Benefícios do Hibisco

A planta Hibisco pode ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais, muito comum no Brasil, ele é mundialmente conhecido pela beleza que suas flores apresentam. Muitas pessoas não sabem que o Hibisco possui diversos benefícios para a saúde.

A flor do hibisco é utilizada para chá, onde seus benefícios são incontáveis, onde é possível destacar a redução do colesterol ruim (colesterol LDL), controle da pressão arterial, diminuição do risco de aparecimento de doenças cardíacas, ajuda a prevenir problemas intestinais e problemas urinários, como infecções. É rico em vitamina C e outros nutrientes que são essenciais para a saúde.

Quem está procurando emagrecer, o chá de hibisco é uma ótima opção, pois ele realiza a quebra dos amidos e do açúcar, além de ser antioxidante. Existem diversas variações do chá de hibisco, porém cada espécie possui alteração na coloração do chá e também do seu sabor.hibisco

Porque o chá de hibisco emagrece?

Primeiramente, para que você consiga emagrecer com o consumo do chá do hibisco é preciso que você inclua-o após as refeições, para que ele possa realizar a quebra do amido e do açúcar, como falei anteriormente, isso faz com o corpo não absorva nada que não seja necessário para o organismo. O chá de hibisco também possui propriedades diuréticas, que ajudam na eliminação das impurezas do organismo além eliminar o acúmulo de líquidos no organismo, contribuindo para a perda de peso.

Benefícios do chá de hibisco para os vegetarianos

Você deve estar se perguntando, porque o chá de hibisco traz benefícios para quem é vegetariano. Aqueles que não consomem carne de nenhuma espécie precisam repor os nutrientes contidos nesse alimento, logo é preciso encontrar uma nova fonte. O chá de hibisco por possuir grandes quantidades de vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro pelo organismo, essencial para quem não ingere o ferro oriundo da carne, que é abundante.

Propriedades antioxidantes

O chá de hibisco é muito rico em antioxidantes, que são responsáveis pelo combate aos radicais livres, que são os agentes que causam o envelhecimento e a ocorrência de diversas doenças, até mesmo o câncer. Uma dieta balanceada e rica em antioxidantes melhora sua saúde e ainda prolonga um pouco mais sua vida. O fluxo sanguíneo, as funções cardíacas também sofrem influência positiva. As flores do hibisco possuem uma concentração maior de antioxidantes, tornando-se ainda mais potente, ela possui uma coloração avermelhada e um sabor levemente azedo.

Indicação de consumo

O chá de hibisco pode ser consumido por qualquer idade. O indicado que para que a ação diurética seja alcançada é que faça a ingestão de pelo menos 1 litro diariamente, misturado com outros chás, como: chá branco, chá verde e chá preto.

Use com moderação

Apesar de todas as vantagens proporcionadas pelo chá de hibisco, alguns estudos apontam uma preocupação entre a relação dessa bebida e os hormônios femininos, por conter componentes que interferem nos níveis de estrogênio e os alteram, fazendo com que a planta seja usada, inclusive, como anticoncepcional ou causar dificuldades para engravidar. Recomendam até que se evite o uso do chá em períodos de gravidez.

Então se você está nesta fase beber o chá regularmente, visando a perda de peso, por exemplo, pode colocar em risco a sua fertilidade. Se caso não tiver mais em idade fértil ou não planeje ter filhos poderá fazer ingestões de 3 a 6 xícaras do chá por dia (Leia – Chá de Hibisco deve ser consumido com moderação).

Uma Responsta para Benefícios do Hibisco

  1. Adorei, não conhecia esse chá, tomei gelado com canela, uma delícia.

Deixe seu comentário