Saúde é o que interessa…

“Nossa saúde é nosso bem mais precioso.” (Giovana Guido)

Como diz a famosa frase: “Saúde é o que interessa – o resto não tem pressa!”

Então, é importante que você conheça alguns dos principais inimigos de nossa integridade física e emocional.
Obviamente, existem muito mais do que 12 inimigos, porém, fiz uma seleção bem interessante de alguns que você já pode tomar providências hoje mesmo!

Confira as dicas:

1 – Excesso de exercícios físicos: Sabe-se que praticar cerca de 1 hora de algum esporte por dia melhora nossa saúde de forma geral: fortalece o sistema imune, melhora a disposição e humor, reduz o apetite por guloseimas, mantém o nível de gordura corporal mais baixo, aumenta a autoestima e ajuda no combate a vírus e bactérias, porém, isso não significa que quanto mais exercícios você fizer, melhor será para sua saúde.

Até atletas profissionais possuem um programa de treinamento com escala de descanso para recuperação, caso contrário, o corpo começa a encarar a atividade física como um stress/desgaste (o chamado overtraining) e automaticamente começa a fragilizar o sistema imune, reduzir estoque de vitaminas e alguns minerais, aumenta a chance de lesões articulares e musculares, podendo causar até depressão a longo prazo.

Dica: sempre procure orientação de um educador físico para montar sua planilha de treino e recuperação.

2 – Sedentarismo e/ou baixa frequência nos treinos: Assim como o excesso de exercícios faz mal a falta deles faz muito mal também. Praticar exercícios 1 ou 2x/semana pode ser tão inútil quanto não praticar…

O mínimo necessário seria dia sim/dia não para benefícios como: reduzir percentual de gordura, aumentar a massa muscular, melhorar condicionamento cardiorrespiratório, melhorar bem estar, sono e disposição. Além disso, atletas de final de semana sempre têm maiores chances de lesões e dores musculares muito fortes.

3 – Desidratação: a hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele/unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e rins podem não funcionar corretamente.

Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde. Então tenha certeza que sua ingestão de água por dia é maior que 2 litros para mulheres e 3 litros para homens.

4 – Pessimismo: Todo mundo foge dos pessimistas. Ver sempre o copo meio vazio não só pode arruinar sua vida social como pode também acabar com sua saúde. Parece que quanto mais pessimista uma pessoa é, mais coisas ruins lhe acontecem!

Os pessimistas sofrem mais, pois produzem menos endorfinas e com isso, sentem mais dores, o humor é alterado com frequência, qualquer tipo de recuperação/regeneração é mais demorada e o baixo astral é o carro chefe.

O ideal é procurar tratamento médico ou formas de melhorar o astral no dia-a-dia: assistir comédias, ler bons livros, sair com pessoas engraçadas, se exercitar e tentar ter uma postura mais positiva com a vida.saúde é o que interessa

5 – Dormir pouco e/ou mal: Uma situação que atinge muitas pessoas atualmente! Demorar para dormir, acordar várias vezes à noite, dormir poucas horas… tudo isso desgasta o organismo com o passar das semanas/meses e anos, trazendo efeitos péssimos como: alteração de humor e personalidade, depressão, aumento de gordura e/ou redução drástica de peso, alteração de apetite, ansiedade, nervosismo, envelhecimento precoce do corpo como um todo.

6 – Má alimentação: esse item não é novidade… Você é o que você come e ponto final. Então me diga o que você é caso sua alimentação tenha um monte de fast-foods e produtos não saudáveis? Uma alimentação rica em gorduras, carboidratos simples, sal, açúcar e outros conservantes/corantes começam a denegrir e estragar seu organismo por dentro com o passar dos anos…

O resultado é que, a cada ano que passa, você se torna uma pessoa prejudicada por tantas besteiras, o que reflete em sua aparência, saúde e disposição.

