Taioba e seus Benefícios

Os alimentos naturais são nossos maiores aliados para uma alimentação rica em nutrientes, como as verduras em folhas, pois contém baixo nível calórico e alto nível nutricional. Além disso, garantem sensação de saciedade, pois são ricas em fibrasUma dessas verduras em folhas, que é uma excelente aliada a esse processo, é a Taioba

Uma dieta rica em nutrientes, como deve ser em uma reeducação alimentar, é rica em alimentos como frutas, legumes, vegetais e o nosso site Guia Saudável tem dito, ao longo de sua existência, sobre a importância de diversas verduras e a Taioba não poderia ficar de fora pela sua importância na nossa alimentação saudável!

taiobaPoucos conhecem, pois é uma verdura tipicamente mineira e muitos sequer chegam a conhecê-la. Seu sabor se assemelha ao do espinafre, porém é um pouco mais suave. Ela é feita como outras verduras em folhas que são refogadas, como o almeirão, mostarda, couve, etc.

A taioba é composta por diversos nutrientes. Entre os nutrientes que compõe esta verdura tão nutritiva estão:

  • Vitamina A

Responsável pelo controle do ciclo visual no organismo. Sua falta pode causar diversos problemas entre eles: cegueira noturna, dores de cabeça, dores nos olhos entre outros problemas mais;

  • Vitamina B

Atua diretamente no sistema neurológico. Sua falta pode causar: cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão, tontura, entre outros sintomas;

  • Vitamina C

Ela atua como fator importante para regular a imunidade no organismo e também como combatente ao stress. A carência de vitamina C pode causar: baixa imunidade, hemorragias e dificuldade nos processos de cicatrização;

  • Cálcio

Possui importante papel na formação de ossos e dentes. A falta de cálcio no organismo pode causar osteoporose;

  • Ferro

É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo. A falta de ferro no organismo pode causar anemia, podendo chegar até à leucemia;

  • Fósforo

De importante papel no organismo, o fósforo auxilia o cálcio na formação de ossos e dentes fortalecendo-os. Além disso, participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo.

taiobaCom todas essas substâncias, a taioba torna-se um alimento importante para a nutrição humana. Além disso, ela pode substituir o consumo de alguns alimentos por conter quantidades significativas de diversas substâncias, tornando-a um alimento mais completo. Portanto, se você quer ter uma alimentação saudável, mas não gosta de um ou outro alimento, experimente a taioba. Além de saborosa é um alimento extremamente nutritivo, é claro tem que procurar muito!

A realidade das hortaliças  (por Jaime Gesisky)

É uma pena que a Taioba como muitas outras espécies de hortaliças esteja sumindo da nossa mesa, dos quintais e das feiras pelo Brasil afora.

Tornou-se raridade a hortaliça. Já que a planta é uma opção alimentar das mais ricas e saborosas. Enquanto os pais buscam suprir a carência de vitamina A na nutrição de jovens e crianças com suplementos e artifícios, a velha e boa taioba vai para o baú do esquecimento. Há uma verdadeira falta de educação alimentar baseada nos produtos nativos da nossa flora ou de espécies que chegaram aqui há séculos e que se aclimataram bem nas terras brasileiras.

Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

 Referências: Wikipédia // Slow Food Brasil // A Boa Terra

Correção: Queremos deixar claro que procuramos apresentar produtos saudáveis que podem fazer parte da nossa mesa e que não apresentamos detalhes técnicos e laboratoriais pois aí saímos da ideia do que o site quer!
Então vamos esclarecer um item sobre a Taioba que depois de muitas consultas dos detalhes da planta chegamos:   Em virtude da concentração de oxalato de cálcio encontrado, comer crua, pode provocar inflamação e coceira nas mucosas, causando sensação de sufocamento pelo fechamento da garganta.
Com o aquecimento podem ser eliminados esses efeitos. A folha da taioba comestível é inteira verde, folha e talo (como na foto). Folhas de plantas semelhantes com talo roxo, portanto, não devem ser ingeridas.

