O que você não sabia sobre a Graviola

A graviola é uma fruta tipicamente brasileira, muito encontrada na região nordeste do país, na região sudeste ela é muito encontrada em forma de polpa congelada. Seu sabor é levemente cítrico e um pouco cremoso, ela pertence a família das amoras. Seu consumo pode ser feito da fruta in natura ou em sucos. Até mesmo o perfume da graviola é aproveitado para aromatizar sorvetes.

A graviola além de deliciosa é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, seus benefícios são inúmeros e incontáveis para a saúde.  Para quem está fazendo dieta, uma boa pedida é a graviola pois ela possui apenas 70kcal em 100g.

Ela é rica em fibras alimentares que ajuda a saciar a fome e em carboidratos. É uma ótima fonte natural de magnésio, cálcio, fósforo, sódio e potássio, além das vitaminas B e C.

Graviola – O que você não sabia

Pode parecer mentira ou mais um dos falsos artigos espalhados na Internet, porém é verdade. Estudos recentes mostram que a graviola ajuda a reduzir os níveis dos receptores do crescimento epidérmico, o que impede o desenvolvimento das células cancerígenas. Ele contém acetogeninas, que possui substâncias que combatem as células causadoras do câncer. Inibe a produção de nicotinamida nas células cancerígenas.

Apesar de ser uma descoberta fantástica, não é correto afirmar que a Graviola previne a ocorrência de câncer, ela inibe a produção das células causadoras do câncer, isso quer dizer que ela reduz as chances da ocorrência do câncer, mesmo assim ainda existe o risco. Por isso, não deixe o acompanhamento médico anual de lado, faça os exames e mantenha uma alimentação saudável.graviola

Como perder peso com a graviola

A graviola fornece uma boa carga de nutrientes além de ter baixa caloria, por ser rico em fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, logo você não sentirá necessidade de comer muito, conseguirá aos poucos mudando a alimentação e reduzindo a quantidade ingerida.

Não pense que apenas a polpa pode ser utilizada, as folhas da graviola também são utilizadas para fazer chá, que também ajuda no emagrecimento, pois ela possui ação diurética. Perder peso com graviola nunca foi tão fácil além de saboroso. No verão, você pode fazer sacolé (dim-dim) de graviola com adoçante, fica uma delicia refrescante.

Benefícios para pele

Devido a presença abundante de Vitamina C na graviola, ela é ótima para a pele pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo, deixando sua pele macia e suave como uma seda. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, você pode dar adeus as acnes, espinhas e furúnculos. Sua pele demorará um pouco mais para sentir os efeitos do envelhecimento devido as propriedades antioxidantes.

Conclusão

O sabor característico da graviola é levemente azedo e a polpa é fibrosa, fonte de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas C e do complexo B, além de potássio e fósforo. Seu uso terapêutico inclui desde o chá das folhas para facilitar o emagrecimento e a digestão, combater gases, insônia e enxaqueca até a trituração das sementes, que contêm substâncias que agem contra vermes. Procure comer em quantidades razoáveis; consumir muito dessa fruta pode causar o desenvolvimento de problemas neurológicos.

Leia Mais: Tua Saúde/Graviola

 

Deixe seu comentário