Gengibre, uma raiz forte

Você sabe o que o gengibre pode te oferecer?

O gengibre possui uma substância comumente chamada de gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na proteção do organismo contra bactérias e contra os fungos. Essa substância, o gingerol, é responsável pelo sabor picante marcante.

O gengibre é muito rico em substâncias que ativam o metabolismo aumentando a queima de gordura corporal, essas substâncias são chamadas de termogênicas. Possui em sua composição a vitamina B6.

Essa raiz, o gengibre, é referência no tratamento ou auxílio de problemas como enjoo, indigestão, naúseas seja ela causada por tratamentos ou por qualquer outro motivo, perda de apetite e auxilia na digestão. A substância presente no gengibre, o gingerol, é utilizado na fabricação de laxantes, antiácidos e antigases.

A raiz também auxilia no combate ao mau hálito e até mesmo a ressaca. Já o óleo, que é extraído direto do vegetal, também é utilizado no tratamento de queimaduras.

A planta é inserida na fabricação de xaropes devido sua ação antibiótica e anti-inflamatória.

Já o chá, pode ajudar no aumento de consumo de líquidos e ajudando na eliminação de toxinas no corpo.o gengibre

Para quem não conhece vamos apresentar os principais benefícios dessa raiz de origem asiática:

  • O gengibre é um ótimo estimulante de apetite, por isso se anda comendo pouco, sem apetite, utilize-o antes das principais refeições. O ideal é utilizar uma raspinha, em torno de 1,5cm antes de cada refeição;
  • A assimilação dos nutrientes é potencializada pelo uso do gengibre;
  • É um importante descongestionante natural;
  • Se você está com náuseas ou enjoo, mastigue um pouquinho de gengibre com um pouco de mel que passa na hora;
  • Problemas com gases? O gengibre te ajuda na eliminação da flatulência;
  • E com as cólicas? São poucas as mulheres que hoje em dia não sofrem com as “famosas” cólicas. Mais até nisso o gengibre ajuda, mastigue um pouquinho de gengibre misturado com um pouco de azeite;
  • E as dores nas articulações? Lembra que o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias podem aliviar todas as suas dores;
  • O chá de gengibre auxilia para alívio das dores de garganta e o entupimento das vias aéreas. O chá ainda possui um delicioso sabor; 

Você sabe como consumir gengibre?

Com o gengibre não existe restrições, ele pode ser consumido cru, em forma de chá, como óleo nas refeições ou em conserva. Ainda pode ser usado em bebidas e nos alimentos em geral para aumentar o sabor dos alimentos.

Chá

Faça uma infusão com raspas grossas de pedaços bem frescos do gengibre, coloque-as de molho por aproximadamente 30 minutos, acrescente água e leve o gengibre ao fogo por mais 30 minutos e está pronto seu chá.

É um ótimo aliado no combate à gripe, resfriado e tosse, muito comum nos tempos mais frios. É ótimo para quem precisa relaxar, além de hidratar todo o corpo ajudando na eliminação das toxinas.

Sua ação termogênica auxilia no processo de emagrecimento.

Panela

O gengibre é muito utilizado no preparo de doces e salgados da nossa culinária, sendo utilizado desidratado, em conversa, fresco ou cristalizado.

o gengibreSucos

Suas propriedades com ação anti-inflamatória auxiliam no processo de eliminação das toxinas. A disposição aumenta consideravelmente além de melhorar a aparência da pele. O intestino também agradece o uso do gengibre pois auxilia em seu funcionamento.

Para que o suco tem um sabor mais acentuado, bata no liquidificador, o gengibre com abacaxi e hortelã ou pode ser com cascas de limão. 

O gengibre é uma planta herbácea, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, é Mangarataia. Wikipédia

Fonte: Medicina Chinesa – Benefícios do Gengibre
Leia também: 
Chá de Gengibre

5 Respostas para Gengibre, uma raiz forte

  1. ivo jose de oliveira. disse:

    Muito importante as informcoes.

    • guiasaudavel disse:

      Obrigado Ivo! Acompanhe nosso site e inscreva para receber aviso sobre os lançamentos no site.

  2. José Carlos de Andrade Silva disse:

    gostei de saber os efeitos do alho e geginbre

Deixe seu comentário