Má Digestão, Como Melhorar

Sua saúde digestiva é diretamente afetada pelos alimentos que você come e seu estilo de vida. Ao seguir dicas para melhorar a digestão, você estará melhorando sua saúde como um todo, a sensação de bem-estar e melhorar sua qualidade de vida.

Você sofre de desafios gastrointestinais? Estamos falando de gases, flatulência, diarreia, constipação e às vezes até a náusea. Talvez você tenha até mesmo se perguntado se tem uma doença inflamatória intestinal ou um distúrbio digestivo.

Problemas de estômago são comuns. São tão comuns que os consumidores de remédios digestivos gastam muita grana por ano. Esses remédios muitas vezes causam mais problemas do que solucionam e o alívio é apenas temporário. A boa notícia é que existem algumas coisas que pode fazer para melhorar a digestão.

Má Digestão – Coisas simples para melhorar:

má-digestao1. Tomar iogurte

Iogurte contém probióticos. Estes são micro-organismos, bactérias, que são úteis para a digestão. Seu estômago está cheio de milhares de milhões destas bactérias saudáveis. Infelizmente, o stress, o meio ambiente, e uma dieta não tão saudável pode matar essas bactérias boas e dar espaço para os maus. Isso causa problemas irritando esse aparelho digestivo. Saiba escolher o produto! Comer um iogurte todos os dias pode ajudar a manter os níveis de bactérias boas altas. Outras fontes de probióticos são encontrados na forma de leite fermentado, pó ou cápsulas. Procure produtos com essa característica as palavras “ao vivo” ou “ativo” no pacote. Há dois grupos principais de probióticos: Lactobacillus e Bifidobacterium. Cada grupo tem diferentes espécies, e cada espécie tem diferentes estirpes.  

2. Beber água

O processo digestivo necessita de água para ajudar a digerir e absorver alimentos. Se você não tem água suficiente em seu estômago, em seguida, seu corpo vai puxar a água de suas células. Claro, há um limite para o quanto ele pode puxar de suas células. Se você manter-se hidratado, em seguida, o seu sistema digestivo pode efetivamente transportar alimentos através de seu corpo, absorver nutrientes e eliminar resíduos de forma eficiente. Água não é suficiente e você vai sofrer de constipação e/ou diarréia. Beba água com com uns pingos de limão (não é ácida, informe-se) caso sinta algum mal estar. 

3. Mova Seu Corpo 

Um estilo de vida sedentário envia sinais para o seu corpo que ele não precisa de muita energia. Assim, a digestão fica mais lenta. Além disso, sentar-se não apenas facilitar a circulação adequada através de seus intestinos. Você não tem que correr uma maratona todos os dias para ter um sistema saudável. Basta fazer uma boa caminhada e  30 minutos de alongamentos todos os dias.

4. Coma melhor

Tente reduzir o sal, açúcar e gordura de sua dieta. Isto é, realizado através da substituição de fast food por alimentos naturais, vegetais ou com substâncias integrais. Substituir biscoitos por uma maçã e você tem mais fibra e menos sal, gordura e açúcar. Substitua seu pão normal por pão integral ou por aveia em flocos, ou suco de frutas batido, e terá mais fibras e nutrientes e menos calorias.

A fibra ajuda o seu sistema digestivo se manter saudável. Os alimentos processados são embalados com conservantes e acidulantes que causam inflamação no seu revestimento digestivo. Reduzi-las é melhorar a saúde do seu intestino.

Por fim, parar de fumar e se esforcem para não beber. Reduzir o stress e sorrir mais. Às vezes, o caminho para uma melhor digestão e uma saúde digestiva é tão simples como cuidar de sua aparência ou do seu corpo.

Mostramos alguns toques a qual se pode melhorar sua qualidade de vida, sabemos que isso pode ser somente uma pequena solução, por isso procure sempre informação de um especialista caso tenha maiores complicações.

No Guia Saudável  você encontra muitas outras informações a respeito de educação alimentar e como fazermos para ter um melhor direcionamento sobre nossa saúde nos artigos relacionados. Cadastre-se e avisaremos sobre novas dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, diretamente no seu e-mail. 

Deixe seu comentário