Saiba como evitar as indesejáveis câimbras

A Causa das indesejáveis Câimbras

O aparecimento de câimbras é corriqueiro principalmente em pessoas que praticam atividades físicas, como caminhadas ou treinos na academia mas, se for frequente é sinal da falta de vitaminas e minerais necessários ao organismo. Segundo especialistas, as câimbras são caracterizadas por contrações involuntárias do músculo, isto é, uma descarga de estímulos que promovem a contração muscular, inibindo o relaxamento das fibras.

De um modo geral, as câimbras musculares ocorrem tanto em pessoas habituadas a praticar exercícios físicos, como em pessoas sedentárias. Os fatores que podem resultar nessas contrações involuntárias dos músculos, podem decorrer da prática de esportes ou atividades físicas prolongadas, de fatores nutricionais e até mesmo da fadiga.

CâimbrasCâimbras
Clicar para aumentar

Como prevenir Câimbras

Geralmente ouvimos falar que a banana, por ser rica em potássio, auxilia no relaxamento muscular, no entanto, é um mito afirmar que a banana é um alimento que ajuda a prevenir ou melhorar as contrações. Pois em níveis microscópicos, os eletrólitos são responsáveis pelas contrações do músculo e pelo deslizamento das fibras, então a melhor alternativa para prevenir-se das contrações musculares, é equilibrar os eletrólitos do organismo para reduzir os riscos de sofrer com as câimbras.

Especialistas recomendam que para equilibrar os eletrólitos, o paciente consuma quantidades proporcionais de água de coco, Gatorade entre outras bebidas eletrolíticas.

As fibras do músculo também necessitam de um estímulo para relaxarem, neste caso, o alongamento muscular é a melhor opção. Portanto, se as contrações musculares ocorrerem durante os treinos físicos, o atleta deve imediatamente, parar a atividade física e fazer o alongamento do músculo.

Sentir câimbras com frequência mesmo pessoas que praticam atividade física, não é normal. Deve-se procurar a orientação de um médico especialista, pois pode ser a manifestação do corpo perante a falta de alguma vitamina ou nutriente necessário ao organismo.

Conclusão

A boa hidratação e uma alimentação balanceada fazem toda a diferença na prevenção das câimbras. Tome bastante líquido ao longo do dia, especialmente antes de praticar as atividades físicas, pois quando estão bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade. Adotar uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, favorece não só os músculos como todo organismo, pois são ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais, fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo.

 Fonte: www.saredrogarias.com.br

Deixe seu comentário