Pepino e seus Benefícios

Pepino é o quarto vegetal mais cultivado na Índia e pertence à família das cucurbitáceas. É basicamente originado no norte da Índia e precisa de uma zona temperada para o seu crescimento.

O pepino é basicamente considerado como um alimento saudável, uma vez que é baixo em calorias, nenhum teor de gordura presente e excelente fonte de vitaminas e minerais e de propriedades como alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.

Benefícios do Pepino

Reidrata o corpo

– Pepino contém 96% de teor de água. Ele é mais nutritivo e saudável do que a água potável normal. Ele ajuda a manter nosso corpo hidratado durante os verões quentes, equilibrando o teor de água no nosso corpo. É também utilizado para a erradicação e exterminar as toxinas presentes no nosso organismo.

Alto teor de água proporciona relaxamento para o corpo e a mente também. O pepino cumpre a exigência de várias vitaminas que nosso corpo necessita em um único dia. Ele nutre o nosso corpo com vitamina A, vitamina B e vitamina C e com algum conteúdo de magnésio também. Proporciona efeito refrescante no sol escaldante e mantém nosso corpo distante de problemas de desidratação.pepino (2)

Ajuda na diabetes e controla a pressão arterial

– Suco de pepino é muito rico em magnésio, potássio, silício e enxofre. A presença de todos estes minerais ajuda muito na regulação da pressão arterial e manutenção da temperatura corporal. Sumo de pepino consiste em hormona que é necessária para a produção de insulina pelas células do pâncreas, que por sua vez se verificou ser benéfico para os pacientes diabéticos.

Pepino também contém um composto chamado de esteróis, que ajuda a reduzir o nível de colesterol no organismo. Sabe-se ser altamente benéfico para os pacientes diabéticos se consumidos diariamente. A presença de manganês mineral torna muito útil em fornecer imunidade contra diabetes e problemas de pressão arterial.

Remove dor nas articulações

– Dor nas articulações, o próprio termo dá uma ideia da dor que é insuportável. Pepino como sabemos, é uma fonte muito rica de silício. Assim, a presença de alto teor de silicone ajuda na remoção de dores articulares e fortalecem os nossos tecidos conjuntivos presentes nas articulações, em grande medida.

Ele é uma excelente fonte de várias vitaminas como a vitamina A, B1, B6 ou magnésio e potássio, ajuda na redução dos níveis de úrico no corpo, especialmente quando misturado com sumo de cenoura.

O consumo regular de suco de pepino também ajuda na dissolução de cálculos renais ou infecções da bexiga. É, indiretamente, no funcionamento dos rins, eliminando os resíduos através da urina a partir do corpo. Ele também ajuda a digestão de proteínas, em certa medida.

Assim, a ingestão de pepino ajuda a reduzir e eliminar a dor nas articulações e proporciona relaxamento. A presença de ácido fólico ajuda a fazer isto como um medicamento para tratar a gota e reumatismo.

Benéfico para os dentes e gengivas 

– Suco de pepino prova ser altamente benéfico na cura de dentes e problemas de gengiva. Muita pessoa agora sofre por doenças da gengiva devido ao alto consumo de chocolates. Então, o suco do pepino é geralmente usado para equilibrar o dano causado por chocolates. Ele é altamente eficaz na prevenção de doenças dentárias e também aumenta a ingestão de saliva no corpo.

O pepino também ajuda a neutralizar os ácidos e as bases presentes na cavidade oral, contém fibra dietética que fornece massagem para os dentes e gengivas. Assim, a ingestão regular de pepino em forma de salada fornece alta imunidade a seus dentes contra várias doenças dentárias. É utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.pepino

Ajuda a digestão e perda de peso

– O pepino é uma dieta ideal para aqueles que querem perder o seu peso devido ao alto teor de água e de baixa caloria. O elevado teor de água e fibras presente no pepino ajuda na remoção e reduzindo as toxinas do sistema digestivo. Se consumir pepino diariamente, age como o melhor remédio para a constipação crônica. O consumo diário de suco de pepino ajuda na cura de várias doenças digestivas, como acidez, gastrite e úlceras.

Ele atua como um medicamento contra o problema de prisão de ventre. Além de ser altamente eficaz na eliminação de toxinas do corpo, ajuda na redução para baixo os níveis de colesterol, devido à presença de esteróis composto. É altamente nutritivo para aqueles que querem perder peso, uma vez que não tem qualquer teor de gordura nele.

Por fim, conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde geral do seu corpo, muitas vezes referido como um superalimenta, os pepinos são muitas vezes pulverizados com pesticidas, por isso é importante comprar orgânico, ou melhor, ainda, cultivá-los você mesmo, para conseguir todos benefícios desejados.

Pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus).

No Guia Saudável  encontraremos muitas outras informações a respeito de outros artigos relacionados a saúde e bem-estar. Cadastre-se e receba novas dicas, diretamente no seu e-mail. 

2 Respostas para Pepino e seus Benefícios

  1. Muito boa essa matéria

    • guiasaudavel disse:

      Agradecemos sua observação e esperamos que se identifique com as nossas outras matérias também!

Deixe seu comentário