Pimentão e seus Benefícios

O pimentão é definitivamente um “legume” com personalidade. Apesar da sua cor variada, todos pertencem à mesma planta, cientificamente conhecida como “Capsicum Annuum”.

A sua intensidade sensorial não dá lugar a meios termos: ou se gosta ou não. Dotado de um sabor intenso, é notado até quando presente em quantidades irrisórias. O pimentão tem assim a capacidade de dar corpo e alma a pratos com pouca chama sem ser necessário recorrer ao sal e à gordura.
Não é só a nível de sabor que o pimentão é capaz de nos fazer reagir. Rico em capsaicina, é capaz de estimular a produção de hormônios como a adrenalina e, desse modo, aumentar o nosso metabolismo (e por consequência as calorias que despendemos).pimentão

Além de que parece existir uma capacidade extra deste composto na diminuição da nossa ingestão energética, no aumento de oxidação de gordura e na diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos. E não é só…

O Pimentão protege contra os radicais livres

São ricos em alguns dos nutrientes mais importantes para o organismo. Por exemplo, são ricos em vitamina C (o pimentão é mais rico em vitamina C que a laranja) e vitamina A (através da sua concentração de carotenoides, como betacaroteno), dois antioxidantes muito poderosos. Estes antioxidantes trabalham juntos para neutralizar de maneira efetiva os radicais livres, que podem viajar através do corpo causando danos consequentes nas células. Leia sobre Antioxidantes.

Ao fornecer esses dois poderosos destruidores de radicais livres, o pimentão pode ajudar a prevenir ou reduzir alguns dos sintomas destas condições por aliviar a fonte do problema. Para além de ser rico em fito químicos, o pimentão também fornece uma boa quantidade de fibra.

pimentãoO Pimentão reduz o risco de doenças cardiovasculares

O pimentão também contém vitamina B6 e ácido fólico. Estas duas vitaminas do complexo B são muito importantes para reduzir os níveis elevados de homocisteína, (um aminoácido que é tão ou mais destruidor que o colesterol).

Para além de fornecer vitaminas, que convertem a homocisteína noutras moléculas benéficas, o pimentão fornece também fibras que ajudam a baixar os níveis de colesterol alto, outro fator de risco para ataques cardíacos e derrames.

O Pimentão ajuda a proteger contra o câncer

Sabemos que os radicais livres causam danos às células e inflamação crônica, fatores de risco comumente associados ao desenvolvimento do câncer. Parece que os fito nutrientes no pimentão são uma ótima maneira de reduzir esse risco por serem ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que são essenciais para a prevenção do câncer.

Conclusão

Vimos que o pimentão é ótimo para o sistema cardiovascular e um antioxidante natural. Pobre em calorias, é por isso indicado para dietas de emagrecimento. A ingestão regular do pimentão ajuda a eliminar vermes intestinais e protege a mucosa gástrica.

Além de ser rico com duas vitaminas que são essenciais para a saúde dos olhos – “C” e “A”. E um excelente reforço no sistema imunológico – “B6”.

Com a chegada do Verão, os pimentões conjugam-se bastante com sardinha assada, saladas e outras preparações por norma saudáveis que não menosprezam o seu tremendo potencial antioxidante.

Leia também: Os 7 Benefícios do Pimentão para Saúde

Uma Responsta para Pimentão e seus Benefícios

  1. dalton disse:

    O pimentão realmente seu sabor é realmente intenso, e não são todas as pessoas que gostam, eu particularmente gosto. parabéns pelo artigo!

Deixe seu comentário