Nosso site Guia Saudável indica várias formas de obtenção do que precisamos para uma vida saudável, é só nos acompanhar inscrevendo nas nossas matérias sobre Alimentação Saudável, Bem-Estar e Qualidade de Vida!

45 Respostas para Taioba e seus Benefícios

  1. Olá! Edu passei no Guiasaudavel e parei porque uma de suas postagens que me chamou atenção. Sobre a Taioba a qual aprecio bastante. E aproveitando para lhe parabenizar pela estrutura e beleza do seu Site. Desejo-lhe Sucesso.

    • guiasaudavel disse:

      É sempre uma alegria ser reconhecido pelo feito. Obrigado e se quiser inscreva para receber mais informações seguindo a linha!

  2. Francisco disse:

    Olá. Tenho ima dúvida, se a taioba pode ser consumida crua. Você afirma que sim, e em outro site eu li que crua é tóxica devido a ráfides de oxalato de cálcio. Prefiro sempre consumir os vegetais crus, para manter a integridade dos nutrientes

    • guiasaudavel disse:

      Nem todos os tipos de taioba são comestíveis. “Algumas opções silvestres, também conhecidas como ‘bravas’, possuem uma quantidade tão alta de cristais de oxalato de cálcio que nem ao cozinhá-las é possível exterminar toda a substância”. Como diferenciar, então, a taioba comestível da que é perigosa para o consumo? “O primeiro passo é ficar atento à coloração; as taiobas bravas, em geral, apresentam folhas verde-escuras, além de um ponto arroxeado na inserção da haste de sustentação da folha”. Mas como há grandes variedades de espécies, pode haver exceções nessas características, assim, o modo mais seguro é “sempre perguntar sobre a procedência da taioba antes de comprá-la ou colhê-la”. Olho vivo, então!
      http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2011/08/taioba-um-coracao-verde.html

      • Actus Nobilis disse:

        Nada a ver o que tu escreveste aqui sobre a taioba ser nociva, ou seja, algumas delas? Eu conheço essas verduras e sempre as comi e como, não faz mal algum ao nosso organismo! Nem mesmo aquelas de folhas mais verdes escuras são as melhores ricas em vitaminas e mais saborosas!

        • guiasaudavel disse:

          São somente informações colhidas em vários segmentos sobre esse vegetal. Por isso nossos artigos tem uma informação mais resumida para um conhecimento dos usuários mas nada impede do Sr. consultar outros artigos. Mas com certeza tem tudo a ver sim, obrigado!

    • Neide disse:

      estou fazendo curso de nutrição, e foi proposto um trabalho com alguns ingredientes não convencionais… pesquisando, o pessoal do EMBRAPA, aos quais tive contato recentemente, referente a Taioba e a Mandioca, afirmam que, para as taiobas com alto teor de oxalato de calcio, o melhor é não consumir, pq fora o componente em si, tem a questão biológica e fisiologica do individuo em si….por ex: se vc for alergico ao espinafre, provavelmente será alergico a taioba, e de maneira nenhuma, consumir sem uma previa cocção (ferver/ escaldar) e depois fazer o prato desejado, essa informação veio tbm do exercito, pois eles a consomem no teste de sobrevivencia na selva…pelo sim e pelo não, todo cuidado é pouco.

      • guiasaudavel disse:

        Pelas informações diversas e divergentes chegamos a conclusão de alguns especialistas que a Taioba tem que ser consumida com uma previa cocção (ferver/ escaldar) para depois fazer o prato desejado como diz a amiga Neide. Obrigado pela informação!

  3. Lidia Silveira Ferreira Mazzoni disse:

    taioba é tudo de bom, é pena que o brasileiro não sabe comer. Um bolinho de taioba é delicioso.

  4. isabel lucia banuls hernandez disse:

    eu aprendi comer taioba com minha sogra e gostei por isso queria saber pra que serve e seus nutriente

  5. Neusa disse:

    Onde consigo mudas de taioba, moro no oeste do Estado do Paraná?

