Nutrientes Essenciais que não podem faltar

Pode ser até difícil de obter alguns nutrientes essenciais na nossa nutrição por mais que tentemos. Grande parte de nossas calorias vêm mesmo de junk food, ou de alimentos refinados e industrializados. Mesmo se formos cuidadosos sobre o que comemos e se esforçarmos para comer alimentos que são ricos em nutrientes, pode estar faltando algum essencial que pode as vezes afetar a saúde e bem-estar.

Agora vem a boa notícia que alguns especialistas/nutricionistas apresentam em várias dicas de alguns ajustes em nossa dieta que podem fazer toda a diferença. Aqui apresentaremos algumas que podemos encontrar com mais facilidade.

Vitamina D

Em todo o mundo a grande maioria das pessoas são deficientes em vitamina D. É uma vitamina essencial na medida em que não só ajuda a prevenir a perda de massa óssea, como também protege contra muitas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas e diabetes. A maneira mais fácil de se obter vitamina D é ficar algum tempo no sol. Por algum tempo, não é saudável para a pele.

Também podemos obter a vitamina D comendo peixes gordos (ricos em vitaminas lipossolúveis como a vitamina A, D, E e K, e contêm elevadas teores de iodo) e produtos lácteos enriquecidos. Para saber se você está com nível baixo só sob consulta médica para verificação da dosagem. Eles serão capazes de guiá-lo para que você saiba se alguma suplementação é necessária. Não complemente sem consultar um médico. O excesso de vitamina D pode causar problemas de saúde.

nutrientesPotássio

De acordo com estudos, 90% das pessoas não recebem o suficiente de potássio em suas dietas. Você precisa de 4700 mg por dia. Pode ser encontrado em bananas, brócolos, abóbora e batata doce, juntamente com uma grande variedade de outras hortaliças. O potássio é essencial para a função celular e saúde de seus tecidos e órgãos. Ele ajuda a controlar a pressão arterial e pode ajudar a reduzir os riscos de um acidente vascular cerebral. Ele também pode ajudar a prevenir a dor muscular e câimbras após os treinos.

Os sais minerais assim como o potássio, temos também o ferro, o fósforo, o magnésio, o cálcio, o flúor, o cloro, o sódio, o zinco, o iodo, etc., são encontrados abundantemente em vegetais de folhas verdes, nas cascas de grãos e vegetais, nos grãos, nos cogumelos, nos frutos e nas algas.

Cálcio

A quantidade de cálcio que você precisa depende em grande parte de sua idade, sexo, genética e nível de atividade. De acordo com a RDA (recomendações nutricionais), as mulheres 19 a 50 devem receber 1.000 miligramas de cálcio por dia. Depois de 50 anos de idade, as mulheres devem obter 1.200 miligramas. Homens adultos devem receber 1.000 miligramas de cálcio por dia e 1.200 miligramas após 70 anos.

 O cálcio é encontrado em produtos lácteos enriquecidos principalmente. Ela pode ser encontrada em vegetais de folhas escuras e alguns peixes. A maioria das pessoas ficam aquém das recomendações, porque eles não comem o suficiente laticínios ou alimentos enriquecidos. Pode valer a pena conversar com seu médico sobre suplementação. No entanto, como outras vitaminas é importante não tomar muito cálcio, pois pode causar problemas de saúde.

Vitamina B12

A B12 é mais encontradas em quantidades suficientes para a nossa nutrição em alimentos de origem animal.
Inúmeros estudos demonstram que vegetarianos têm níveis sanguíneos mais baixos de B12. Um estudo na Índia com 15.000 pessoas, quase todas vegetarianas demonstrou que 54 % tinham baixas concentrações sanguíneas de B12. Se você é vegetariano, principalmente se é vegano, não dê mole para a B12. A melhor opção é mesmo os suplementos ou alimentos enriquecidos com B12 (leite de soja, cereais).
Se pesquisar por B12 na internet encontraremos muitas informações mais detalhadas.

Não esqueçamos da Água que é o elemento mais abundante do nosso corpo, fundamental e sempre esquecido. Representa 60% do nosso peso corporal, mantém a temperatura corpórea, transporta nutrientes para as células e como solvente retira metabólicos nocivos (álcool, gordura em excesso, substâncias toxicas) do nosso corpo. A água está presente em praticamente todas as nossas funções vitais, e também não fornece energia ou calorias. O ideal é o consumo de pelo menos -2 l ao dia.

Como tem pessoas que  escolhem nutrientes pela alimentação por suplementos alimentares, esse procedimento é injustificado. Na maioria das vezes, a alimentação diária dá conta do recado. Mas falaremos sobre Suplementos Alimentares em outra ocasião.

Estes são apenas alguns nutrientes essenciais que podem estar faltando em sua dieta. Consulte, faça exames periódicos com especialista e o ideal é mantermos sempre uma dieta variada e nutritiva, tente adicionar frutas e vegetais para sua dieta, eles são a melhor fonte de nutrientes essenciais que você pode encontrar.

Fontes / Consultas – Nutrientes Essenciais // 5 Nutrientes Essenciais

No Guia Saudável  encontraremos muitas outras informações a respeito de outros artigos relacionados a saúde e bem-estar. Cadastre-se e receba novas dicas, diretamente no seu e-mail.  

3 Respostas para Nutrientes Essenciais que não podem faltar

  1. Pabblo disse:

    Ótimo artigo ! Parabéns!

Deixe seu comentário