Benefícios da Farinha de Maracujá

Antes de começar com a farinha de maracujá vamos conhecer a fruta?

O Maracujá é uma fruta tipicamente brasileira, que chegou no Mercado famosa por ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, além de ter propriedades relaxantes, ótimo para quem tem diabetes. Também é possível emagrecer com uso do maracujá, em forma de suco ou farinha, pois ela possui uma substância chamada de Pectina, encontrada em grandes quantidades na parte branquinha da casca.

Nutrientes presentes no maracujá:
Vitamina B3(Niacina) – Atua principalmente na produção de hormônios; Ajuda no controle da ansiedade; Auxilia o crescimento das crianças; Protege as paredes do estômago;
Ferro – Previne a anemia; Aumenta a disposição;
Cálcio – Favorece a contração muscular; Ajuda no fortalecimento de ossos e dentes;
Fósforo – Também favorece o fortalecimento dos ossos; Melhora a memória; Ajuda na oxigenação das células e na circulação.

farinha de maracujá

Farinha de Maracujá

Agora, iremos falar da tão famosa farinha do maracujá que possui muitos outros benefícios que vão além dos nutrientes do que a própria fruta!

Uma curiosidade, apenas duas colheres da farinha de maracujá contêm 74% das fibras que devem ser consumidas em um dia! Impressionante não é mesmo?

Mas não para por ai, ela ajuda no controle do colesterol e na diabetes. Todos os nutrientes citados anteriormente na casca branca do maracujá são preservados na preparação da farinha, o que dá a ele propriedades importantíssimas para a saúde, como por exemplo, reduz os picos de glicemia, ótimo aliado para o controle da glicose em diabetes. Ela não contém glutén, logo os intolerantes não precisaram se preocupar.

A farinha de maracujá possui duas vezes mais potássio que o suco. A recomendação dada por especialistas desse nutriente é de 25g por dia, ou seja, o equivalente a duas colheres de sopa normais. Sua composição está da seguinte forma: 74% de fibras, 3,5% de proteínas, 2% de carboidratos e 1% de gordura, isso baseado em uma dieta de 2.000kcal.

 Além dos já citados, existem outros benefícios?

  • Ajuda no emagrecimento pois ajuda a saciar a fome, isso devido a uma fibra chamada pectina que é insolúvel, que tem como função principal absorvar líquidos e transforma-los em gel, que é capaz de reter o bolo alimentar criado no processo de digestão por mais tempo;
  • A glicose é absorvida lentamente, ajudando no controle da produção do hormônio insulina responsável por causar diabetes;
  • Ajuda no controle das taxas de colesterol e triglicéridios, devido a formação da camada em gel pela substancia pectina, que diminui a absorção do colesterol e também faz com que ele seja eliminado no final do processo da digestão;
  • Auxilia no processo digestivo, por facilitar a passagem do bolo alimentar por todo o intestino grosso, deixando mais rápido o trânsito intestinal;
  • A vitamina B3 protege as paredes do estômago;

Qual a melhor forma para consumo da farinha de maracujá?

O ideal é que ela seja consumida 1 colher de sopa sendo 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar) para promover a sensação de saciedade evitando o exagero ao se alimentar. Mais também pode ser polvilhada ou baitdas com as frutas, dissolvidas em sucos de outros sabores, polvilhada em cima do feijão . Só não é aconselhado leva-la ao fogo, pois ela pode perder algumas vitaminas e nutrientes além alterar seu sabor. 

Existe algum tipo de contraindicação?

Foram realizados diversos estudos e não existe nenhuma contraindicação para seu uso, porém ser o consumo for realizado por gestantes, lactantes ou crianças precisa ser acompanhado de um médico.

E se for consumida em excesso?

Devido a quantidade de fibras presentes em sua composição, o seu consumo excessivo pode causar problemas no fígado, diarreia, vômitos e distensão abdominal.

Onde eu encontro a farinha de maracujá?

Muito fácil, em lojas de produtos naturais ou até mesmo em supermercados, ou pela Internet, mas compre sempre em lojas confiáveis. Se caso quiser fazer em casa, veja só como é simples:

  • Coloque seis maracuja de molho durante 15 minutos com uma colher de sopa de água sanitária diluída em 1 litro de água,
  • Lave em água corrente e retire a polpa,
  • Separe bem a parte branca da casca,
  • Corte-as em tiras e coloque no forno por 30 minutos,
  • Ao esfriar, bata no liquidificador ou triturador até virar farinha,
  • Penere e guarde em um recipiente que seja bem vedado,
  • Use-o por 3 meses.

Nosso site Guia Saudável indica várias formas de obtenção do que precisamos para uma vida saudável, é só nos acompanhar inscrevendo (“Cadastre-se”) nas nossas matérias sobre Alimentação Saudável, Bem-Estar e Qualidade de Vida!

Uma Responsta para Benefícios da Farinha de Maracujá

  1. Nunca experimentei a farinha de maracujá, mas como parece não ter contra-indicações e parece ser fácil de incluir na alimentação, é definitivamente uma opção a ter em linha de conta.

Deixe seu comentário