Descongestionante e Expectorante

 O Agrião é muito bom no tratamento de doenças respiratórias pois possui substâncias que auxiliam a eliminação do muco causado pelas doenças respiratórias típicas dessa época do ano. A função expectorantes e descongestionantes é devido a alta concentração de vitaminas A e C.

  • Digestivo e Diurético

  • Antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, depurativo, fortificante

Devido ao cálcio, ferro, iodo, vitaminas B2, A, C, E e PP ela auxilia em todos esses campos, ela é denominada por “saúde do corpo” nas agrícolas localizadas na França. Para ter esses benefícios, ela pode ser aproveitadas completas, folhas e caule.

benefícios do agriãoO agrião precisa ser consumido bem fresquinho e verde. Sua limpeza deve ser feita com muito cuidado, é bom deixar de molho no cloro ou no vinagre por pelo menos 20 minutos, pois ao local de cultivo ela pode abrigar parasitas que causam muitos males à saúde.

Conhecemos o agrião com esse nome mais será que existe outro ou outros?

Ele também é conhecido como  agrião do brejo, agrião d’água corrente, agrião da Europa, agrião da fonte, agrião da Índia, agrião da ponte, agrião de jardim, agrião de lugares úmidos, agrião mouro, agrião oficinal, berro,  cardamina jontana, cardomo dos rios, mastruço, mastruço dos rios, mastruço ordinário ou saúde do corpo é uma planta herbácea anual da família Brassicaceae, utilizada como planta medicinal, além de ser utilizado na alimentação humana.

Com 100g de agrião estamos ingerindo:

  • 22kcal
  • 1,70g de proteínas
  • 3,30g de hidratos de carbono
  • 0,30g de gorduras

Existe alguma contra indicação para o consumo do agrião? 

Por causa de suas vitaminas, minerais e nutrientes, muitas verduras e ervas devem ser consumidas com moderação para que não façam mal à saúde.
Por isso:

O agrião tanto cru, cozido ou apenas o caule possui efeitos abortivos comprovados, deve ser consumido com muita cautela por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Para mulheres que já passaram dos 4 primeiros meses o risco de aborto causado pelo agrião é menor.

Existem efeitos colaterais que afetam o sistema digestivo e urinário causado pelo consumo constante.

Fonte: Natureza Viva // Plantas Medicinais

Leia também: Saúde Sapo

4 Respostas para Agrião Suas Propriedades e Benefícios

  1. Muito útil as explicação . E para os ris é útil . tem muito potássio ? Potássio não é prejudicial para os rins ?

    • guiasaudavel disse:

      Eduardo
      O Agrião é rico em potássio e não recomendado em casos de úlceras gástricas e doenças renais inflamatórias.

  2. Maria Moreira disse:

    Tenho gastrite, ~´e aconselhavel limitar o uso do agrião ou melhor, nem usá-lo?

    • guiasaudavel disse:

      É melhor procurar um nutricionista ou seu médico para tirar suas dúvidas!
      Obrigado por acompanhar nosso site!

Deixe seu comentário