Cuidados com o Sol

Os cuidados com o sol devem ser redobrados já que o clima, no nosso país, é tropical e tendemos a altas temperaturas, principalmente no nordeste que apresenta temperaturas elevadas quase o ano todo. É possível presenciar durante o verão temperaturas de até 40°C, sendo a sensação térmica pode chegar na casa dos 50º, e devemos nos atentar para os cuidados com o sol nesta época.

O verão é uma das estações mais amadas pela maioria das pessoas, principalmente no sul e sudeste do Brasil. Além de alegre, o verão torna os dias mais bonitos pela presença constante e marcante do sol. Mas mesmo que o sol seja uma bonita paisagem, devemos tomar alguns cuidados pois ele pode, em excesso, causar alguns malefícios.

cuidados com o sol

Quais são os cuidados com o sol no verão?

Para se cuidar durante o verão, lembre-se dessas quatro palavras:

  • Água
  • Filtro Solar
  • Alimentação
  • Roupas

Água
No verão devemos nos hidratar além do normal. Se em qualquer época do ano o recomendado é ingerir no mínimo 2 L de água por dia, aumente essa quantidade. Com o calor, nosso corpo perde muito líquido através do suor e temos que repor os líquidos que perdemos. Se puder, inclua água de coco e chás gelados caso não goste de beber muita água, mas não deixe de se hidratar bem (Leia Água Fonte de Vida).

Filtro Solar

Os problemas que a exposição ao sol podem causar à pele são inúmeros e usar filtro solar é o mínimo de cuidado que temos que ter com nosso corpo. Além disso, devemos evitar a exposição ao sol no horário de 10h às 16h. Neste horário o sol está muito forte e a exposição a ele é prejudicial ao organismo, podendo causar problemas de pele e desidratação. O filtro solar atua como uma máscara que protege o corpo portanto sua utilização é muito importante quando estamos expostos ao sol.

Alimentação

Durante períodos de altas temperaturas, a temperatura interna corporal também aumenta e nosso organismo tem dificuldade de processar certos tipos de alimentos como frituras e alimentos de difícil digestão. Portanto, evite comer frituras e alimentos de difícil digestão durante o verão pois seu corpo ficará agradecido.

Roupas

Durante o verão o cuidado com as roupas que temos que utilizar também é redobrado. Nossa pele precisa respirar em meio a altas temperaturas e utilizar roupas leves permite que isto seja possível. Além disso, tecidos muito grossos podem aumentar a temperatura interna corporal, causando mal-estar e incômodo.


Clicar para aumentar

Conclusão:

1 – Horários críticos: Evite, se possível, se expor ao sol em horários críticos. O conselho é válido, sobretudo, entre às 10h00 e 16h00.

2 – Crianças: No caso das crianças, dê preferência pelo uso de chapéus, bonés ou camisetas de manga curta. Outra dica: Dependendo do caso, opte ainda, por um protetor solar.

3 – Depilação: Após uma depilação ou peeling, o indicado é o uso de calças ou vestidos. Isso evitará, entre outras coisas, que uma possível irritação possa ocorrer.

Sol em excesso não é nada bom, a queimadura solar pode aumentar o risco de câncer na pele. Então lembre-se, sempre que for “pegar sol” use o protetor solar, que além de te proteger, vai te livrar de “ficar vermelho e ardido como um pimentão”.

Lembre-se sempre de que cada pequeno cuidado é importante para ter um verão tranquilo e sem problemas. Além disso, prevenir é sempre melhor do que remediar.

Leia também: “Mondial Assistance-Cuidados com o Sol”  // Cuidado com ele(Revista Veja)

Deixe seu comentário