Brócolis: Fonte de vitaminas para uma vida saudável

Uma dieta saudável deve incluir um cardápio que contemple o consumo de frutas, legumes e vegetais. Além disso, a ingestão de água é muito importante, pois ela é responsável entre outros fatores pela eliminação de toxinas no organismo. Além da água, existem alimentos que também atuam de forma a eliminar as toxinas que o organismo acumula ao longo dos anos de diversas formas. Um dos alimentos que mais auxiliam neste processo de limpeza corporal é o brócolis.

O brócolis é um vegetal que pode ser consumido por completo. Isso quer dizer que tanto suas folhas quando sua flor e seu talo são comestíveis. Ele é um alimento rico em nutrientes e seu baixo valor calórico faz com que seja um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Na verdade ele é um alimento de caloria negativa. Alimentos de calorias negativas são alimentos que consomem uma quantidade de energia do corpo para serem processados maior que a quantidade de calorias que sua porção contém. Ou seja, o corpo gasta mais energia para processar o alimento do que ingere.

brócolis

Dentre as diversas substâncias que compõe o brócolis, podemos ressaltar:

  • Cálcio – É a principal substância que atua na formação e manutenção de ossos e dentes;
  • Potássio – Tem papel importante no equilíbrio da água no organismo;
  • Selênio – Antioxidante que impede a formação de radicais livres;
  • Vitamina A – Tem papel importante na manutenção da visão;
  • Vitamina C – Importante na manutenção do sistema imunológico, ameniza os sintomas de gripes e resfriados.

O brócolis se mostrou eficiente na prevenção do câncer de próstata. Além disso, esse vegetal também possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama. Outro efeito benéfico do consumo do brócolis é a redução dos sintomas da TPM. Por possuir a capacidade de reduzir os níveis de estrogênio, ele ameniza os terríveis sintomas da TPM.

O brócolis pode ser utilizado na composição de saladas e outros pratos. O sabor é suave e ele pode ser consumido de duas principais formas.

Como consumir o brócolis?

brócolisO brócolis pode ser consumido cru ou cozido. Quando é consumido cru, ele mantém suas propriedades naturais. Já quando cozido, o brócolis perde parte de seus nutrientes mesmo que em pouca quantidade.

Mas atenção! Por mais nutritivo que seja um alimento, consumi-lo da maneira incorreta pode anular os efeitos dele no organismo. Se você fizer seus pratos com brócolis com muita gordura ou consumi-lo empanado, por exemplo, além de perder parte dos nutrientes ao cozinhá-lo, irá consumir uma grande quantidade de gordura e de nada adiantará compor a refeição com o brócolis se não for o mais natural possível.

Leia Mais: Nutrientes e Benefícios sobre o Brócolis

Nosso site Guia Saudável indica várias formas de obtenção do que precisamos para uma vida saudável, é só nos acompanhar inscrevendo (“Cadastre-se”) nas nossas matérias sobre Alimentação Saudável, Bem-Estar e Qualidade de Vida!

Deixe seu comentário