Sucos Desintoxicantes

Sucos Desintoxicantes

Os sucos desintoxicantes como de frutas, brotos, legumes e hortaliças ganharam espaço cada vez maior como alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária. Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.

São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade.

Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células. Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus. Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional. Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos. Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de: 1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição.

Fácil de Consumir

Sucos DesintoxicantesNa centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar. 2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna. 3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame. 4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato. Os sucos desintoxicantes podem ser preparados no liquidificador, na centrífuga ou nos dois. Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que não é praxe colocar muita água nas indicações de preparo, evitando diluições. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.

Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura. Acreditamos que o uso do liquidificador + centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Deixem as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. Assim acrescente no liquidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate. O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são “quebradas” e interfere menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Conclusão

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, principalmente aquelas onde entram mais legumes e folhas, recomendamos acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, como também a maçã e a fantástica cenoura. Lembrar, porém de não exagerar no número de ingredientes ou então o sabor ficará sem muita identidade. Para que não percam seus efeitos terapêuticos, É FUNDAMENTAL que os sucos desintoxicantes sejam preparados com alimentos frescos, maduros e crus, CONSUMIDOS IMEDIATAMENTE APÓS SEU PREPARO.

Escrito por Conceição Trucom – Autora do livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaude
Reprodução permitida desde que citada a fonte. link: Doce Limão

Leia também: Sucos naturais, fonte de saúde e beleza para todo seu corpo

Deixe seu comentário