Tomate e seus Benefícios

O tomate é um vegetal muito popular. Ele é saboroso, versátil, acessível e fornece uma variedade de benefícios à saúde. Os tomates são destacados de uma variedade de receitas e pode ser usado num certo número de maneiras diferentes.

O tomate é de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra o câncer. Leia O Poder dos Antioxidades.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser encontrada também em menores quantidades, na melancia, goiaba, morango e mamão. Quanto mais vermelho for o tomate, mas rico em antioxidante ele será. Por ser um carotenoide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar a preparação mais saudável acrescente um fio de azeite extra virgem processado a frio.tomate

Quando aquecido o efeito é bem melhor, pois o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fito químico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

É importante falar que o processo de industrialização do tomate, para elaboração de molhos prontos, Ketchup e outros, não destrói o licopeno, mas escolha sempre os que tem menos teores de caloria e sódio.

Além de todos esses benefícios do licopeno, os tomates também são fonte de vitamina C e de Potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Rico em vitamina A onde tem ação antioxidante responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. A vitamina C ela promove hidroxilação do colágeno, proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de ser ótimo oxidante.

Sódio e o magnésio que ajudam em algumas funções do organismo, como a contração muscular.

Cálcio que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.

Vitamina B9 para a função metabólicas.

Potássio que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.

Como em qualquer alimento, antes de comprarmos temos que verificar a qualidade do fruto. Uma fruta que pode ser utilizado em diversos pratos e está presente nas feiras o ano todo. Outro fator que as pessoas devem ficar atentas é com a lavagem para tirar resíduos de agrotóxico, utilizado na plantação deste alimento.

Suco de tomate – Benefício para a sua saúdetomate

Uma das outras opções mais populares para consumir tomates é em suco. Rico, saboroso e cheio de benefícios para a saúde.

Saúde – O licopeno em suco de tomate reduz o risco de uma pessoa ter câncer de próstata. A fibra e teor de água no tomate também ajudam a manter a saúde do cólon. Os tomates são considerados por muitos como o único e melhor complemento para sua dieta para proteger a saúde da próstata.

Digestão – Suco de tomate melhora o seu sistema digestivo. Tem sido conhecido por prevenir a prisão de ventre, especialmente quando misturado com sumo de espinafre.

O sumo de tomate também é um antisséptico natural e pode evitar a diarreia e infecções comuns. Alguns também acham que é eficaz para evitar rins e pedras na vesícula.

Diminuir o colesterol – Nenhuma surpresa, com todos os benefícios do suco de tomate cru, também ajuda a diminuir níveis elevados do colesterol.

Ele contém uma grande quantidade de fibras, o que rompe o colesterol LDL no corpo. Tomates também contem niacina, que também tem um efeito positivo sobre os níveis de colesterol elevados.

Saúde Pâncreas – Estudos têm demonstrado que os homens que consomem grandes quantidades de licopeno, tiveram uma redução no risco de cancro no pâncreas. Há também evidências de que os carotenoides e betacaroteno, ambos encontrados no tomate, reduzir ainda mais o risco de doenças do pâncreas.

Aumentar a ingestão de antioxidantes é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde.

Fontes – Tomate Faz Bem ;  O Tomate

No Guia Saudável  encontraremos muitas outras informações a respeito de outros artigos relacionados a saúde e bem-estar. Cadastre-se e receba novas dicas, diretamente no seu e-mail. 

Deixe seu comentário