  6. juliano de souza disse:

    taioba e tudo de bom,e ao diferenciar da brava, não tem segredo a comestível ao bater o olho vc ja sabe,mas para os leigos é bom pesquisar um pouco,eu encontro bastante em Ubatuba adoro e tenho plantadas em vasos em casa também

  7. rosa disse:

    eu adoro taioba …..nã consigo comer cru…

  8. Nadia disse:

    Por favor, taí oba é o mesmo que a folha foi inhame? Bgda

  9. M Angela Weiss disse:

    Taioba é, junto com SERRALHA a comida das gestantes que querem um filho forte, mas JAMAIS a coma crua! Revisem essa informação.

  10. Reneis Silva disse:

    A folha do inhame é parecidíssima com a taioba.Para quem não é familiarizado pode até achar que são iguais.A taioba tem a folha digamos,mais gordinha e macia,aparenta até mais úmida que a folha do inhame.
    Desde que deixei Minas Gerais não comi mais taioba, mas nunca esqueci.Até que,há um ms,em uma chácara do locador da minha casa,oh! maravilha! Lá estava ela a me sorrir…
    Ganhei por três: minha esposa e meu filho adoraram.TAIOBA É TUDO DE BOM!
    Nunca ingeri crua, sempre refogada como se faz com a couve ou o repolho! Só que ela é mais mineira,mais caipira e mais saborosa! E o site deu as informações nutricionais…tudo de muito melhor agora!
    Obrigado!

    • guiasaudavel disse:

      Reineis
      É por isso que a Taioba está aqui no site, pela sua importância!
      Descobri a taioba na casa de um amigo que nem mineiro é mas conhecia, ganhei uma muda e plantei num cantinho e vou dizer uma coisa: hoje como pelo menos de 15 em 15 dias. Nunca vi crescer do jeito que cresce!!
      Só faço refogado, não dei conta de comer crú. Use e abuse da Taioba!!
      Eduardo-Diretor Geral

  11. Julie disse:

    Eu tenho taioba plantada em casa. Faço uso com frequência. Nem todas as pessoas sabem o q é. Acham q é uma planta p enfeitar.

  12. Gilberto disse:

    Lembro quando era criança na casa de meus avós maternos. Nunca comi, mas sempre ouço comentários. Plantei uma planta vou experimentar.
    Gilberto

  13. sandra disse:

    Achei muitos pés de taioba na mata ao lado da casa de minha filha, cara, que achado. Ela é daquelas super suaves, deliciosas!

  14. Diomar Santos disse:

    Tenho uma pequena chácara no Sul da Minas. Por acaso começou a brotar vários pés de taioba. Está virando uma floresta. Comecei a consumir e está sendo ótimo para minha saúde. Lendo sobre os benefícios, fiquei ainda mais motivado pelo seu consumo. Está perdendo taioba lá em casa…..

    • Diomar, parabéns, coma bastante, mas procura um jeito para comercializar, não deixe perder, as folhas crescem vai cortando uns 20 centímetros de talo, que em seguida brota mais folhas, boas vendas!.

  15. M Angela Weiss disse:

    Tenho em casa em uma area umida e sombreada. Comemos duas vezes por semana. Substitui o espinafre. Comemos cozido porque tem oxalato de cálcio. Vale a pena ter em casa! Serrlha, língua de vaca, tranchagem, caruru! Vivam nossas PANC!

  16. Márcia disse:

    Amo Taioba,e aqui em JiParaná/RO tem muito em todas as feiras

  17. Thais disse:

    vc fala q pode ser consumida crua mas eu axo q nao é recomendavel nao. sempre ouvi falar que é toxica

    • guiasaudavel disse:

      é, realmente eu também “ACHO” e por isso tiramos do texto.
      Quando você THAIS quiser algo com melhores esclarecimentos, procure colocar um e-mail que funcione de verdade para podermos nos comunicarmos, ok??

