Colesterol Saiba Mais

Colesterol Saiba Mais o que é?

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo.

Você sabia: O corpo produz o colesterol no fígado. Seu corpo deve ter esta substância pois é um produtor de hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que são armazenados na vesícula e ajudam na digestão de gorduras ingeridas na alimentação para mantermos em boas condições de saúde. Quando há um excesso de colesterol, é que os problemas de saúde começam a aparecer.

O mais importante do que perguntar, “o que é o colesterol”, você precisa saber quais níveis estão dentro de seu corpo. Ao fazer um simples exame de sangue, você pode ver o quanto de colesterol bom e ruim está.

Se você tem bons níveis de HDL, é melhor para a saúde do seu coração. Se os resultados voltar mostrando que você tem ambos os triglicerídeos elevados, bem como colesterol alto, então seu coração está em perigo de desenvolver doenças cardíacas ou colocá-lo em risco de um ataque cardíaco. Dependendo dos resultados, o médico pode prescrever mudanças de estilo de vida, medicação ou ambos, a fim de obter os seus níveis de onde eles precisam estar.colesterol saiba mais

Quais são os níveis de colesterol normais?

Os níveis de colesterol são determinados por um exame de sangue que mostra a quantidade de cada tipo (bons e maus) que você tem em sua corrente sanguínea. Saber o que é normal dependerá de sua idade, seu sexo e país em que reside.

O que é considerado para ser um bom nível para uma criança seria considerado fora para um adulto e vice-versa. Alguns países medem o colesterol usando uma classificação diferente (tal como o sistema métrico) do que outros países.

Normal é o de verificar os níveis em miligramas. Você pode ver uma leitura que mostra 160 mg/dl em seus resultados. Isso significa que seu colesterol está em 160 miligramas em um decilitro de sangue.

Por causa da abundância de alimentação rápida e sedentarismo, até mesmo crianças podem ser afetadas com colesterol alto. Os danos causados ao coração na infância pode causar problemas, uma vez que crescem. Para tratar esta condição em crianças, a recomendação é mudar o estilo de vida incluindo dieta e exercícios.

Quais sintomas das causas do colesterol alto?

colesterol saiba maisAlgumas pessoas acreditam erroneamente que não há sintomas elevados de colesterol, mas isso é um mito. Você recebe avisos – embora são muito sutis – que seus níveis de colesterol estão fora de controle.

Se você já experimentou tontura ou angina (dor no peito), pode ser um sinal de que seus níveis de colesterol já começaram a atacar as artérias em seu coração e um acúmulo de placa já começou.

Se você ignorar a dor no peito, o sintoma só contribuirá para agravar até um ataque cardíaco ou AVC ocorrer. A tontura pode ocorrer porque um acúmulo pode causar o seu coração não recebe sangue suficiente, o que afeta a saturação de oxigênio em seu corpo. Não recebendo oxigênio suficiente pode levar a uma sensação de tontura.

Outro sintoma que se vê é obter testes alterados quando você faz exames sanguíneos para verificar os níveis de colesterol. Infelizmente, algumas pessoas não fazem testes regulares, ou uma explicação errada. Acompanhe sempre os resultados do teste. Saiba verificar o que está acontecendo em seu corpo, é muito importante.

Uma parte muitas vezes negligenciada dos sintomas de colesterol é o estresse. O stress pode vir de uma variedade de fontes, mas também pode ser um aviso prévio – uma intuição de que algo está errado no corpo.

Se você sentir estresse e não conseguir encontrar a causa externa dele, você deve ir ao médico e fazer um check-up. Certifique-se dos seus níveis de colesterol. Estudos têm mostrado que existe uma relação entre o stress e os níveis elevados de colesterol.

Não comer bem pode desencadear todos os tipos de problemas em seu corpo. Pode fazer o stress aumentar e muitas das vezes não sentir bem. O colesterol alto pode lutar contra a alimentação e seu corpo ter maior dificuldade em mantê-lo saudável.

Você pode se sentir cansado ou sem energia, sem motivo aparente. A falta de exercício físico regular (ou não exercer uma atividade) pode ser uma razão que seu corpo está a desenvolver níveis elevados de colesterol.

Nem todos os sintomas de colesterol será grande o suficiente para chamar sua atenção (como ter dor no peito), mas é por isso que você deve estar na ofensiva com a sua saúde ao invés de ter que ficar na defensiva depois de algo já aconteceu.

Certos tipos de danos causados ao seu corpo poderão jamais ser desfeita e você não quer chegar a esse ponto. Outros sintomas podem incluir uma falta de energia ou sentir falta de ar fazendo aquilo que você costumava ser capaz de fazer com facilidade. Um sinal de aviso pode ser, carregar excesso de peso em torno do abdômen, o desenvolvimento de diabetes, e a ocorrência da menopausa em mulheres.

Atenção: Este conteúdo é somente informativo e não procuramos passar nenhum conhecimento científico sobre o assunto aqui abortado. Não deixe de procurar sempre especialistas para o seu diagnóstico como relação ao seu estado de saúde.

Já apresentamos em um outro artigo assunto sobre COLESTEROL e de como mantê-lo com uma alimentação saudável – Leia “Colesterol-Possibilidades de não ter que tomar remédios

Leia também: Colesterol elevado // 10 Coisas que você precisa saber sobre o Colesterol

Uma Responsta para Colesterol Saiba Mais

  1. Ze Roberto disse:

    A nível mundial as Doenças Cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas por ano. melhor baixar esse Colesterol com uma dieta.

Deixe seu comentário