Benefícios do Tamarindo

O tamarindo é uma fruta tropical e de sabor azedinho bem agradável.

Atualmente ele é o centro de diversos estudos sobre seus benefícios para o organismo, especialmente para a saúde do fígado.

O tamarindo possui grande valor nutricional.

Ele é excelente para desintoxicar o organismo devido à sua grande quantidade de fibras, ajudando a melhorar distúrbios digestivos. Por ser boa fonte de ácidos insaturados, ajuda a manter as artérias limpas. Ela também contribui para a perda de peso e combate a retenção de líquido.

Em relação a seus benefícios hepáticos, o tamarindo é um potente protetor e desintoxicador do fígado.

Graças a essas propriedades, é considerado um remédio muito eficaz para tratar cálculos biliares, permitindo sua correta eliminação e limpando profundamente a vesícula biliar.

Reduz os níveis de colesterol e livra do excesso de gordura as células do fígado.benefícios do tamarindo

Conhecendo os Benefícios do Tamarindo:

O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares.

A polpa do tamarindo é uma rica fonte de fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de tamarindo fornecem 5 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de fibra dietética na alimentação aumenta o volume e os movimentos intestinais, assim, ajudando na prevenção da prisão de ventre, e eliminando os níveis de colesterol “ruins” do corpo. A fibra também liga às toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.

Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante, na ajuda a proteção do corpo de radicais livres.

O fruto de tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um cofator das enzimas do citocromo oxidases.

Além disso, o tamarindo é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina, 36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina. Tamarindo apresenta um significativo nível de vitamina C, bem como a vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética. Há também um certo número de compostos orgânicos que fazem do tamarindo um poderoso antioxidante e um agente anti-inflamatório.

benefícios do tamarindoConhecendo o Tamarindeiro:

O tamarindeiro é de grande porte, podendo medir até 30 metros de altura em sua fase adulta. Outras características do tamarindeiro é uma folhagem volumosa com galhos longos, pesados e caídos. Durante cada temporada, o tamarindeiro dá muitos frutos de tamarindo irregulares e curvos nas pontas dos galhos. A casca exterior é espessa e polpa pegajosa de cor marrom, contendo de 2 a 10 duras sementes de cor marrom-escuro.

Tamarindo aliado à beleza:

Foram realizadas análises por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sobre a capacidade de o tamarindo atuar no tratamento de cabelos e protegê-los contra raios ultravioleta (UV). O resultado foi positivo e foi comprovado que a polpa desse alimento forma um filme protetor nos cabelos, que, além de hidratar e dar brilho a eles, protege-os contra os raios UV e luz visível. O tamarindo também é utilizado, principalmente na Indonésia, como tintura natural para os cabelos. Além disso, a semente dele, quando triturada e misturada com vinagre ou suco de limão, previne a formação de espinhas.

Consultas Forma Saudável  // Cura pela Natureza

 

Deixe seu comentário