Goji Berry e seus Segredos

Os segredos que a Ásia nos revela através do Goji Berry 

Uma das novidades mais recentes em alimentação saudável é o superalimento goji berry (LYCIUM BARBARUM). A fruta é chamada assim por conter mais nutrientes do que outros alimentos da mesma categoria. Seus benefícios vão desde prevenção de doenças até ajuda no emagrecimento. Ela é encontrada facilmente no Sul da Ásia, em países como China, Tibet e Índia. O goji berry é uma fruta que dificilmente é encontrada fresca aqui no Brasil, precisa ser importada, a versão desidratada e em extrato pode ser comprada muito facilmente nas lojas de produtos naturais.

O maior atrativo da fruta é a quantidade de vitamina C, que pode chegar a ser 50 vezes maior do que a da laranja, por exemplo. A vantagem é que a vitamina ajuda a melhorar a imunidade e a diminuir a formação de radicais livres, além de dar uma energia a mais no dia a dia. Além disso, estudos afirmam que o consumo de vitamina C ajuda a queimar gordura.

goji berry

Os ácidos graxos e as vitaminas do complexo B presentes na fruta ajudam a diminuir o LDL, conhecido como colesterol ruim e no equilíbrio hormonal. Já a vitamina A é boa para a pele e para os olhos, protegendo e prevenindo doenças futuras.O goji berry também é rico em flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares e inflamatórias. Ainda não há unanimidade entre pesquisadores quanto aos reais resultados da fruta no tratamento de doenças, mas a ingestão de goji berry, assim como de outros alimentos saudáveis, atua na prevenção das doenças.

Outro ponto que ainda não foi confirmado é o valor calórico do fruto, há quem diga que é muito calórico e há quem diga que tem poucas calorias, de uma maneira ou outra, o goji berry sozinho não traz saciedade pois seria preciso consumir uma grande quantidade para se satisfazer, mas associado a outros alimentos, pode inibir o apetite, porque contém fibras e baixo índice glicêmico, ajudando quem quer emagrecer a não comer besteiras entre as refeições.

Atenção: Ainda não foi confirmado por nenhum estudo é se a Goji Berry possui efeito emagrecedor, o que já foi comprovado é que ela possui efeito de um potente estimulante, o que ajuda a ter disposição na prática de exercícios físicos, o que consequentemente, levará ao emagrecimento em algum momento.

O consumo recomendado para que os nutrientes tenham efeito é de 15 a 45 gramas ou 120 ml de suco da fruta por dia.

Outros benefícios da Goji Berry

  • Por ser rica em polissacarídeos, a absorção de patógenos intestinais fica impedida;
  • Como já tinha sido dito antes, é um potente estimulante, o que ajuda a aumentar os níveis de energia do nosso corpo além de melhor nossa concentração. Ótimo para quem tem rotinas exaustivas de estudo;
  • Auxilia no controle da fadiga e do estresse;
  • Suas propriedades antioxidantes ajudam à prevenir problemas cardiovasculares e/ou diabetes;
  • A alegria e bom humor está diretamente ligada ao consumo dessa frutinha, pois ela possui triptofano, um precursor de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. 

goji berryBem é claro que você encontrará vários assuntos voltados ao Goji Berry na internet. Fizemos aqui uma resenha desse produto asiático até famoso, por aparecer na tevê e tudo, mas tenha cautela ao usar produtos estimulantes porque você não sabe como seu organismo possa reagir e dizem os cientistas que faltam muitas referências sobre o produto. Então use com cautela ou melhor consulte algum especialista de sua confiança.

Autoria e consultas: Aline Augusto Mesquita (Web Designer, especialista em Tecnologia da Informação, redatora e criadora de artigos, treinamentos e apresentações)

Leia Também: Wikipédia // Globo Reporter // Consumo de Goji Berrye os efeitos sobre hemograma e Bem-Estar em mulheres 

Deixe seu comentário