Maçã e Seus Benefícios

Maçã: aliada contra o acúmulo de gordura. Pesquisa afirma que substância encontrada na casca da fruta pode afastar a obesidade

Sendo essa fruta de baixa caloria, rica em fibras e substâncias antioxidantes, ela atua beneficamente na nossa saúde na redução de doenças. E esse benefício aumenta quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas.

Maçã e seus BenefíciosVamos explicar melhor esses benefícios!

Controla e reduz o colesterol; Reduz riscos de inúmeros cânceres; Ação antioxidante; Fonte de fibra; Tem baixa caloria; é rica em pectina; e mais reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre; resumindo:

Consumir uma maçã por dia contribui para a saúde do coração. Pesquisadores apontam que os primeiros resultados já podem ser notados em apenas um mês. Um estudo realizado na Ohio State University aponta que ingerir maçãs diariamente pode melhorar a saúde cardíaca de adultos em apenas um mês. A pesquisa mostrou que aqueles que consumiram uma maçã por dia ao longo de quatro semanas diminuíram os níveis de colesterol ruim no sangue em 40%, prevenindo o risco de enrijecimento das artérias e, consequentemente, demais problemas cardíacos.

Muitos estudos foram feitos e analisou os efeitos incríveis contra o LDL com apenas uma maçã por dia durante quatro semanas”. Segundo esses estudos, os efeitos da maçã mostraram resultados melhores do que outros alimentos antioxidantes estudados anteriormente, como o chá verde e o tomate.

Outro ponto positivo para a maçã é a presença de frutose, seu açúcar, que é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.

Como você pôde perceber, a maçã é amiga do coração, afastando o risco de doenças cardiovasculares mas, de acordo com alguns especialistas e repetindo o que afirmamos acima, a casca da maçã também deve ser ingerida, pois ela ajuda no combate ao acúmulo de gordura. Isso é possível graças a uma substância chamada de ácido ursólico que está presente nela e que aumenta a quantidade de músculos e de gordura marrom, ambos tecidos que possuem a capacidade de queimar calorias.

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenóis são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer. Leia: O Poder dos Antioxidantes

Além de todos os benefícios que citamos, essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Mas isso não significa abandonar a escova de dente, nem tão pouco o fio dental.

Conclusão: A maçã é tudo de bom! Com uma variedade de tipos, contém quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. Aqui no Brasil as mais consumidas são a Fuji e a Gala. Nas análises entre as duas, a Gala é que melhor apresentou redução do colesterol por impedir, com muita eficácia, a absorção no intestino.

Guia Saudável consultou vários sites sobre a fruta Maçã compilando alguns itens de mais importância e interesse de todos.

Leia Também: Benefícios da Maçã para a saúde

 

2 Respostas para Maçã e Seus Benefícios

  1. Muito show esse artigo, ja adicionei no meus favoritos!

    antt!!

Deixe seu comentário