Beterraba e seus Benefícios

Se você é um amante de beterraba, este artigo é para você mas, se não for leia também e mude seu conceito. Pois bem, a beterraba é um alimento extremamente nutritivo além de ser uma grande fonte de vitaminas e minerais. Mas você sabia que a beterraba é a segunda maior fonte de açúcar, depois de cana-de-açúcar e que é usada na Europa como combustível alternativo, o etanol? Sim, ela é e também possui muitas coisas benéficas a nossa saúde.

Um sabor terroso, levemente adocicado que alguns não gostam mas, outros, pelo contrário, vai à loucura. Suas propriedades são realmente notáveis e interessantes, além de questões de gosto, que podem ser aplicadas. Especialmente sua grande capacidade de limpeza e desintoxicação.

Beterraba – Confira seus benefícios!

beterraba

De potássio, de magnésio, de fibra, fósforo, ferro; vitaminas A, B e C; betacaroteno, beta-cianina; ácido fólico. Nossa quanto nutriente e nomes estranhos mas, estes são apenas alguns exemplos dos muitos nutrientes, vitaminas e minerais que podem ser encontrados na beterraba.

São particularmente primordiais e benéficas para mulheres que estão grávidas, já que a vitamina B e o ferro são muito bons para novas células de crescimento durante a gravidez e reabastecerem no corpo da mulher.

Tem uma quantidade interessante de fibras no interior da composição. Isso ajuda a limpar o corpo, ativando o trânsito intestinal e dando uma mão importante para remover as toxinas do corpo.

Elas são um tônico maravilhoso para o fígado, funciona como um purificador do sangue, e pode prevenir vários tipos de câncer. Era dito que a deusa Afrodite teria se alimentado de beterrabas para manter a beleza.

A beterraba contém betaína, a mesma substância que é utilizada em certos tratamentos da depressão. A Betaína também protege o organismo contra doenças do fígado, evitando o acúmulo de depósitos de gordura no fígado causadas por abuso de álcool, deficiência de proteína, diabetes. Ela também contém triptofano, que relaxa a mente e cria uma sensação de bem-estar, semelhante ao chocolate.

Também pode baixar a pressão arterial.

Testador de ácido do estômago

Como isso funciona? Para ver se tem baixa acidez estomacal a melhor forma é consumir uma boa quantidade ou tomar um suco de beterraba, caso sua urina fique rosa, isso quer dizer que você tem baixa acidez estomacal. Esse consumo não prejudica em nada o organismo.

É comum os nutricionistas usar a beterraba e o próprio suco de beterraba para testar os níveis de ácido do estômago, de modo a saber se tem algum problema de níveis de ácido.

Atenção: A planta é rica em ácido oxálico e portanto não se recomenda o consumo em excesso para quem possui pedras no rim ou artrite.

Fonte de energia

Por terem baixa caloria e rica em açúcar (embora o açúcar seja liberado para o seu sistema de forma gradual, diferente do chocolate). Muitos poucos alimentos encontrados no mundo natural são tão benéficos como a beterraba, a este respeito.

Se você é atleta, use e abuse da beterraba! Estudos realizado pela University of Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que tomam suco de beterraba têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos.

Os cientistas descobriram que além de uma ótima fonte de energia, o nitrato encontrado nessa raiz ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo humano, o que deixa o exercício menos cansativo.

foto: Reprodução


Clicar para aumentar

Afrodisíacas

Apesar das beterrabas serem nativas do Mediterrâneo, e de se adaptarem muito bem a quase todos os habitats do planeta, um do uso conhecido foi pelos antigos romanos, que os utilizados medicinalmente como um afrodisíaco. E isso não é apenas uma lenda urbana, a ciência apoia.

Beterraba contêm quantidades elevadas de boro, o que está diretamente relacionado com a produção de hormônios sexuais humanos logo consumindo pode aumentar o apetite sexual.

Beterrabas é uma adição maravilhosa a qualquer necessidade dietética. Com seu alto volume de nutrientes, sabor delicioso, e multiplicidade de usos, qualquer um pode consumir beterraba, sem quaisquer restrições.

Leia também ”Beterraba: Rica em vitaminas e um super antioxidante! ”

 

Fontes:Plantas Medicinais // Portal Medicina Alternativa // Espaço Mulher

 

Deixe seu comentário