Nabo e seus Benefícios

Conhecido como purificador do sangue, o nabo é um alimento que tem sido amplamente consumido por quem busca o emagrecimento de maneira saudável. O nabo pode ser considerado da família da couve e “primo” do brócolis. Por este motivo, ele atua na eliminação de toxinas pelo corpo e isso faz com que ele iniba o crescimento de tumores, sendo considerado um alimento “anti-câncer”.

Benefícios do Nabo

Outras função importante do nabo: ser anti-inflamatório, atuando diretamente no controle do colesterol atuando também no controle dos níveis de folato no corpo.

O folato é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, também conhecida como ácido fólico ou folacina. É muito importante durante a gravidez, sendo necessária ser reposta em muitos casos de gravidez por estarem presentes em menor quantidade do que a necessária no organismo.

nabo

Tipos de Nabo

O nabo pode ser consumido por completo e todas as suas partes apresentam substâncias importantes para a manutenção do organismo. Entre elas estão:

  • Raiz – A raiz do nabo possui alta concentração de vitamina C. A vitamina C é importante, pois auxilia no controle da imunidade do organismo.
  • Folhas – As folhas são os principais repositórios de nutrientes do nabo. A folha do nabo possui um fitonutriente bastante complexo. Este fitonutriente é capaz de estimular a ação antioxidante do alimento, oferecendo proteção às células, mas principalmente, combatendo os radicais livres. Nas folhas também é possível encontrar:
    • Vitamina K
    • Vitamina E
    • Vitamina A
    • Vitamina C
    • Betacaroteno
    • Manganês
    • Ômega 3

O nabo está incluído no grupo de alimentos que são considerados alimentos de calorias negativas. Portanto, consumi-lo pode ser uma ótima pedida para sua dieta uma vez que ele ajudará seu corpo a queimar mais caloria do que consome.

Além de todas essas propriedades, o nabo, como já dito, é considerado um “purificador do sangue”. Isso se deve ao fato de que ele tem importante papel na eliminação de toxinas pelo corpo quando consumido. Eliminar toxinas pelo corpo é importante, pois além de impedir a formação de tumores no futuro, impede também a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço a curto prazo.

naboEficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.

O nabo é um alimento de gosto um pouco amargo, o que faz com que muitas pessoas não gostem de incluí-lo na dieta, porém, se combinado com os alimentos e condimentos corretos, se torna um saboroso alimento. Uma boa opção de consumo é cortar fatias finas e consumir junto a uma sala de folhas diversas. O tempero fica por conta de azeite, limão e uma pitada de sal.

O nabo é amplamente apreciado em diferentes lugares do mundo. Por aqui, o nabo, além de ser um ótimo alimento, sempre foi amplamente apreciado nos trocadilhos, a maioria bem infame!

Há uma variedade de nabos que poderemos estar consultando nesse catálogo da Horto/Sementes.

Esse artigo tem autoria e consultas: Aline Augusto Mesquita (Web Designer, programadora, redatora e criadora de artigos, treinamentos e apresentações) complementos consultados pelo Guia Saudável.

 

15 Respostas para Nabo e seus Benefícios

  1. DINALVA disse:

    Pesquisando sobe acido fólico, ( o nabo tem grande concentração)

    • guiasaudavel disse:

      Bom pro cérebro, gestantes e pro coração. Conhecida como vitamina B9. Atenção O preparo dos alimentos que contenham ácido fólico deve ser criterioso, pois cerca de 50 a 95% é oxidado (reage com o oxigênio) e destruído quando o alimento é cozido ou processado!!!

  2. Andreza carnevalli da Silva disse:

    Me falaram pra bater um copo d água com uma rodela d nabo e tomar em jejum pra pedra no rim… É aconselhável… obg

    • guiasaudavel disse:

      Acreditamos que você deva consultar uma nutricionista, é mais recomendável pois não sabemos suas condições de saúde!

  3. Adorei conhecei sobre o versátil e rico nabo. Será que o rabanete tem qualidades semelhantes? Obrigada.

  4. como nabo ralado, misturo couve picada, cenoura e beterraba ralados, azeite e orégano.
    para melhorar, filé de peito de frango grelhado ou peixe

  5. Cida Machado disse:

    Amo nabo.Sempre comi.Agora que estou de dieta …..mais ainda.Ralado na salada é maravilhoso!

  6. Cida Machado disse:

    Sempre comi como salada. Agora de dieta mais ainda. Adoro ate puro.

  7. Darci Lucini disse:

    Sou Médico Veterinário curioso em relação a tratamentos com produtos naturais. Indiquei nabo branco para renite alérgica e muitos resolveram o problema em definitivo. Se alguém tiver interesse posso orientar a manipulação e uso.

  8. Maria da Glória Menezes S e Silva disse:

    Adoro todos os legumes e verduras, mas o nabo tem um sabor especial, foi importante saber sobre os seus benefícios, obrigada.maria

  9. Ricardo A Bagli D´Andrea disse:

    Uma farmacêutica homeopata, me indicou nabo, pra artrose, desinchar, diminuição de dores nas articulações, realmente está dando certo.

  10. jose honorio ferreira disse:

    tomo suco de nabo batido com maça.é anti-flamatório?

    • guiasaudavel disse:

      O nabo não é bem um anti-inflamatório mas ajuda muito no sistema imunológico pelos antioxidantes que tem. Agora a mistura com a maçã desconhecemos se é anti-inflamatório, ok?

Deixe seu comentário