Conheça os Benefícios do Milho para o Organismo

O milho é um dos alimentos mais populares do Brasil, principalmente nas épocas das diversas festas juninas e julinas, é um dos alimentos mais procurados. Existem diferentes tipos de milho que podem utilizados na produção de farinha, milho de pipoca e a canjica.

Ele é muito rico em fibras, ele auxilia na eliminação das toxinas do corpo auxiliando aqueles que sofrem de prisão de ventre. Até mesmo o “cabelo de milho” tem sua utilidade, ele traz diversos benefícios ao organismo, a principal é a sua ação diurética que elimina os excessos de ácido úrico do organismo.benefícios do milho

Quais os benefícios do milho para o organismo

O milho possui diversos benefícios para o organismo, conheça alguns deles:

  • Combate aos radicais livres
  • Ajuda o funcionamento do intestino
  • Reduz o nível de colesterol do organismo
  • Preveni problemas cardíacos
  • Acelera o metabolismo para queimar gorduras
  • Fonte de betacaroteno
  • Possui ação oxidante
  • Rico em vitamina B1
  • O “cabelo de milho” presente nas espigas tem ação diurética, auxilia a eliminação do excesso de ácido úrico.

Para os amantes de pipoca, ainda existem outras vantagens em seu consumo, como: redução dos níveis de açúcar do organismo, efeito causado pela presença de amido resistente, que fica localizado na parte branca. A casquinha é rica em antioxidantes.

As doenças cardíacas são prevenidas pela forte presença do ácido fólico, pois reduz os níveis de homocisteína. Porém, se for consumida em excesso, o efeito pode ser o inverso, trazendo danos às artérias, levando à infartos e AVC. A vitamina B1, conhecida popularmente como a vitamina da memória, é responsável por realizar a transmissão entre os neurônios, aumentando a atividade cerebral.


Clicar para aumentar
Cuidados com o consumo de milho

Apesar de todos os seus benefícios, seu consumo precisa ser realizado com precaução, pois é um alimento altamente calórico, logo, pode atrapalhar quem está precisando perder alguns quilos. Apenas 100g de milho são equivalentes a 370kcal.

O milho em conserva, aquele que vem na latinha, precisa ser consumido com muita atenção, pois rico em sódio, necessário para mantê-lo saudável mesmo que em conserva. É indicado cozinhar e depois congelar para que suas propriedades sejam mantidas por mais tempo.

Formas de consumo do milho

Você pode consumir o milho de diversas formas, das mais variadas possíveis, como ao natural, no mingau, na canjica, em tortas, como pipoca, pamonha, cuscuz ou polenta. Ainda existem os óleos que são feitos à base de milho para que as gorduras que são saudáveis para o organismo sejam aprovadas, porém ele não pode ser aquecido, para que as propriedades não sejam perdidas.

Quem possui doença celíaca pode consumir tranquilamente o milho, pois ele é livre de glúten.

– Confira a seguir a quantidade de calorias presentes em 100g dos seguintes alimentos:

Milho verde: 129 calorias

Milho em lata: 109 calorias

Amido de milho: 381 calorias

Milho para canjica: 371 calorias

Milho para pipoca: 362 calorias

Leia Mais: MILHO: DESCUBRA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E PARA A DIETA

Deixe seu comentário