Benefícios do Jiló

Saiba que o jiló é um fruto, não um legume, e bastante amargo, mas além de ter essa característica forte ele tem tantos benefícios que as pessoas, talvez, até desconheçam. Possui baixo valor calórico e seu gosto amargo é um excelente remédio para nosso sistema digestivo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, combate o mau hálito, previne a pressão arterial além de eliminar as substâncias antioxidantes do corpo.

Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.

Jiló – Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência.

jilóFonte de carboidratos, proteínas, minerais como cálcio, fósforo e ferro, pode-se ainda encontrar no fruto certa quantidade de vitaminas A, C e as do complexo B como a B5. O Cálcio, Fósforo e o Ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue. Já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso entre outros.

Para que suas propriedades não se percam é preciso cozinhá-lo sempre no vapor ou em pouca água, mas se preferir poderá prepará-lo frito. Outras formas de consumir é na forma de farofa, somente duas colheres de sopa já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo. Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor.

Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol gordura ruim seja aderido. “É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração”, defendem os nutricionistas.

Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo e sua dificuldade de engolir, precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana, que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável.

Vale a pena experimentar e adicionar na alimentação aliando os benefícios do jiló para o corpo juntamente com uma dieta equilibrada. Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal indicam os nutricionistas!

jiló

“Jiló” – Solanum gilo

Descrição : Planta da família das Solanaceae. Também conhecida como giló.

Propriedades medicinais: digestivo, hepática.

Indicações: colesterol, diabete, diarreia, febre, fígado (problemas hepáticos e dispepsia biliar), gripe, intestino, pelagra, resfriado, úlcera na boca.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação de um especialista ou nutricionista.

Fontes: Jiló  // Benefícios do Jiló

80 Respostas para Benefícios do Jiló

  1. Queilandia pereira disse:

    Eu gosto e como com freqüência.

  2. Dalva disse:

    Amarguinho mas muito saudável!!!

  3. CONCEIÇÃO N. DE ALELUIA SANTOS disse:

    Tomei conhecimento das propriedades do jiló e vou introduzir na minha dieta, pois, tenho gastrite, e espero que esse fruto faça uma faxina no meu estômago.

  4. Só tenho a dizer que esta pagina é ótima,meus parabéns pela iniciativa e o esclarecimento.

    • guiasaudavel disse:

      Agradecemos, isso dá satisfação de que conseguimos atingir nosso objetivo e informar mais a você e a todos com novos artigos!

  5. bene disse:

    adoro amargo dele delicia

  6. Adorei a pesquisa,me favoreceu bastante,era exatamente que preciso saber sobre o jiló.Tenho colesterol alto e gordura no fígado.Já gosto muito,agora vou usá-lo com mais frequência.

    uma receita saborosa:corta alguns jilós em rodelas,tempere com vinagre,alho e cebola batida,acrescenta azeite e saboreie,um excelente tira gostos.

    • guiasaudavel disse:

      Agradecemos sua participação, contamos com mais presença para novas dicas, isso incentiva a criarmos mais assuntos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida! Seu tira gosto é bem legal, tem amigos que gostaram!!

  7. Sandra Caldas disse:

    Batido com limão diminui o amargo, dá para beber de “careta”. Ao comprar, prefira os meio maduros, dá para cortar em fatias(rodelas) fininhas e comer com a salada, fica com sabor parecido com peixe.

  8. Gostaria de saber se o jiló sem a casca, confere os mesmos efeitos. Obrigada!

  9. Valeria disse:

    Me disseram que se tomar jilo com limão 3 vezes ao dia ajuda a emagrecer, será?

    • guiasaudavel disse:

      Esse tipo de consulta você pode estar fazendo para uma nutricionista para poder acompanhar os efeitos posteriores!

    • ana lúcia disse:

      sim…emagrece sim e não precisa tomar 3 x no dia…1 vez já é o suficiente…eu tomo duas horas antes do jantar…tomei durante 6 dias e eliminei 2 quilos…1 jiló + 1 limão + 200 ml água geladinha, bater liquidificador…,não coar e tomar…eu já me acostumei, só o primeiro copo foi ruim, depois só alegria…

  10. guiasaudavel disse:

    Pessoal
    Se quiser retirar o amargor do jiló, corte-o em 4 partes e deixe de molho em água com sal por cerca de 15 minutos antes de cozinhar.
    Pode ser consumido com ou sem casca. Quando tirar a casca, ela deve ser a mais fina possível, para evitar a perda de valor nutritivo, para isso o ideal é utilizar um descascador de legumes bem afiado.

  11. Izauro disse:

    Izauro – tomo todos os dias suco de jiló com limão, acrecento 5 folhas de hortelã, salsa, couve e um dente de alho. Fica ótimo

  12. Maria tereza disse:

    Gostei muito,pois aprecio o jilo e nao sabia se tratar de um fruto,tao poderoso!

