Exercício de Alongamento

A busca pelo peso ideal e melhor forma física não é uma preocupação exclusiva dos mais “gordinhos”.

Hoje, com a agitação do dia-a-dia, cultivar hábitos de vida mais saudáveis é fundamental para executarmos nossas atividades rotineiras, o que inclui praticar regularmente atividades físicas com pelo menos algum exercício de alongamento além de adotar uma alimentação equilibrada, ter uma boa auto-estima e dedicar algum tempo para o lazer e descanso. 

Nem todas as pessoas sabem, mas para se alongar não é preciso ir à academia. É possível fazer exercício de alongamento ao se levantar, antes e durante o trabalho, após permanecer muito tempo de pé ou sentado, no carro, assistindo à TV etc., ou seja, em qualquer hora e lugar.

Entretanto, para que se tenha um bom resultado, o ideal é consultar um profissional de educação física, independentemente de a pessoa ser sedentária ou um esportista. Tal orientação faz com que o resultado seja efetivo na busca de maior flexibilidade corporal.

O fato é que exercício de alongamento possui inúmeros benefícios, como ampliar o relaxamento físico e mental, promover a consciência do próprio corpo, reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos) e o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento da irrigação sanguínea local. Além disso, pode ajudar a diminuir a irritabilidade (estresse) e a ansiedade, as dores em articulações e músculos, bem como acelerar a cicatrização óssea após fraturas.

Alguns Alongamentos:


Clicar para aumentar

Se você for sedentário, não será tão fácil alongar no começo, pois sentirá dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e do condicionamento físico, desde que respeitem sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

Alongamentos em 54 Exercicios

Livro – Alongue-se de Bob Anderson–> Consolidando um sucesso de três décadas, esta edição revista, atualizada e ampliada traz novas séries de exercícios – para fazer no escritório, no dia a dia ou antes/depois de praticar esportes.

>>Para mais detalhes e informações sobre esse e outros assuntos voltados a saúde, bem-estar, qualidade de vida entre outras novidades interessantes, fique ligado aqui no Guia Saudável. Inscreva-se para saber dos lançamentos no seu e-mail!

Deixe seu comentário