Dicas Parar de Fumar

A primeira coisa consciente e saudável é:

Escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro, coloque na cabeça -“hoje vou parar de fumar”. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Uma outra Dica parar de Fumar que dá certo é, naquele momento que esteja sem nenhum cigarro não sair para comprar. Coloque na cabeça que não vai mais comprar e nem perder tempo com isso e se ocupe com outros afazeres.

Dicas Parar de Fumar

1- Nos primeiros dias procure evitar lugares que aceitem fumantes, ou situações que normalmente te dão vontade de fumar.

2- A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta.

3- Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado, faça algo diferente que distraia sua atenção, vai no computador, se distraia na internet.

4- Nos momentos de estresse, tristeza ou preocupação procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

5- Exercícios de relaxamento, ótimo recurso saudável como respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.dicas parar de fumar

Parou, então seja forte!

Como há muitas campanhas para parar de fumar, a proibição ficou bastante em evidência nos vários ambientes públicos e fechados onde outras pessoas que não fumam sente-se desagradáveis, deixando o fumante constrangido, que acaba desistindo de fumar.

Hoje em dia vários recintos até bares e restaurantes, proíbem fumar cigarro, uma forma de contribuir com aquele que quer parar!

Pegue a grana que sobrou do cigarro e compre algo legal para você, aumenta a autoestima.

Cuidado com as armadilhas. Esteja atento para evitar recaídas. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

E agora???

Não tenha medo de parar e dos sintomas da síndrome de abstinência.  O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar), dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros.

Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica, os postos de saúde oferecem assistência a quem deseja parar de fumar com o programa de tabagismo que incluem palestras semanais e medicação.

Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Somente um médico poderá avaliar a utilização de outros métodos, como adesivos de nicotina e medicamentos.

Uma coisa é certa, todos que pararam dizem estar com mais disposição, que não sente falta de ar, consegue sentir o gosto da comida, não sente indigestão e dor de estomago. Por isso o melhor caminho é Parar de Fumar

dicas parar de fumar

Vou deixar uma recomendação para quem é fumante e quer parar de fumar, é da Dra Jaqueline Sholz Issa, que é coordenadora do INCOR (Instituto do Coração) no combate ao tabagismo e criadora do dia nacional de combate ao cigarro, criou um curso em vídeo aulas onde é apresentado o processo de diagnóstico do fumante e informações sobre o cigarro: Como parar de Fumar

fonte: Site Médico & Eu mesmo um ex-fumante

>>Para mais detalhes e informações sobre outros assuntos voltados a saúde, dieta e entre outras novidades interessantes, fique ligado aqui no Guia Saudável. Inscreva-se para saber dos lançamentos no seu e-mail!

Deixe seu comentário