  13. Andressa disse:

    tem colesterol não Munto alto gostei de ver os comentários sobre o jiló vou usar na melhor forma possível

  14. Jo disse:

    Tenho colite ucerativa o jiló faz bem?

  15. Alberto A disse:

    Já fiz até dieta de jiló. Como até sem sal. Delícia.

  16. Adorooo jiló e nem acho tão amargo assim. Faço refogado com alho e pouca água, fica uma delícia até o caldinho. 🙂

  17. VAnessa disse:

    Uma delicia…. acabei de preparar. Gilo refogado com pouca água, 3 claras de ovo e file de frango… fiquei satisfeita apesar de nao ter arroz no meu prato. o gilo tira a ansiedade. Me seinti satisfeita.

  18. Ticiane disse:

    Já era fã dele sem saber dos benefícios e agora que li essa matéria,gosta muito mais.

  19. valdirene disse:

    tomo o suco de jiló com limão !!

  20. elaine disse:

    Adoro jiló, cozido no arroz, farofa dele, e refogado com tomate, e depois colocar cheiro verde, humm td de bom.

  21. Michelle disse:

    Vi que podemos bater com limão e tomar o suco alguém já fez

  22. Ane Douetts disse:

    Eu já gosto de jiló de qualquer jeito ,agora sabendo dos benefícios,virei mas fã ainda!

  23. Judith disse:

    Não sei se vou obter respostas aqui, mas vi um post em outro site que tomar o suco de um gilo cru junto com um limão e um copo d’água batido bem no liquidificador ajuda na perda de peso, seria verdade isso?

    • guiasaudavel disse:

      Como disse a Léa
      Deve ser ruim a bessa, mas vou dizer uma coisa. Bebo couve com gengibre, ninguém merece!!!

  24. Rui Lima disse:

    costumo cotar às rodelas, descascar rodela por rodela e fritar em azeite de oliveira (Galo) juntamente com umas rodelas finas de tomate e de cebola e um dente de alho picado. Nunca senti esse amargo de que tanto falam, rs…

    • guiasaudavel disse:

      Rui,
      Não é recomendável fritar o azeite pois vira óleo comum, satura!
      Procura fazer o refogado com óleo mesmo, bem pouquinho ou manteiga (da boa) e depois pode regar o azeite para que você também consuma as suas propriedades.
      Azeite você encontra aqui no Guia Saudável: http://wp.me/p5T1GY-4N

  25. Léa disse:

    Não sei se da resultado, giló batido no ligudificafor com limão ,mas já faz quase uma semana que estou tomando todos os dias em jejum.

    • guiasaudavel disse:

      Deve ser ruim a bessa, mas vou dizer uma coisa. Bebo couve com gengibre, ninguém merece!!!

    • Marilda do socorro garajau disse:

      E ótimo. Da sim resultado estou fazendo e ta me sendo de grande valia. Continue e Vera como cuida de sua saude

  26. Léa disse:

    Estou tomando também viu ,giló com limão,não sei dos resultados comecei faz pouco tempo.alguem sabe?

  27. Arthur disse:

    Adorei saber mas sobre o
    Jilo vai sim entra no meu cardápio.

  28. Dryka disse:

    Adoro jiló, n consumo com muita frequência pois na minha cidade é raro.. ms tô sempre a procura e agora sabendo dos benefícios vou a caça…(risos)

  29. Sempre tenho na minha horta e amo come lo crú!

  30. maria madalena faye britto disse:

    Eu amo jiló. Sempre gostei. Eu gosto muito de coisas amargas. Não gosto de doce. Como o jiló só cozido na água e sal sempre. Agora que li suas propriedades benéficas é que vou usá-lo mais.

  31. Marcia disse:

    Gosto de cuidar da minha saúde e por sou grata em participar com vocês obrigada

  32. Isa Lopes disse:

    Ja como o jilo a um tempo cru na salada.mas cozido nunca experimentei.ele em fatias finas com limao e sal junto com a salada e uma delicia.amarga bem menos.amei a pagina e esepcional.Deus lhes motive cada dia mais a continuar dando essas orientacoes maravilhosas..

  33. Manoel da lapa santos de jesus disse:

    uso sempre o jilo com gengibre e limao batido no liquidificador

  34. JÉSSYCA disse:

    Eu como jiló todos os dias, eu gosto muito!
    Mas como ele de um modo diferente …
    Gosto dele cru e sem tempero, cortado em rodelas bem fininhas junto com a comida.
    Hummmmmm , muito bom!
    Hoje resolvi ler sobre o jiló , pq como com frequência , e fiquei preocupada .
    Estou surpresas com tantas coisas boas que ele me oferece!
    Obrigada pela informação 🙂

  35. Luciano Vieira Bispo disse:

    Eu faço sopa de jilo com repolho, depois bato no liquidificador e na hora de comer coloco azeite extra virgem por cima,fica uma delicia !!!!

