Índice Glicêmico, seus Benefícios e Classificações

O que é Índice Glicêmico

Índice Glicêmico (IG) é uma forma de medir os níveis de glicose após o consumo de carboidratos. A glicose é um termo médico que significa açúcar, que é produzido a partir de ingestão de carboidratos.

Por força do corpo e da mente, os carboidratos são componentes necessários para dar ao corpo o combustível que necessitamos para enfrentar cada novo dia, mas é fácil de ultrapassar a ingestão de carboidratos, e como tantos outros vícios, muitos carboidratos acabarão por levar a desafios físicos, com toda a certeza a obesidade. Portanto, é importante gerenciar o consumo de carboidratos para manter o IG controlado e o açúcar no sangue em níveis moderados.

Deve notar-se que os carboidratos são uma parte necessária e importante de qualquer dieta e não devem ser descartados, mas, consumida com praticidade.

Para manter o corpo funcionando de forma ideal, os níveis de glicose no sangue devem ser levados em consideração. Mas é claro que quando a maioria das pessoas vão se alimentar que eles não estejam considerando os níveis de IG, mas é importante manter em mente, ao planejar as refeições, os níveis de açúcar nos alimentos consumidos, pois é o que sinaliza o pâncreas a liberar insulina. E esse trabalho do pâncreas, liberar insulina para níveis de açúcar no sangue, não excedam os níveis normais.

Nos excessos esses níveis poderão trazer problemas de saúde reais começando a aparecer danos renais, resultando em diabetes tipo 2, que poderiam, eventualmente, levar a danos permanentes nos olhos e nervos e amputação de membros.

Ninguém, é claro, especialmente os jovens, consideram os riscos de envelhecer, mas as pessoas devem procurar ser mais conscientes e preocupantes de sua saúde em sua juventude. Isso pode significar a diferença quando por sua vez, em uma realidade saudável na meia-idade e na 3ª idade.índice glicêmico

A importância de manter os níveis de IG estacionário

É, portanto importante, o mais cedo possível, levar em consideração os níveis de IG. Aprofunde esses testes junto a um profissional de saúde, para a real influência sobre os níveis de açúcar no sangue.

Notícias sobre o assunto têm sido consistentemente feito ao longo dos anos para educar o público sobre a manutenção da dieta. As pessoas estão mais conscientes do que nunca que uma dieta rica em gordura saudáveis e carboidratos tem sido associada a uma série de condições médicas.

Exemplos de Impacto alimentares

A ingestão de carboidratos e IG andam de mãos dadas, mas nem todos os carboidratos têm o mesmo efeito e são únicos quando se trata de medição, e embora as pessoas possam não querer acreditar que é verdade que há uma diferença quando se trata de uma fatia de pão de trigo integral contra uma fatia de pão branco liso: ambas as partes iguais quantidades de amido, mas o amido do pão branco quando discriminadas pelo sistema digestivo libera mais amido, transformando-se em mais açúcar do que todo o pão. Por isso, o pâncreas tem que trabalhar mais para manter os níveis de açúcar do que seria se a mesma pessoa tivesse feito a escolha de trigo integral em vez do branco.

Usando o exemplo acima simples para medir IG, diferentes alimentos, como pão de trigo branco e integral, divididos em diferentes seções, uma vez digerida. Neste caso, seria justo dizer que alimentos integrais têm um valor IG mais baixo do que aqueles feitos de farinha branca processada.

Quanto menor o nível IG, mais fácil é para o pâncreas a manter os níveis de açúcar baixo, no sangue. O que com o tempo se não for mantido baixo mas, de forma consistente alta pode sobrecarregar o pâncreas e mais uma vez pode levar a problemas de saúde devastadores na sua vida, mais tarde.

É justo supor que os alimentos que são menos processados terão um IG mais baixo do que os alimentos que são “altamente processados”, como muitos dos alimentos são de que temos a tendência de exagerar. Se você tende a evitar alimentos que têm as palavras “grão integral” ou “natural” como uma parte de sua descrição, você poderá rever seus conceitos.

Sua dieta será melhor e menos estresse colocará em qualquer dos seus órgãos, especialmente aqueles que trabalham duro como o pâncreas e os rins e menor a chance de decadência, no futuro.

Veja a classificação do Índice Glicêmico na nossa página clicando aqui.

 

Deixe seu comentário