Refrigerante – Abandone de Vez

As bebidas gaseificadas já existem há séculos. No século 19 foram adicionados os primeiros sabores com cascas de frutas e bétula. Água gaseificada é a base para todos os refrigerantes hoje.

Vamos resumir aqui o mundo de fatos que envolvem os refrigerantes, refrigerantes dietéticos e outras bebidas gaseificadas. Dentre as variedades de refrigerantes existentes no mercado, os mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, que são ricos em cafeína, também presente em outros alimentos, como chá preto, chá verde, chá mate e chocolate.

Refrigerante é uma bebida com aroma sintetizado de fruta e gás carbônico, dando o aspecto borbulhante e que contêm um punhado de ingredientes como: acidulantes; corantes; estabilizantes; antioxidantes; ácido fosfórico; cafeína e um elevado teor de açúcar ou adoçante.  A cafeína, em diferentes graus, excita o sistema nervoso central e diminui o sono.

refrigerante

Pode-se atrelar o ganho de peso com o fato de que o refrigerante provoca um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue chegam no pico, seu corpo recebe um sinal do seu pâncreas para liberar insulina e estimular suas células para ingerir glicose. Suas células então levarão a uma queda dramática nos níveis de energia de açúcar no sangue. Então você almejará algo açucarado para que o seu corpo possa dissolver rapidamente para lhe fornecer uma fonte de energia rápida. Por isso a vontade de tomar mais nos refrigerantes cola. 

Perda de massa óssea?

O segundo maior risco para beber refrigerante é o risco de perder a densidade óssea. Na verdade, há uma correlação muito forte entre os bebedores de refrigerante e o risco de osteoporose.

Por que o refrigerante causa perda de massa óssea? Médicos e cientistas não estão exatamente certos se ocorre perda óssea com todos os refrigerantes. Eles se basearam que a gaseificação de alguma forma empobrece o tecido ósseo. No entanto, estudos com água gaseificada não mostraram perda de massa óssea.

Somente quando as pessoas bebem refrigerantes de Cola é que experimentam perda significativa da densidade óssea pois o produto contém ácido fosfórico e cafeína. Essa substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, atrapalhando o seu crescimento e formação mas aqueles com cafeína parecem causar mais danos.

Há também pesquisas significativas que ligam os refrigerantes com formação de cáries dentárias. Além disso a acidez contida no refrigerante tiras o esmalte dos dentes e o açúcar ingerido, na sua boca, atrai bactérias e o apodrecimento. 

Estudos concluíram que o consumo de refrigerantes foi associado com um risco maior de desenvolver pedras nos rins. 

Refrigerantes Diet/Light

Ocasionalmente, você ouve que é mais saudável beber refrigerante light ou diet do que beber refrigerante normal.  Há tantos produtos químicos adicionados no refrigerante Light/Diet que você pode estar fazendo a sua saúde mais mal do que bem.

Os efeitos do consumo frequente de refrigerantes light estão sendo bastante estudados. O consumo em excesso traz efeitos negativos para o nosso celebro!

Os cientistas não têm certeza se só refrigerante diet tem culpa pelo aumento do risco de doenças arterial coronariana, acidente vascular cerebral ou se é os hábitos de vida das pessoas beberem, que é a culpa. A maioria das pessoas provavelmente concordam que refrigerante diet ou light não tem um gosto bom o suficiente para valer a pena o risco de desenvolver doenças cardíacas, ter um acidente vascular cerebral, ou adquirir diabetes tipo 2.

Refrigerante – Abandone de Vez


Clicar para aumentar
Beber refrigerantes adoçadas ou aromatizadas com condimentos artificiais e adoçantes é ruim para sua saúde a longo prazo. Tanto diet ou normal, causam ganho de peso, síndrome metabólica e podem levar ao câncer, osteoporose, diabetes tipo 2 e muito mais.

A boa notícia sobre esse processo é que é reversível. Parar de consumir refrigerantes açucarados e produtos industrializados e passar a ingerir sucos e alimentos saudáveis, seu corpo começará a responder. Os seus níveis de açúcar no sangue controlam, você se sentirá melhor e perderá peso.

Aproveitem essas dicas e abandonem o hábito de tomar refrigerantes e substituam por bebidas que são realmente saudáveis para você.

Fonte: Refrigerante e a nossa saúde

Pesquisas realizadas pela Guia Saudável em sites de consultas. Há bem mais detalhes sobre os refrigerantes e seus males, se houver interesse pesquise mais na internet!

Uma Responsta para Refrigerante – Abandone de Vez

  1. […] Fonte: Guia Saudável […]

Deixe seu comentário