  18. Eu adoro taioba refogada amo

  19. guiasaudavel disse:

    Os comentários aqui são praticamente todos aprovados pois estamos buscando melhorias na nossa saúde alimentar mas, comentário só destrutivo não serão postados.
    Outra coisa é usar e-mails falsos que não permitem o direito de resposta mesmo entre as partes!
    O site Guia Saudável após estudos e alguns comentários frutíferos, fez alterações no seu texto com relação a Taioba.

  20. M Angela Weiss disse:

    Eu como tanto as folhas como os talos limpos (sem as cascas), mas cozinho bem para tirar o oxalato, que é venenosos. Comer talos refogados e folhas refogadas, é OK, se tiver sido cozido para extrarir o veneno. De resto, tudo de bom dessa maravilha PANC!

  21. Marina disse:

    Olá eu boto ela cria no. Meu suco Verde de manhã…. esta certo mesmo? Não teve sensação de fechamento na garganta não.. obrigada.

  22. Euzeny Ribeiro Da Silva disse:

    Gostaria de saber se pode secar
    as folhas da taioba. moro numa regiao que è deficil de encontra-la. Desde já agradeço .

    • guiasaudavel disse:

      Desconhecemos esse principio, cadastre-se ao lado e você receberá o livro “Plantas que curam” ou consulte a internet

  23. Selma disse:

    Olá!
    Parabéns pelo site!

    Entrei aqui por causa de uma pesquisa sobre Taioba.
    Conheci essa verdura em terras grapiúnas, na minha infância. Um Tio cultivava no seu quintal e, de quando em quando, cedia uns maços para a minha Mãe que a preparava com quiabo, leite de coco etc.
    Ela fazia um guisado na linha do caruru.

    Após muitos anos sem contato com essa verdura, consegui encontrá-la em feiras e supermercados de Porto Seguro.
    Fiquei curiosa com a presença dessa verdura por aqui e resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. Graças a vocês, levantei uma hipótese – deve ser pela presença dos muitos mineiros que aqui residem.

    Hipótese à parte, certo é que, fiquei mais contente ainda ao descobrir, por vocês, o valor nutricional dessa verdura.
    A partir de agora vou vê-la não só como um suporte mnemônico da minha infância, mas como um alimento a ser incorporado à minha dieta.

  24. Meu nome é,MANOEL ALVES PINHEIRO,atualmente sou portador de insuficiêcia Renal,Crônica, meus niveis de Potássio, e Calcio estão na média,e ,também, gostaria de saber, no meu caso se a TAIOBA, é contra indicada,para quem está com o nivel médio do potássio , acima do normal..Tenho a mesma em minha horta, como a couve.Pois recentemente , soube que a couve, no meu caso, não me é,indicada!,imagino que a TAIOBA,tem as mesmas caracteríscas.
    Desde já agradeço antecipadamente,
    sem mais,

    Atenciosamente,

    • guiasaudavel disse:

      Olá Manoel,
      Como dizemos no “Quem Somos” nossos assuntos são voltados a questões de saúde, bem-estar e qualidade de vida para auxiliá-lo a lidar melhor com essas questões através de informações mais diretas. Acreditamos que tenha que procurar um especialista no assunto e explanar suas dúvidas, ok?
      Obrigado por acompanhar nosso site!!!

  25. Rosangela disse:

    Gostei te ler sobre os benefícios da taioba. É um elemento muito saboroso

  26. Helena Nasci disse:

    Comi hoje pela primeira vez.
    Gostei muito, fiz com carne moída, angú mole e uma pimentinha. Delícia!
    Resolvi pesquisar sobre as vitaminas da Taioba, e adorei!
    Obrigada pelas informações.
    Helena Nasci

  27. ELIAS J. AVELAR disse:

    Plantei várias mudas de taioba junto a uns pés de bananeiras da índia e ambos se deram bem com o solo e o clima que é linda a formosura dessas plantas. Eu como além das folhas as raízes também, é uma delícia…

    • guiasaudavel disse:

      Bom, não? Aproveite a taioba e também assine nosso Guia para estar recebendo novos artigos saudáveis!

Deixe seu comentário