Repolho – Informações e Benefícios

Ao planejar uma refeição, o repolho pode não ser a primeira coisa que vem à mente principalmente de alguns chefes de cozinha por não ser um vegetal interessante ou que cause gases por liberar enxofre. 

Apesar de não ser o mais interessante vegetal que existe, mas é embalado com nutrientes e fibras, você verá com surpresa o quanto que se pode fazer com este crucífero frondoso.

Variedades e Cultura

O repolho é da família das Brassicas, que compreende a couve, a couve-flor, os brócolos, a mostarda.

Existem indícios de sua utilização como alimento pelos chineses desde os anos 4000 AC e pelos gregos desde 650 AC.

O repolho originou-se próximo ao mar, exposto ao vento salino. O desenvolvimento de uma camada de cera de proteção e a formação de uma cabeça, com a proteção das folhas internas, foram necessárias à sua sobrevivência e responsáveis pela resistência à seca e ao frio.

repolhoExistem centenas de diferentes tipos de repolhos, sendo estas duas as variedades mais populares:

Verde – Com cabeça densa e folhas externas verdes

Roxo – É semelhante à variedade verde, mas as folhas são vermelhas ou roxas; é muito mais rico em vitaminas C do que os outros.

Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conservação de alimentos frescos.

O chucrute (onde se usa especialmente a variedade Krautman), constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas (não tanto nas mediterrânicas).

Os seus efeitos benéficos são conhecidos na prevenção do câncer e doenças cardíacas, na redução de inflamações e no estímulo do sistema imunológico. Uma porção de repolho (150 gramas) é suficiente.

Repolho é bom para uma alimentação saudável

Teor baixo em gordura saturada e colesterol e é uma boa fonte de fibra. Você está tentando manter um peso saudável? Tente adicionar o repolho em uma salada verde mista. Ele vai ajudar a te dar uma sensação de saciedade, mantê-lo regular, e se encaixa no grupo de zero caloria.

 Uma salada de repolho picado, que tem um sabor de aipo crocante doce é uma ótima receita. Tente também adicionar uma colher de sopa de vinagre de arroz, algumas gotas de óleo de gergelim e algumas sementes de gergelim torradas.

O repolho é usado como refogado, cozido ou em saladas.

repolho

Repolho é uma boa fonte de folato.

O ácido fólico é um dos componentes essenciais do DNA. Para as grávidas ajuda e muito, adicionando repolho à sua dieta ajuda a proteger o bebê de defeitos de nascimento, e também a satisfazer sua barriga sem adicionar calorias desnecessárias.

Receita: Tente cortar um pouco e refogar com outros vegetais coloridos, como cenoura, junto com alho. Esta é uma maneira fácil para usar o produto de um jeito saboroso. Junto com um pouco de quinoa, a gestante desfrutará de uma alta proteína e nutrientes, uma refeição de baixa caloria que é bom para a mamãe e para o bebê também!

Repolho pode ajudar a manter os ossos e corpo saudável

O repolho é uma boa fonte de vitamina C e vitamina K.

A vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e na eliminação de radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

Quantidade suficiente de vitamina K na dieta faz com que o osso fique mais forte, mais saudável e assim atrase a osteoporose.

Comer repolho é como tomar um multivitamínico

Tomar um multivitamínico diário é uma boa ideia, acrescentando à sua dieta o repolho reforça o bom trabalho de sua vitamina, uma boa escolha para sua saúde. Assim como outros vegetais verdes, é uma boa fonte de muitas vitaminas essenciais, como a riboflavina, ácido pantatênico, e tiamina.

 Além disso, é fonte muito natural de eletrólitos e minerais como o cálcio, potássio, fósforo, manganês, ferro e magnésio, que podem ajudar a controlar a frequência cardíaca e pressão arterial.

Roxo

repolhoAntocianina ou antocianidina, são pigmentos naturais responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas, que vão desde o vermelho-alaranjado ao roxo e azul. Sua função é proteger as plantas e frutos contra a luz ultravioleta (UV), e evitar a produção de radicais livres. São encontrados em muitas frutas escuras, além do repolho roxo como: uva, cereja, amora, jabuticaba, morango, etc.
O Repolho Roxo diminui o risco de infarto.

Fonte: WikipédiaBrasil Escola

No Guia Saudável  você encontrará muitas outras informações a respeito de artigos relacionados a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Cadastre-se ao lado e receba, novos lançamentos e assuntos pertinentes a alimentação saudável, tão importantes para nossas vidas.

Deixe seu comentário