Benefícios do Cupuaçu

O Cupuaçu é um fruto tropical tipico da região Norte do Brasil, muito comum na Amazônia e áreas próximas. Popularmente conhecido como a Farmácia em forma de fruto, ele pode ser considerado como uma das frutas mais completas no quesito benefícios para a saúde.

Sua polpa é branca com aspecto cremoso, muito utilizado para fazer doces e receitas típicas, seu sabor é adocicado e muito saboroso. Seu consumo proporciona diversos benefícios para a saúde. Ele é rico vitamina A, C, B1, B2 e B3, além de ser uma fonte abundando de nutrientes antioxidantes e aminoácidos.

Agora, para que entenda porque o cupuaçu é conhecido como a Farmácia em uma fruta, destacamos:

Benefícios do Cupuaçu para a saúde:

  • Por ser uma das melhores fontes naturais de Vitamina “A, C, B1, B2 e B3” proporcionam muitos benefícios para os ossos, tendões e ligamentos, evitando que ocorram lesões com frequência, bem como prevenção do aparecimento de problemas, como: artrite, osteoporose entre outros.
  • Um dos componentes do cupuaçu, conhecido como polifenóis fito-nutrientes não está presente na maioria das frutas tropicais, fazendo com o que o cupuaçu seja muito eficiente no tratamento de doenças respiratorias e alergias.
  • O cupuaçu é indicado para auxiliar no combate dos radicais livres, responsáveis diretos de alguns tipos de câncer.
  • O combate ao colesterol alto e ao triglicerídios ganha força com o cupuaçu, visto que ele é rico em ácidos graxos, responsáveis por manter o coração saudável. As paredes das artérias também são protegidas ajudando no combate as doenças cardíacas.
  • Está com pouca energia? Para aguentar o dia-a-dia, que tal aliar o cupuaçu com o açaí, você terá energia para aguentar o dia inteiro sem precisar de mais nada. O açaí é uma das melhores de energia natural, poderoso termogênico e o cupuaçu possui propriedades semelhantes.benefícios do cupuaçu

Benefício do Cupuaçu no emagrecimento:

  • O cupuaçu é um dos melhores caminhos para o emagrecimento saudável, graças a presença de diversas vitaminas e minerais.  Além disso ela contém uma fibra solúvel conhecida como pectina, que ajuda no processo de desintoxicação do organismo, proporcionando o emagrecimento saudável. A pectina é um componente muito comum em medicamentos para emagrecer sejam fitoterápicos ou mais agressivos.
  • Ainda no quesito emagrecimento, ele é um diurético, fazendo com que você elimine todo o liquido retido em seu corpo.
  • Se você sofre de ansiedade ou estresse, a folha do cupuaçu possui propriedades calmantes. Ajudam não só no combate ao estresse e a ansiedade, quanto as infecções renais e bronquite.

Informações finais: 

A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura. É uma fruta típica da região da floresta amazônica.
A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta. 
A época desta fruta é de janeiro a maio.
Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido.
Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.
O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave.

 

Redação e criação: Aline Augusto

Deixe seu comentário