Importância dos Vegetais

É sabido de muitas pessoas que os vegetais fornecem diversos benefícios à sua saúde. E quem come mais frutas e legumes, como parte de uma dieta saudável, são susceptíveis de ter um risco reduzido de algumas doenças crônicas. Legumes fornecem nutrientes vitais para a saúde e manutenção do seu corpo.

Pela sua importância os vegetais devem ser consumidos na nossa alimentação, diariamente. Com eles podemos ter tudo o que o organismo precisa para se nutrir: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.

Importância dos Vegetais para a saúde

– Consumir uma dieta rica em legumes, verduras e frutas, como parte de uma dieta saudável pode reduzir o risco de doença cardíaca, incluindo ataque cardíaco e derrame.

– Já como parte de uma dieta saudável e rica com frutas e legumes pode proteger contra certos tipos de câncer.

– As dietas ricas em alimentos contendo fibra tais como algumas frutas e verduras, podem reduzir o risco de doença cardíaca, a obesidade, e diabetes do tipo 2.

– Consumir frutas e legumes ricos em potássio, como parte de uma dieta saudável pode reduzir a pressão arterial, e também pode reduzir o risco de desenvolver pedras nos rins e ajudar a diminuir enfraquecimento ósseo.

– Consumir alimentos como legumes, que são mais baixos em calorias por copo, em vez de algum outro alimento mais calórico pode ser útil para ajudar a menor ingestão de calorias.

Observem o Guia da Pirâmide Alimentar que agora tem orientações mais específicas, separa frutas dos vegetais, e recomenda maiores porções diárias de cada. De acordo com a pirâmide, uma dieta de 1.600 calorias diárias deve conter pelo menos três porções de vegetais e duas porções de frutas. Uma dieta de 2.800 calorias diárias deve ter pelo menos 5 porções de vegetais e quatro de frutas.

A pele e o cabelo agradecem por uma alimentação rica em vegetais como: verduras, legumes, grãos, sementes e frutas, ainda mais se forem crus. (leia também: “Dispense os cosméticos” em Guia Saudável)

Importância dos Vegetais

Nutrientes

 A maioria dos vegetais são naturalmente pobre em gordura e calorias. Nenhum tem colesterol. (Molhos ou temperos têm gordura, calorias, ou colesterol).

Os vegetais são importantes fontes de muitos nutrientes, incluindo potássio, fibras, folheto (ácido fólico), vitamina A e vitamina C.

Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter a pressão arterial saudável. As fontes vegetais de potássio incluem batata doce, batatas brancas, feijão branco, produtos de tomate (pasta, molho e suco), folhas de beterraba, soja, feijão, espinafre, lentilhas e feijão.

A fibra dietética a partir de vegetais, como parte de uma dieta saudável, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e pode reduzir o risco de doença cardíaca. A fibra é importante para o bom funcionamento do intestino. Ela ajuda a reduzir a constipação e diverticulose. Alimentos que contêm fibras, como vegetais ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade com menos calorias.

O folato (ou ácido fólico ou vitamina do complexo B), mais encontrados nos cogumelos e tomate e em seus derivados, ajuda os glóbulos vermelhos do corpo. Mulheres em idade fértil que podem engravidar devem consumir ácido fólico suficiente de alimentos, e para além de 400mg de ácido fólico sintético a partir de alimentos fortificados ou suplementos. Isto reduz o risco de defeitos do tubo neural, espinha bífida e anencefalia durante o desenvolvimento fetal. Alguns cientistas apontam que existem mais folato nos vegetais orgânicos do que com agrotóxicos, por alterar algumas substâncias da planta e que acabam sendo menos nutritivas.

A vitamina A mantém os olhos e pele saudável e ajuda a proteger contra infecções.

A vitamina C ajuda a curar cortes e feridas e mantém dentes e gengivas saudáveis. A vitamina C ajuda na absorção de ferro.

(Fonte: “Porque é importante comer Frutas”

Ao escolher legumes, lembre-se que, em geral, vegetais coloridos são mais elevados em nutrientes do que as escolhas menos vivas. Por exemplo, o espinafre contém muitos mais vitaminas e antioxidantes do que alface. Se fossemos apresentar todas as fontes de nutrientes que os vegetais tem ficaríamos horas a ler sobre o assunto.

Por fim, devemos consumir o mínimo de porções recomendadas por dia, estaremos a caminho de uma melhor saúde agora e para o resto da nossa vida! Outros assuntos voltados aos vegetais ainda vamos tratar no Guia Saudável, inscreva em nosso site para receber os lançamentos!

Se você tiver dúvidas ou preocupações em relação a sua dieta ou como incrementar vegetais com outros alimentos saudáveis, consulte um nutricionista para mais recomendações.

Deixe seu comentário