Mitos sobre o leite

Quem nunca escutou a avó dizer que leite engorda ou que em excesso pode fazer mal à saúde? Muitas crenças populares circulam a cabeça de várias pessoas no que se refere ao leite, pensamos nisso, hoje vamos esclarecer os mitos populares para o consumo do leite em qualquer uma das suas formas de apresentação não seja um mistério para você.

Mitos sobre o leite:

  1. Leite orgânico é mais seguro para consumo do que o leite normal.

Não existe nenhum que seja mais ou menos seguro para consumo, os dois são seguros para consumo. A diferença é o que o leite orgânico não possui hormônios ou antibióticos oriundos da alimentação das vacas. A alimentação das vacas também está livre de fertilizantes. Logo, o leite orgânico é mais puro e ajuda na preservação do meio ambiente. Por outro lado, o leite normal, passa por diversos testes de qualidade que atestam sua qualidade para consumo seguro. Aqui no Brasil é estabelecidas regras rígidas de segurança para garantir que o leite comercializado esteja livre de resíduos que prejudiquem nosso organismo. Por isso, é considerado seguro tanto a versão convencional quanto a orgânica.

 

  1. Leite desnatado é livre de colesterol

Todos os alimentos que possuem origem animal possuem colesterol. O leite desnatado possui uma quantidade reduzida de colesterol por se ter menos acumulo de gordura no geral. Logo, ele possui menos colesterol que o leite semidesnatado e que o leite integral.

mitos sobre o leite

 

  1. Ingestão de leite causa pedra nos rins

A formação de cálculo renal está diretamente ligada ao consumo de cálcio que é um mineral presente de forma abundante no leite e em todos os seus derivados. O excesso de cálcio no organismo fica depositado principalmente nos rins ocasionando o cálculo renal.

Porém, torna-se mito visto que reduzir a ingestão de cálcio não irá evitar a formação de cálculos renais. Existem estudos que comprovam que a ingestão de cálcio, auxilia na proteção dos rins, evitando a formação de cálculos renais.

 

  1. Leite desnatado é leite integral com água

O leite desnatado é uma versão do leite integral que possui menos gordura saturada e menos colesterol. Não existe acréscimo de água, apesar da sua aparência indicar o contrário. Não existe redução de nutrientes na versão desnatada.

Alguns estudos comprovam que a versão desnatada possui até mais cálcio que a versão integral. O que é ótimo para quem possui problemas ósseos, como osteoporose.

 

  1. Quem é intolerante à lactose precisa evitar todos os tipos de laticínios

A intolerância à lactose possui variação de caso para caso, podendo ser apresentado por uma forma mais agressiva ou por uma forma mais branda. O leite possui uma grande concentração de lactose, logo quem possui intolerância não conseguirá consumir leite, já os laticínios, possuem uma concentração menor de lactose, tornando – se possível o consumo daqueles que possuem uma forma mais branda de intolerância.

Algumas pessoas não podem consumir leite mas conseguem consumir bem laticínios. O correto é seguir corretamente uma orientação médica.

Há muito mais sobre o leite em várias consultas na internet. Aqui preferimos somente indicar alguns mitos sobre esse produto muito consumido!

Fonte de vitaminas, proteínas, minerais e cálcio, o leite é um alimento essencial em todas as fases da vida. É por isso que o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras organizações internacionais recomendam três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base do líquido. Leia mais em “Leite: Mitos” e veja esse vídeo do Márcio Atalaia. 

 

Deixe seu comentário