  36. DOUGLAS disse:

    BOA NOITE ME FALARAM QUE CORTAR ELE NAS DUAS PONTAS E BATER NO LIQUIDIFICADOR MISTURAR A AGUA E BEBER UMA PORÇAO TODOS OS DIAS AJUDA MUITO ALGUEM SABE ME DIZER SE A RECEITA E ESTA MESMO

    • Clara disse:

      suco de um gilo cru junto com um limão e um copo d’água batido no liquidificador ajuda na perda de peso

  37. joaõ lima canuto disse:

    boa tarde eo esto imniciando o uso do jilo ja esta fazendo efeto vo emidica para otras pesoas usares obrigado

  38. Izaní Giglio Moreno disse:

    Acabei e inventar um patê de jiló.Cozinhe-o uns 2′ na panela depressão. Depois bata-o no liquidificador (aos poucos,pois chega a parar a liquidificação, e não sei porquê) com a própria água do cozimento. Peneire-o para tirar a casca e as sementes. À parte, amasse um boa fatia de ricota c/ uma lata pequena de sardinha. Misture tudo, e tempere com sal e azeite a vontade. Comi com uma torrada. Gostei. Ao invés da sardinha. da próxima vez vou experimentar com alho.

  39. cristiane disse:

    A jiló.como todos oa dias.almoço e jantar!!!

  40. Paulo Sérgio da Silva rocha disse:

    Gostoso demais

  41. Karol KaH disse:

    Jiló sem cozir não fica amargo eu como cru ou em saladas o gosto amargo dele é liberado quando esquenta.

    • guiasaudavel disse:

      De qualquer forma é ótimo, não? Participe inscrevendo para receber outros novos assuntos que lançamos!

  42. Ana mendes disse:

    Delicioso gosto muito de verduras amargas igual radite gilo almeirão.
    Matéria

    • guiasaudavel disse:

      É, realmente as verduras e legumes amargos são muito saudáveis! Obrigado pela sua colaboração e participe inscrevendo para receber outros novos assuntos que lançamos!

  43. Gosto muito preparo (inteiros) apenas na água com pouquíssimo sal e coloco azeite.

  44. maria cristina disse:

    gilo e otimo meu organismo adora meu entestino preso se ajusta cometamente adoro giló

  45. Gilka Maciel disse:

    Gosto muito de jiló. Tenho preparado numa grelha de ferro; corto em rodelas finas, e coloco na grelha quente…fica muito bom.

  46. Bry disse:

    Como jiló 2 a 3 x por semana,cru em fatias com molho shoyu ,fica muito bom!! É um excelente remédio para estomago e figado,diabéticos são muito beneficiados com essa fruta.

  47. Rute disse:

    Amo jiló. E qto mais amargo ainda é melhor. Como com a casca se torma mais amargo.

  48. Simoni Ap. Guadanhim da Silva disse:

    Amo jiló, aprendi a apreciar o sabor ainda na infância,apresentado por minha finada avó, uma mineira que fazia maravilhas em seu fogão a lenha, inclusive o jiló de várias maneiras.

    • Adooooroo jiló. Como todo dia, cozido no vapor com azeite por cima, e refogado com temperos verdes humm é uma delícia. Todos estão de parabéns, pois devemos cuidar de nossa alimentação o melhor possível.Bjs

  49. MARIA AURILENE HOLANDA disse:

    Olá,posso comer o jiló brabo?

  50. Joana Servin disse:

    Gosto muito de jiló por isso quis saber seus benefícios, faço sempre com picadinho de carne ou coloco p cozinhar junto com arroz eu aproveito sempre a casca já acostumei a comer e não acho amargo , em casa todos gostamos , fiquei satisfeita em saber que é bom para reduzir colesterol , amei as informações sobre o jiló. obrigado muito interessante.

  51. Mari disse:

    Realmente após eu ter incluído o jiló na minha dieta tenho percebido todos os benefícios mencionados , a saciedade foi o que mais percebi, eu ja gostava de jiló agora gosto mais ainda .adorei o artigo

  52. Joadsn disse:

    É eu gosto do jiló e cru

  53. eu ammmmmmo jiló. como 2 a 3 vezes por semana. Obrigada por todas essa informações

  54. Levi Celestino de Souza disse:

    Valeu estou com gordura no figado em pequena quantidade disse o médico e eu adoro gilo

  55. Sempre amei jiló, adoro plantar no meu quintal e comer!

    Amo mesmo!

Deixe seu comentário