Porque faz bem comer alimentos crus

Crudivorismo-Dieta dos alimentos crus  

Além da tradicional culinária japonesa em que certos tipos de peixe são servidos crus, existem também dietas que se alimentam de alimentos crus. Esse tipo de dieta é chamado de crudivorismo e apresenta algumas peculiaridades. No crudivorismo os alimentos são consumidos em sua forma natural, sem serem levados ao fogo para conservar seus nutrientes, que podem ser perdidos em temperaturas elevadas.

No crudivorismo também não se alimenta de carnes, dando preferencia a uma dieta mais orgânica, e se possível sem agrotóxicos. Tudo pela pureza da comida. Por parecer muito radical, você pode estar se perguntando, como essas pessoas vivem e porque escolhem viver assim.

crudivorismoBem diversas razões podem levar uma pessoa a escolher esse estilo de vida. Isto é, quando for uma escolha. Algumas pessoas vivem nesse regime devido a alguma restrição na saúde, outras por escolha. Quem escolhe comer assim? Pessoas que se preocupam com a saúde e/ou querem manter o peso controlado. Os adeptos garantem se sentirem mais dispostos e alguns até mesmo se dizem incapazes de abandonarem este modelo de vida. E dá pra entender. Afinal, o crudivorismo sem dúvida trás uma série de benefícios. A começar pelo emagrecimento. Uma dieta baseada em alimentos crus possui menos gorduras e ajuda a manter sua curva glicêmica mais constante. A curva glicêmica regula seu apetite e alimentos ricos em glicose podem fazê-la subir e em seguida ter uma queda vertiginosa. Essa queda repentina da curva te deixa com a sensação de fome. Se sua curva se mantém constante a sensação de fome é diminuída e você se sente satisfeito por mais tempo.

crudivorismoOutros benefícios: os alimentos crus são ricos em enzimas e uma grande parte destas se perde no processo de cozimento. Uma explicação rápida: enzimas trabalham para levar os diversos nutrientes que necessitamos até as células. Logo com a perda de enzimas menos nutrientes chegam às células. Por este motivo, algumas pessoas chama a alimentação crudívora de uma ‘’ alimentação enzimática’’.  Ao cozermos os alimentos (+/- 40°C), as enzimas são destruídas. Se comermos os alimentos crus, evitamos a perda das enzimas que o alimento contém, facilitando assim a digestão. A falta de enzimas na comida cozida é ainda uma das maiores razões do envelhecimento e morte precoce. É ainda a causa implícita da maior parte das doenças. Outras vantagens são que este tipo de alimentação evita a maioria dos problemas de saúde relacionados à alimentação como a hipertensão, gastrite e obesidade.

Conhecendo esses benefícios a dieta de alimentos crus parece uma boa, certo? Essa dieta é rica em verduras, legumes e comidas orgânicas. Você poderá estar lendo um pouco mais sobre o assunto: 1- Dossiê Alimentação Radical e 2- Comida Japonesa Benefícios e Mistérios

Fonte e Autoria: Equipe Cardápio Saudável, um site que cria e compila notícias sobre alimentação saudável dando dicas e informações.

 

 

 

Deixe seu comentário