Saúde do Cérebro

Melhores alimentos e nutrição para a saúde do cérebro

Mesmo já termos falado sobre cérebro (Saúde Mental) aqui apresentamos um resumo de como a nutrição desempenha um papel fundamental na forma como o cérebro funciona.

O cérebro é o condutor central do corpo de um ser humano. Cuidar da saúde do cérebro pode ir um longo caminho para manter a mente ativa e altamente funcionando, especialmente, com a idade.

Você sabia que você pode melhorar diretamente as funções do cérebro, optando por incluir determinados alimentos em sua dieta diária?

Uma boa nutrição é a base de um cérebro saudável. Se você não comer de forma saudável, o seu cérebro simplesmente não vai estar em seu pleno potencial.

A pesquisa mostra que, ao comer direito alguns tipos de alimentos, podem melhorar muito o funcionamento do cérebro e portanto, com isso os nossos pensamentos.saúde do cérebro

Os alimentos que você deve comer diáriamente

Embora seja verdade que seguir uma dieta rigorosa dos tipos certos de alimentos pode aumentar a força do cérebro, é importante entender os itens específicos de alimentos que devem ser consumidos diariamente para esse efeito, e também os seus fins individuais e funções. Esta pequena lista irá fornecer-lhe informações que, por isso, por favor, continue a ler.

Cereais integrais – cereais integrais, incluindo, pão, arroz integral e aveia, são conhecidos para reduzir o risco de doença cardíaca, promovendo o fluxo de sangue suficiente para o coração, o que, por sua vez, facilita esse mesmo fluxo eficiente a todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

Nozes e sementes – nozes e sementes são excelentes fontes de vitamina E e obter altos níveis dessa vitamina em sua dieta corresponde um menor declínio cognitivo com a idade. Comer pelo menos 30g de avelãs, amêndoas, nozes, castanhas, sementes de girassol, gergelim, linhaça, manteiga de amendoim puro, tahine ou manteiga de amêndoa é recomendado.

Amoras – Houve numerosos estudos que encontraram que amoras tem efeitos muito positivos no cérebro. Os resultados destes estudos são surpreendentes. Se você comer amoras todos os dias, é provável você ver um aumento na memória e habilidades motoras. Vários estudos em animais mostraram que o mirtilo (blueberries) ajuda a proteger o cérebro de estresse oxidativo – reduz os riscos de desenvolver doenças relacionadas à idade, tais como, a demência e Alzheimer.

Abacates – Abacates contêm quantidades elevadas de gordura monoinsaturada que facilita o fluxo de sangue saudável por todo o corpo, o qual, inclui o cérebro. Eles também ajudar a diminuir a pressão sanguínea, o que reduz o risco de hipertensão, que é conhecido por ser um contribuinte para um declínio na capacidade cognitiva. Os especialistas recomendam a ingestão diária de 1/4 a 1/2 de um abacate para benefício nutricional ideal.

Peixes – Comer peixes de águas profundas ajudam o funcionamento do cérebro, porque eles são carregados com ácidos graxos (Ômega-3. Estes ácidos melhoram significativamente o pensamento e compreensão. Os peixes ricos em Ômega-3 são: salmão, atum pirabebe (peixe voador), cavala e sardinha, carregados com nutrientes essenciais para uma mente saudável. Especialistas recomendam o consumo de peixe pelo menos 3 vezes por semana. Eles também são pobres em gorduras e calorias e por isso são proteínas perfeitas para controle do peso saudável.

Chocolate Amargo – O chocolate amargo contém antioxidantes poderosos e vários estimulantes naturais, tais como, a cafeína que melhoram o foco e a concentração. O chocolate escuro também estimula a produção de endorfinas que melhoram o humor. Os especialistas recomendam apenas 25 a 40 gramas (1 a 2 gominhos da barra), uma vez que é melhor com moderação. (Leia: Chocolate Amargo)

saúde do cérebroO cérebro e a conexão do corpo saudável

Há uma grande correlação entre a saúde do cérebro e do corpo e como os dois realmente andam de mãos dadas. O cérebro é responsável por todas as coisas que seu corpo faz. Quando você come os alimentos adequados, você está mantendo tanto a sua mente e o corpo com uma saúde ideal.

Se você não tem comido direito durante anos, ainda há uma chance de virar o jogo. Se você optar por alimentos saudáveis, tais como, os listados acima, você pode melhorar a sua função cerebral, e também melhorar a sua saúde em geral. Muitas pessoas sugerem que à medida que envelhecem fica mais difícil de corrigir, isso não é inteiramente verdade.

Uma das maneiras que as pessoas mais velhas, com tratamento de Alzheimer é através do exercício e comer direito. Apenas fazendo essas coisas simples que começarão a ver uma mudança no seu processo de memória e pensamento.

Apenas lembre-se, quanto mais cedo você começar a comer direito, mais cedo você verá os resultados!

Leia mais: Abordamos diversos assuntos sobre comportamento, mente, ansiedade e demais no nosso site

Deixe seu comentário