Propriedades do Mel

As Incríveis Propriedades do Mel

Uma colher de açúcar pode fazer mal para sua saúde, no entanto, trocar uma colher de açúcar por uma de mel pode ser um santo remédio.

Esse líquido dourado já é conhecido da humanidade desde 8.000 anos atrás e, desde então, tem sido usado como alimento e medicamentos.

Para você ter uma ideia, o mel tem sido usado para curar feridas em campo de batalha, curar problemas estomacais e nutrir a pele das mulheres egípcias. Além de ser muito saboroso, o mel tem uma mistura de açúcar, enzimas, vitaminas e aminoácidos que o diferencia de todos os outros adoçantes.propriedades do mel

Benefícios de saúde surpreendentes de mel

Você não precisa comprar o mel mais caro do mercado para desfrutar de alguns dos poderes curativos deste alimento – apenas certifique-se que o produto não possui muitos conservantes ou corantes, afinal, quanto mais escuro, mais antioxidantes possui o mel.

Vamos dar uma olhada no que este delicioso adoçante pode fazer para a nossa saúde:

Alivia a Dor de Garganta e a Tosse

Quando você está gripado ou resfriado, ter um pouco de mel ao seu lado pode ser de grande ajuda, afinal, um estudo mostrou que 2 colheres de chá de mel é realmente tão eficaz quando um expectorante para tosse.

A Organização Mundial de Saúde listou o mel como um emoliente – uma substância que forma um filme calmante sobre sua boca e garganta para reviver a dor e inflamação, o que que provavelmente vai amenizar a irritação na garganta devido a tosse.

Energético Natural  

Com 17 gramas de carboidratos em uma colher de sopa, a energia que o mel proporciona vem com a vantagem adicional de nutrientes extras – algo que você não entrar em bebidas esportivas convencionais ou refrigerantes.

Estudiosos sobre o alimento recomendam a adição de mel em sua garrafa de água para dar aquela energia extra. Uma colher antes ou depois de seu treino também ajuda no ganho de energia.

Tratar Úlceras Estomacais

Se você já sentiu a queima de uma úlcera de estômago à noite ou depois de comer, você sabe que faria qualquer coisa para a dor parar. No entanto, a cura pode ser muito mais doce do que qualquer coisa que o médico te receitar – uma colher ou duas de mel aliviam o seu sofrimento.

Médicos recomendam duas colheres de sopa à noite antes de dormir, reduzindo a uma colher quando os sintomas estiverem mais leves. Uma colher de mel misturado com uma colher de vinagre de maçã em um copo de água morna é uma ótima maneira de obter alívio natural da azia.

Reduz Alergias Sazonais

Este é um dos benefícios mais controversos do mel, pois ainda não temos estudos conclusivos sobre a ação do mel contra as alergias. Porém, em um estudo sobre o pólen do mel, descobriram que os pacientes que consumiram mel tiveram uma redução de 60% nos sintomas alérgicos. Segundo os pesquisadores, o mel introduz uma pequena quantidade do alérgenos em nosso organismo, ativando o sistema imunológico contra bactérias e vírus!

 

Esse Artigo foi elaborado e autorizado como guest-post pelos autores do site Segredo Nutritivos

Veja também dos mesmos autores: mel engorda?

 

Deixe seu comentário