Cuidados no inverno para a saúde

Em todas as estações do ano é preciso tomar todos os cuidados com a saúde, porém é preciso tomar mais cuidados no inverno, principalmente nos estados que são predominantes mais frios, como os estados da Região do Sul do Brasil.

Nesta época do ano, as infecções e doenças alérgicas são mais comuns devido as baixas temperaturas e até mesmo devido as bruscas mudanças de temperatura. Para ajudar a manter sua saúde em dia no inverno, conheça algumas dicas simples que farão toda a diferença nesse inverno:cuidados no inverno

  1. Renove o ar da sua casa

Devido as baixas temperaturas, praticamente as janelas da casa não são abertas, consequentemente, o ar da sua casa não sofre nenhum tipo de renovação. Porém, essa não é a maneira correta de se fazer para evitar problemas respiratórios.

Mesmo que as temperaturas estejam baixas, é preciso que você abra as janelas da sua casa mesmo que por um curto período de tempo para que o ar seja renovado, reduzindo os riscos de problemas respiratórios, que são comuns nessa época do ano.

  1. Variações de temperatura

Independente do ambiente, seja escritório ou sua residência, você sempre sofre com as variações de temperaturas, visto que em residências o ambiente tende a ser mais aconchegante e mais ameno, já na rua ou outros ambientes as temperaturas são mais baixas.

Portanto, o ideal é que esteja com um agasalho mesmo que não seja tão grosso, o importante é que ele te proteja das variações de temperaturas, mantendo seu corpo sempre na mesma temperatura.

  1. Higienização das roupas

No verão, você quer passar longe de todos os cobertores e casacos que você possui, você guarda-os de qualquer maneira no armário, esquecendo-os. Quando chega no meio do ano, quando as temperaturas começam a cair, você lembra de todos eles, porém eles não devem ser utilizados de primeira, é preciso ter alguns cuidados para evitar alergias:

  1. Lavagem: é a primeira ação que deve ser feita antes mesmo que as temperaturas despenquem de vez. Lave-os com sabão neutro ou sabão de coco para que todas as impurezas sejam devidamente retiradas.
  2. Secagem: preferencialmente, deixe que todos os cobertores e casacos que foram lavados sejam secos ao sol.
  3. Armazenamento: após a limpeza, guarde-os em embalagens próprias, o ideal é que sejam à vácuo, pois evita que armazene poeiras e outras impurezas que possam causar alergia.
  1. Alimentação

Com a queda das temperaturas, a primeira coisa que esquecemos é da nossa alimentação, ficamos relaxados e incluímos alimentos que não são consumidos no verão, como o chocolate em diversas formas. Procure abusar de sopas com legumes e proteínas, como frango e carne. Inclua sempre que possível os legumes e vegetais frescos. O chocolate não é proibido, só precisa ser consumido com moderação.

  1. Doenças Arteriais

Devemos ter também uma atenção especial para quem tem problemas circulatórios e falta de sensibilidade nas extremidades, como os diabéticos. As baixas temperaturas podem causar complicações para quem sofre com doenças arteriais.

Com as temperaturas mais baixas, as artérias sofrem contração e vasoconstrição, podendo prejudicar ainda mais, aqueles que tem uma idade mais avançada pela presença de arteriosclerose (gordura nas artérias). Para essas pessoas a recomendação é evitar a exposição a baixas temperaturas e estar sempre bem agasalhados!

Fica a dica: Com início, oficialmente, no mês de junho, no inverno a tendência é de maior concentração de pessoas em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus respiratórios, provocando alergias, resfriados, asma e gripe. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. 

Nunca deixe de fazer uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde.

 

Texto – Aline Augusto Mesquita (redatora)

Consultas – Saúde Vascular

Leia também – Saúde para o inverno

2 Respostas para Cuidados no inverno para a saúde

  1. Muito bom Artigo

    Como me cadastro para receber noticias do blog?

    Giordano
    http://www.puzzle3d.com.br
    http://www.vidamansa.com

    • guiasaudavel disse:

      Tem duas formas simples
      1- Na coluna ao lado direito “Cadastre-se” é só colocar o nome e um e-mail “ativo” e pronto!
      2- Ou querendo ganhar o mini livro “Clique Aqui” e seguir as orientações

      Uma outra alternativa é ir na nossa página do Face clicando no icone que se encontra no lado direito ou Twitter é só seguir!

Deixe seu comentário