Benefícios do Mamão

Por que incluir o mamão na dieta?

Incluir frutas diversas na dieta diária pode parecer algo difícil para algumas pessoas, mas os benefícios são imensos e valem a pena. Uma prova disso e um bom exemplo é o mamão, um fruto que pode ser encontrado durante todo o ano e pode ser aproveitado de diversas formas: in natura, em vitaminas, em sucos ou em sobremesas.

O mamão apresenta a frutose como principal carboidrato, que é mais saudável do que a tradicional sacarose (açúcar branco). Ele ainda possui fibras solúveis e, mesmo docinho, previne diabetes e obesidade.

Além de rico em carboidratos e fibras solúveis, o mamão é uma fruta que se destaca nutricionalmente como fonte de betacaroteno, potássio e vitamina C. O betacaroteno é precursor da vitamina A no organismo e colabora para manter uma boa visão e cicatrização. Já o potássio presente evita câimbras e dores musculares, especialmente para praticantes de atividades físicas.

A quantidade de vitamina C presente no mamão (~70mg/100g da fruta) atinge a necessidade diária de um adulto saudável, possui efeito antioxidante e colabora para uma melhor resposta imunológica. O mamão possui ainda uma enzima chamada papaína, que colabora para a digestão dos alimentos e o bom funcionamento do intestino.benefícios do mamão

Como incorporar o mamão na dieta?

O mamão pode ser consumido uma vez ao dia, em uma porção média de 100g. Fatiado ou picado, ele é uma ótima opção para o café da manhã ou lanches e pode ser consumido puro, em suco ou com iogurte e cereais.

Confira algumas dicas de consumo e preparo.

– Não faça riscos no mamão verde com a intenção de que ele amadureça mais rápido, pois isso abre uma porta de entrada para micro-organismos. Enrole o mamão em um jornal e deixe-o em um ambiente fresco até o amadurecimento desejado. Lave-o antes de cortar e mantenha-o em geladeira depois de cortado.

– Congele pedaços (cubos) de mamão e use-os para fazer sucos ou vitaminas, combinados com outras frutas.

– As cascas do mamão, em boas condições e bem higienizadas, podem ser cortadas e utilizadas em sucos.

Mamão formosa e papaiabenefícios do mamão

Em supermercados ou em feiras, os tipos mais comuns e consumidos do mamão são o papaya e o formosa, que são muito parecidos nutricionalmente, mas possuem diferenças muitas vezes significativas nos preços, sendo o papaya considerado mais caro.

Algumas pessoas não gostam de comprar o mamão formosa por ele ser grande e por estragar muito rápido. Assim, a dica de congelar ele picado ajuda bastante. Além disso, às vezes o papaya está mais docinho. Porém, se a pessoa souber escolher, o mamão formosa é muito saboroso também.

 

Artigo escrito pela Dra. Betânia de Andrade Monteiro é doutora em Alimentos e Nutrição (UNESP/Araraquara) e demais especialidades nas áreas de saúde e alimentação.
Atua como nutricionista clínica (Clínica Abboud/Franca) e pratica consultorias na área de Nutrição para empresas (Franca, SP e região).

Leia também: Os 10 Benefícios do Mamão para saúde

 

Deixe seu comentário