Frutas Vermelhas

Estão entre as que mais fazem bem à saúde.

Elas são ricas em antioxidantes, minerais, vitaminas e não são nada calóricas.
O ideal é consumir as que sejam orgânicas, já que também estão entre os vegetais em que mais se faz uso de agrotóxicos.

Conheça todos os benefícios que esses alimentos pouco calóricos trazem

Um dos principais benefícios do morango, da amora, da framboesa, da cereja, da uva (roxa), do mirtilo e do açaí vem justamente do pigmento roxo-avermelhado. Trata-se de um remédio natural contra o envelhecimento e a morte das células.
Por isso, previne contra o câncer e contra doenças do coração.

Para a flora intestinal: Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas; substância que tem o poder de regular o peristaltismo intestinal•, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.
Para a Memória: Estimulam a memória a fisetina, flavonoide presente nessas frutinhas, em especial no morango, estimula área do cérebro responsável pela memória de longo prazo e o protege de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Essas frutinhas vermelhas podem ser utilizadas como ingrediente para um monte de receitas, desde bebidas como também geleias e tortas. O ideal é que sejam ingeridas “in natura” para serem aproveitada o máximo delas pois usar em receitas pode destruir as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a vitamina C.frutas vermelhas

Algumas frutas vermelhas e suas propriedades:

– Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos.

– Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal.

– Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.

– Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

– Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.

Leia também: Frutas vermelhas (berries) devem ser consumidas in natura

Fontes consultadas: 
–> MidiaNews-Frutas Vermelhas

>>Para obter mais detalhes e informações sobre esse e outros assuntos voltados a saúde, bem-estar, qualidade de vida entre outras novidades, inscreva-se no Guia Saudável

Deixe seu comentário