7 – Rancor: Um estudo revelou que ao reviver uma situação em que você foi magoado, pode ter aumento de pressão, dos batimentos cardíacos e da secreção do hormônio cortisol, relacionado ao stress. A tendência é que o organismo direcione a energia gerada pela emoção não trabalhada psicologicamente para o corpo, dizem os psicólogos.

Uma dica: escreva uma carta para a pessoa que o magoou, desabafando todos os sentimentos. Você pode escolher entre enviar ou não enviar. Caso não queira enviar, rasgue a carta como um sinal de ter deixado o rancor para trás – isso irá causar uma sensação de paz e leveza, melhorando seu bem-estar físico e mental.

8 – Microondas Sujo: O grande perigo do microondas é que como as ondas de aquecimento só esquentam os alimentos, as paredes e o prato do micro se mantêm intactos, ou seja, não sofrem aquecimento/esterilização o que aumenta a chance de proliferação de bactérias nocivas.

Estudos analisaram resíduos dos pratos e paredes e encontraram microorganismos muito prejudiciais como salmonela, estafilococos e E.coli. Então, o ideal é que o microondas todo seja sempre higienizado por dentro com água e sabão ou álcool.

9 – Dieta zero carboidratos: no desespero de emagrecer, muitas pessoas excluem praticamente (ou grande parte) das fontes de carboidratos da dieta.

Exagerar na restrição de carboidratos altera o funcionamento básico do metabolismo, o que poderá causar efeitos colaterais como: fadiga, preguiça, sono, stress, mau humor, desânimo, depressão, perda de massa muscular e água, aparecimento de compulsões e ganho de peso rápido com a reintrodução do carboidrato na dieta. Então, cautela: esse não é o caminho mais seguro para uma boa e longa queima de gordura!

10 – Exagerar nas calorias que parecem inofensivas: Isso só fará com que você não tenha regras para se alimentar, bagunce seu metabolismo tenha picos e quedas na energia, além de engordar… Exclua: beliscos, balas, chicletes, refrigerantes, docinhos, bolachinhas, bombons, sucos, cafezinhos, excesso de frutas, pães, etc. tudo isso deverá ser cortado e/ou eliminado da dieta.

11 – Consumo de sal – açúcar e farinha branca diariamente: Estes itens são MEGA prejudiciais à nossa saúde e boa forma. É claro que você pode consumi-los em algum momento de diversão e em um ou outro evento social, porém, deixar que eles façam parte de sua rotina de alimentação, pior ainda, em excesso, é ingerir pequenas doses de veneno dia após dia.

12 – Brigas: As brigas debilitam nosso corpo, causando fadiga física e emocional, tome cuidado… Pare de discutir por qualquer bobagem! No momento do stress, o corpo é inundado pelo hormônio cortisol, que é responsável pelo enfraquecimento de nossas células imunológicas, além de um maior acúmulo de gordura abdominal (forma de proteção ao corpo contra uma ameaça – o stress é visto como uma situação de perigo/ameaça). A pressão arterial também se eleva durante a briga e após o ocorrido, enquanto ficamos remoendo a situação. Então, ao invés de gritar e se alterar, tente resolver seus problemas numa boa, com mais calma.

PS: Dos 12 inimigos, 6 são relacionados com a alimentação, que é o fator mais importante para conseguir aquele corpo que deseja.saúde é o que interessa

Artigo escrito pela Nutricionista Giovana Guido que não poderiamos deixar de postar aqui no Guia Saudável

Então, para que você se informe melhor sobre o que comer, experimente os livros, indicados abaixo, sobre alimentação. Eles poderão mudar sua vida:

>>> Alimentação Fitness Guia para Iniciantes
>>> 100 Receitas Para Aumentar Massa Muscular
>>> Guia de Alimentos e Suplementos Para Ganho de Massa Muscular

>>> Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular

No Guia Saudável  você encontrará muitas outras informações a respeito de artigos relacionados a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Cadastre-se ao lado e receba, novos lançamentos e assuntos pertinentes a alimentação saudável, tão importantes para nossas vidas.

Deixe seu comentário